Algumas pessoas alegam, com base em Efésios 4:5 (“há um só
Senhor, uma só fé, um só batismo”), que o batismo por imersão só pode
ser ministrado uma única vez a cada indivíduo. Essa teoria acaba
distorcendo não apenas o sentido básico do texto bíblico, mas, também, o
significado do rito batismal e o ensino de outros textos inspirados que
abordam a questão do rebatismo. Efésios 4:1-6 fala a respeito da
unidade que deveria existir entre todos aqueles que ingressaram na
comunidade dos crentes através do mesmo rito batismal. Andrew T. Lincoln
esclarece que “o ‘um só batismo’ é o batismo nas águas, o rito público
de confissão da única fé no único Senhor. O batismo é único, não por ter
uma única forma ou por ser ministrado uma única vez, mas por ser a
iniciação em Cristo, no único corpo”. Como todos os crentes se tornaram
membros do corpo de Cristo através do batismo, esse rito é um “fator
unificador” da igreja (Word Biblical Commentary, vol. 42, pág. 240).
Biblicamente, o batismo não é um sacramento que concede méritos à
salvação, e sim um símbolo visível de uma nova aliança salvífica entre
Deus e o pecador regenerado pela graça divina. Através desse ato
público, a pessoa se compromete a deixar de servir o pecado, passando a
viver “em novidade de vida” (Romanos 6:1-7). A nova vida em Cristo
implica na aceitação de Cristo como Salvador e Senhor, bem como na
vivência prática de Sua vontade revelada nas Escrituras.
O ideal é que o batismo seja ministrado uma única vez aos novos conversos, no início da vida cristã. Mas o Manual da Igreja (rev. 2000), págs. 42 e 43, menciona duas circunstâncias nas quais é aconselhável que a pessoa seja rebatizada.
Uma delas diz respeito aos conversos provenientes de outras
comunidades cristãs nas quais já foram batizados por imersão. Mesmo
nunca tendo rompido seu relacionamento com Cristo, essas pessoas podem
selar publicamente, por um novo batismo, sua aceitação de uma nova
plataforma doutrinária, mais ampla e mais comprometida com o conteúdo
geral das Escrituras (ver Mateus 4:4; 28:19 e 20; João 16:13).
Que a aceitação de novos componentes doutrinários fundamentais pode
justificar o rebatismo de um cristão é evidente nas experiências tanto
de um grupo de crentes em Éfeso como de Ellen G. White. Somos informados
em Atos 19:1-7 que, em Éfeso, o apóstolo Paulo encontrou “uns
doze” discípulos já batizados por João Batista no “batismo de
arrependimento” que nem ao menos haviam ouvido falar “que existe o
Espírito Santo”. Após compreenderem essa verdade, eles foram rebatizados
“em o nome do Senhor Jesus”. No caso de Ellen G. White, ela já havia
sido batizada por imersão em Portland, Maine, em 1842, sendo ainda metodista.
Mas, após compreender a verdade do sábado em 1846, pediu que o seu
próprio esposo, Pastor Tiago White, a rebatizasse (Arthur L. White, Ellen G. White, vol. 1 – “The Early Years”, págs. 121 e 122). Tiago White, em seu livro Life Incidents,
pág. 273, declara que ela foi tomada em visão após essa experiência.
“Ao ser batizada por mim, em um período inicial de sua experiência,
quando eu a levantei das águas, ela foi imediatamente tomada em visão”.
Outra circunstância mencionada no Manual da Igreja, na qual é
aconselhável que a pessoa seja rebatizada diz respeito a pessoas que já
foram adventistas e apostataram da fé. Quando o crente rompe sua aliança
com Cristo e volta a uma vida de pecado, ele se torna passível de ter
seu nome eliminado do rol de membros da igreja. O seu reingresso na
comunidade dos crentes deve ser assinalado por um novo testemunho
público de uma mudança de vida, selado pelo rebatismo.
As principais declarações de Ellen G. White sobre a prática do rebatismo aparecem em seu livro Evangelismo,
págs. 372-375. Analisando-se essas declarações, pode-se concluir, em
primeiro lugar, que adventistas apostatados que se convertem e desejam
voltar à comunhão da igreja devem submeter-se ao rebatismo; e, em
segundo lugar, que crentes já batizados por imersão em outras
denominações seriam aceitos na comunhão da igreja idealmente pelo
rebatismo, mas sem jamais coagi-los a se submeterem a esse rito, caso
não sintam genuína necessidade dele. Portanto, Efésios 4:1-6
ratifica a unidade da fé ao mencionar que todos os crentes se tornaram
parte do corpo de Cristo através do mesmo rito público (o batismo) de
confissão da única fé no único Senhor. Mas essa realidade não desaprova o
rebatismo daqueles que assumem uma nova aliança com Cristo e com Sua
Palavra.
Alberto Timm, “Revista do Ancião”, outubro–dezembro de 2004.
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