quarta-feira, 30 de junho de 2010

Vídeos da Série: De Olho nas Origens

O Milagre da Abelha
Para assistir clique AQUI
Revelado o milagre das abelhas, e descoberto o seu segredo! Observação de fatos incríveis – construção dos favos geometricamente perfeitos, localização das fontes de néctar, comunicação transmitindo com precisão o posicionamento das fontes. Vida social com distribuição das tarefas da colméia, mostrando um planejamento perfeito.

A Aranha: Um Engenheiro Projetista
Para assistir clique AQUI
Construção da teia pelas aranhas, utilizando fios de altíssima resistência (maior do que a do aço) produzidos por suas glândulas especiais. Além da maravilhosa técnica construtiva, mecanismos de caça específicos como os utilizados pela aranha-boleadeira e aranha-de-
lçapão, evidenciando complexidade irredutível.
Arquitetura na Natureza
Para assistir clique AQUI
Em todos os seres ao nosso redor encontram-se evidências inequívocas de um Criador amante do belo, cujas obras têm inspirado os mais renomados artistas.
A Migração das Borboletas
Para assistir clique AQUI
Frágeis borboletas Monarca deslocando-se em bandos por milhares de quilômetros fugindo do inverno e abrigando-se em regiões mais quentes. Gerações novas voltando às mesmas regiões de origem de seus progenitores – instinto, acaso ou planejamento?
A Criação do Camelo
Para assistir clique AQUI
Um veículo sem dúvidas projetado com alta tecnologia para suportar as agruras do ambiente desértico, com isolamento térmico apropriado, proteção ocular, capacidade de armazenamento de água, e outros impressionantes detalhes.
O Castor
Para assistir clique AQUI
Engenheiros construtores de seus ninhos em represas também construídas por eles mesmos com impressionante técnica. Corte e transporte de galhos de árvores, por terra e pelo rio, com persistência, para a construção de impressionantes barragens côncavas. Como explicar essas extraordinárias façanhas?
Os Cupins

Para assistir clique AQUI
Insetos sociais, cegos, mas extraordinários construtores de seus abrigos, protegidos do sol e das intempéries, com sistemas de ventilação, ninhos, berçário e câmara real. Evidências de planejamento nas atividades dos cupins.
Os Insetos
Para assistir clique AQUI
Diversos Insetos – O besouro Bombardeiro. O Besouro Tartaruga. Frágeis criaturas diversas que sabem viver defendendo-se de predadores. Uns, fingindo-se de mortos, outros enfrentando os inimigos com astúcia, e outros ainda expelindo um jato de substância ácida para afugentar os predadores. Como explicar a origem da usina química necessária para a produção desse jato?
A Libélula: Máquina de Voar Perfeita

Para assistir clique AQUI
A mais perfeita máquina voadora. Movimento que só o helicóptero, inspirado nesse frágil inseto, consegue reproduzir. Olhos compostos extraordinários, controle de vôo preciso. Inspiração para os projetistas do helicóptero Sikorsky.
A Fantástica Viagem do Salmão
Para assistir clique AQUI
Dos criadouros em represas de água doce, ao mar aberto, retornando ao criadouro vencendo os maiores obstáculos, e guiados por um mecanismo de orientação desconhecido, os salmões deslumbram-nos pela sua capacidade de reconhecer sua trajetória voltando ao mesmo criadouro após uma viagem de milhares de quilômetros.
O Pássaro Tecelão

Para assistir clique AQUI
Espetáculo impressionante de mais um arquiteto da natureza construindo seu ninho com capim e fibras trançadas com perfeição, obedecendo a planejamento e propósito.
A Vespa de Papel

Para assistir clique AQUI
Outra arquiteta da natureza que constrói seus ninhos com perfeição, põe ovos nos opérculos com ração para seus filhotes. A maravilha da construção dos seus potes com material de construção cuidadosamente elaborado por elas, e com técnica admirável.

terça-feira, 29 de junho de 2010

A Blasfêmia Contra O Espírito Santo

A questão da “blasfêmia contra o Espírito” no Novo Testamento é mencionada em ( Mateus 12:15-32;Marcos 3:20-30). O termo blasfêmia pode ser geralmente definido como “irreverência desafiante”. Aplicaríamos o termo a pecados como amaldiçoar a Deus, ou, propositadamente, degradar coisas relativas a Deus. Também o é atribuir mal a Deus, ou negar atribuir-lhe algum bem devido. Este caso de blasfêmia, entretanto, é específico, chamado de “A Blasfêmia contra o Espírito Santo” em Mateus 12:31. Em Mateus 12:31-32, os Fariseus, tendo testemunhado provas irrefutáveis que Jesus fazia milagres no poder do Espírito Santo, afirmaram que, ao contrário, o Senhor estava possuído pelo demônio “Belzebu” (Mateus 12:24). . Há outras maneiras de blasfemar contra o Espírito Santo, mas esta foi “A” blasfêmia imperdoável. Note que em Marcos 3:30 Jesus é muito específico a respeito do que exatamente eles fizeram para cometer a “blasfêmia contra o Espírito Santo”.
No relacionamento do crente com o Espírito Santo, há um ponto que não é muito trabalhado, pouco atraente, nem um pouco contagiante e escassamente emocionante - A Blasfêmia contra o Espírito Santo.
O pecado imperdoável é conhecido também como "pecado para morte". Acredita-se que Hebreus 6.4-10; 10.26,27 e 1João 5.16 referem-se a esse tipo de pecado. "Se alguém vir a seu irmão cometer pecado não para a morte, pedirá, e Deus lhe dará vida, aos que não pecam para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que rogue."
Analisando O Texto
1. Blasfêmia (Mt 12:31) - no grego, esta palavra significa dizer "coisas abusivas" e é usada para indicar esse tipo de declaração contra os homens (Ap 2:9); contra o Diabo (Jd 9) e contra Deus (Gl 6:7).
2. Palavra contra o filho do homem (Mt 12:32) - o perigo maior não era a blasfêmia contra o nome de Cristo, pois tal pecado embora sério, pode ser perdoado.
3. Blasfemar contra o Espírito Santo (Mc 3:29) - O texto indica que aqueles homens deveriam ter reconhecido o fato de que as obras operadas por Jesus, eram realizadas pelo Espírito Santo; mas, em seu ódio, consciente ou inconsciente preferiram atribuía-las a Satanás, resultando em um processo de rebeldia contra Deus.
4. Não tem perdão para sempre (Mc 3:29) - Fica claro esta expressão indicando a impossibilidade do perdão tanto nesta vida, como a vida depois da morte.
O Que É A Blasfêmia Contra O Espírito Santo?
Há muita confusão sobre o que é na verdade a blasfêmia contra o Espírito Santo. Isto se deve ao fato das diversas correntes de interpretação do assunto.
Uns dizem que a blasfêmia contra o Espírito santo é o cair da graça, ou seja, perder a salvação (teologia pentecostal).
Na história da Igreja Primitiva, muitos estudiosos emitiram seus pareceres neste assunto:
Irineu - era a rejeição do evangelho;
Atanásio - era a negação da divindade de Cristo, a qual foi evidenciada ao homem pela concepção do Espírito Santo;
Orígenes - era toda a quebra da lei após o batismo.
Agostinho - era a dureza do coração humano rejeitando a obra de Cristo.
Burge - era atribuir as coisas boas de Deus a um ato de Satanás;
Davis - atribuir os milagres de Cristo a influência de Satanás.
Nos textos bases, o Senhor Jesus está dizendo a seus antagonistas que atribuir a Satanás tudo que tem sido operado pelo poder do Espírito Santo, é demonstrar uma visão moral tão distorcida que já não existe mais nenhuma esperança de recuperação.
Os milagres eram claras demonstrações de que o Reino de Deus (o poder e a soberania) estavam atuantes no mundo (Mt 12:28). A negação deste fato não tinha origem na ignorância, mas na recusa voluntária em crer.
"Portanto a descrença é imperdoável. O único pecado que Deus não pode perdoar é a recusa do perdão. Então, o pecado imperdoável é o estado de insensibilidade moral causada pela contínua recusa em crer no poder de Deus" (Robert H. Mounce, Novo Comentário Bíblico Contemporâneo, pag. 129).
Quando Acontece A Blasfêmia Contra O Espírito Santo?
O que torna diferente dos outros o "pecado imperdoável" é a sua relação com o Espírito Santo.
A obra do Espírito Santo é:
1. Iluminar a mente dos pecadores, Ef 1:17-18;
2. Revelar e ensinar o evangelho, Jo 14:26;
3. Persuadir as almas a arrepender-se e a crer na verdade, At 7:51.
4. Abre a mente de modo que a Palavra de Deus possa ser entendida.
(Mais sobre o Espírito Santo ver A SÉRIE DESVENDANDO A TRINDADE DIVINA -DEUS ESPÍRITO SANTO neste blog)
Conforme as Escrituras há três estágios progressivos para se chegar ao estado de não haver mais perdão.
1º) Entristecer o Espírito Santo (Efés. 4:30), pela continuação de uma vida que impeça a Sua operação.(ver Hb 6:4-6 e Hb 10:26-27)
2º) Resistir ao Espírito Santo como fizeram os judeus (Atos 7:51).
3º) Suprimindo o Espírito (I Tes. 5:19) até que a alma perde a sensibilidade (Efés. 4:19) e o Espírito se afasta.
Deus pode fazer com que não sintamos mais a presença do Espírito Santo. Podemos ver isto no Salmo 51, onde Davi diz: "Não retires de mim o teu Santo Espírito" (v. 11). Mas não se esqueça que o Espírito Santo selou todos os crentes para o dia da redenção, isto é, a redenção dos nossos corpos (Efés. 1:13, 4:30; Rom. 8:23). Você e eu podemos escorregar, mas isto é bem diferente de cair da graça ou perder o Espírito Santo totalmente.
Se o Espírito Se retirasse de um crente selado por Ele, não estaria negando todo o plano da salvação? Mas quando nós O entristecemos, Ele retira de nós a alegria e o poder até que renunciemos e confessemos o pecado. Mesmo parecendo contentes externamente, no interior nos sentimos infelizes, porque não estamos em comunhão com o Espírito. Não que o Espírito nos tenha abandonado, mas porque Ele nos faz sentir assim até que voltemos a Cristo humildes, contritos, prontos para confessar. O Salmo 32 – muitos acham que ele foi escrito por Davi depois de pecar com Bate-Seba – é um ótimo exemplo disto: "Enquanto não confessei os meus pecados, eu chorava o dia todo, até cansar. De dia e de noite me castigaste, ó Deus, e as minhas forças se acabaram como sereno que seca no calor do verão. Então eu te confessei os meus pecados, e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste as minhas faltas. . .. Todos vocês que são corretos alegrem-se e fiquem contentes pelo que Deus tem feito! Cantem de alegria todos vocês que são honestos de coração!" (Sal. 32:3-5, 11)
Louis Berkhof afirma que: "O homem de forma voluntária, maliciosa e intencionalmente atribui o que com clareza se reconhece como obra de Deus à influencia e operação de Satanás" (Louis Berkhof, Teologia Sistemática, pag. 255).
A Blasfêmia Contra O Espírito Santo Resulta Em Condenação Eterna
O texto que nos serve de base faz alusão aos resultados imediatos e vindouros de tal pecado. Tal pecado, disse Jesus, nunca seria perdoado, nem neste mundo nem no porvir. Quem o comete é réu de pecado eterno (Mc 3:29; Mt 12:22-32).
Este pecado leva o homem a estado incorrigível de embotamento moral e espiritual, porque pecou voluntariamente contra a sua própria consciência.
Na linguagem de João, este pecado é para a morte, ou seja, separação final da alma e Deus (I Jo 5:16), que é segunda morte, reservada para aqueles cujos nomes não estão inscritos "no livro da vida" (Ap 20:15; 21:8).
Para concluir este estudo é necessário algumas informações que trará tranqüilidade.
Freqüentemente pessoas sinceras expressam o temor de haverem cometido o pecado imperdoável. Lembramos que:
1. Enquanto alguém crê de todo o coração que Jesus é filho de Deus e o salvador do mundo(Jo 3:16), enquanto anela a salvação, pode estar certo de que não cometeu o pecado imperdoável.
2. "Qualquer que esteja preocupado com sua rejeição de Cristo, obviamente não cometeu este "pecado imperdoável". Porque este pecado elimina uma consciência preocupada com qualquer tipo de pecado" (Bíblia de Estudo Scofield, pag. 964).
3. Uma pessoa que quer se arrepender, isto é, quer se desfazer dos seus pecados que tenha cometido, não sofreu o endurecimento e não cometeu o profundo ato que Deus determinou que não será perdoado.
Qualquer pessoa que nasceu de novo não cometerá esse pecado, porque o Espírito Santo que vive nele é Deus, e Deus não está dividido contra si mesmo: "Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus." I João 3:9.
Eu estou convencido que, uma vez batizados no corpo de Cristo, tendo o Espírito Santo em nós, nunca mais seremos abandonados por Ele. Estamos selados para sempre.
Por um lado o Espírito Santo que mora em nós nos guarda para Deus. Isto Ele faz através do sangue de Cristo, em que nós confiamos e sabemos que fomos redimidos. Por outro lado Ele nos concede alegria contínua por sabermos que somos de Deus; esta alegria só cessa quando alguma obra da carne entristece Aquele que nos selou. "Ele anseia por nós com ciúme" (Tiago 4:5).
Apagar o Espírito
Blasfemar contra o Espírito é um pecado cometido por descrentes. Entristecer e apagar o Espírito são pecados cometidos por crentes. Veremos agora o que quer dizer apagar o Espírito.
Esta é a breve advertência de Paulo: "Não apagueis o Espírito" (I Tess. 5:19). A palavra entristecer dá a idéia de mágoa, de sofrimento. Tem a ver com a maneira com que nós ferimos o coração do Espírito em nossa vida particular. A palavra apagar significa "abafar, extinguir", e nos lembra do conceito bíblico de que o Espírito é um fogo. Quando nós apagamos o Espírito, nós extinguimos o fogo. Não quer dizer que O expulsamos, mas que abafamos o amor e o poder do Espírito enquanto Ele está tentando executar através de nós o propósito divino. Podemos apagá-Lo de diversas maneiras, mas a idéia de fogo sugere dois aspectos, à guisa de advertência.
Um fogo se apaga quando lhe tiramos o combustível. O fogo do Espírito fica bloqueado quando nós deixamos a alma adormecida, quando deixarmos de usar o que a graça põe à nossa disposição, quando deixamos de orar, falar de Cristo ou ler a Palavra de Deus. Estas coisas são veículos que Deus usa para nos dar o combustível para manter o fogo. O Espírito Santo quer que nós usemos estas coisas para mantê-Lo aceso em nossa vida.
A outra maneira de apagar um fogo é jogar água ou terra sobre ele, ou sufocá-lo com um cobertor. De maneira semelhante um pecado intencional apaga o Espírito. Quando nós criticamos, somos grosseiros, rebaixamos o trabalho dos outros com palavras impensadas ou depreciativas, estamos sufocando e apagando o fogo. Isto acontece muito em movimentos do Espírito novos ou diferentes – que talvez não use os métodos tradicionais de evangelização ou culto. Alguns cristãos, por exemplo, tentam bloquear o que Deus está fazendo de maneira diferente.
Eu quero ser bem claro neste pomo: nenhum cristão tem de pecar. Por outro lado, ele não foi redimido a ponto de ser incapaz de pecar. Eu creio que um cristão pode pecar, mas não tem de pecar. É possível manter o fogo aceso; é possível evitar entristecer o Espírito. Deus nunca teria exigido que nós rejeitemos as ações más se nós não pudéssemos deixar de fazê-las. Graças a Deus que não precisamos pecar, mesmo se podemos pecar!
Eu não sei quem pronunciou estas palavras pela primeira vez, mas elas têm sido uma ajuda para mim: "Não resista a Ele quando Ele entra; não O entristeça quando Ele está em você; não O apague quando Se manifesta. Abra-Lhe, pois Ele é o que entra; agrade-O pois Ele é o que mora em você; obedeça-Lhe quando Ele Se manifesta testemunhando de Cristo, seja através de você ou de outros."
Você já entristeceu ou apagou o Espírito em você, qualquer que seja o meio? Este assumo é sério, exige de nós todo o cuidado. Se este foi o caso, saiba que o momento de confessar isto a Deus é exatamente este; arrependa-se. E depois viva cada dia na plenitude do Espírito, sensível à Sua orientação e ao Seu poder em sua vida.

domingo, 27 de junho de 2010

O BIG BANG

O ilustre divulgador da teoria do Big Bang, Doutor Hawking afirma o seguinte sobre tal tese: “Se encontrarmos a resposta para isso teremos o triunfo definitivo da razão humana; porque, então, teremos atingido o conhecimento da mente de Deus”.[11] Ou seja, um dos mais brilhantes cientistas, defensor da idéia do Big Bang, teve a humildade de deixar o assunto em aberto, mas o jornalista concluiu o que nem os cientistas ainda concluíram – QUE O BIG BANG É FATO! As revistas, de modo geral, argumentam a favor e contra essa teoria, ainda não há um consenso.

O site www.ChristianAnswers.Net/portuguese relata alguns fatos interessantes a respeito do tema, vejam: Os Criacionistas sustentam que no princípio Deus falou e a Terra surgiu -- ele ordenou e os céus se firmaram "Pois ele falou, e tudo se fez; ele ordenou, e tudo passou a existir"(Sl. 33.9)! Todas as milhares de estrelas apareceram repentinamente e sobrenaturalmente no espaço. As Escrituras não indicam uma explosão, embora o universo deva ter experimentado uma entrada repentina, "explosiva" de energia ordenada. Talvez alguns dados astronômicos que pareçam apoiar a teoria do big bang, tais como radiações infravermelhas e residuais, precisem, pelo contrário, ser encarados como evidências de uma criação rápida. Uma primeira variação secular da teoria do big bang fazia referência a um big bang "inflacionário", sugerindo que o universo teria se desenvolvido e amadurecido muito rapidamente em seus primeiros instantes. Nessa teoria particular, a ciência secular parece ter tomado um passo na direção criacionista. Maiores progressos devem ser de interesse nessa área de teoria e pesquisa. O big bang como é entendido hoje é uma teoria inadequada. Há muitos problemas fundamentais que raramente são mencionados na literatura popular. Alguns dos "elos perdidos" na teoria são:
Origem Perdida: A teoria do big bang supõe uma concentração original de energia. De onde veio essa energia? "Levantai ao alto os vossos olhos e vede. Quem criou estas coisas? Foi aquele que faz sair o seu exército de estrelas, todas bem contadas , chamando a todas elas por nome; POR SER ELE GRANDE EM FORÇA E FORTE EM PODER , nem uma só vem a faltar".(Is 40:26) Os astrônomos algumas vezes falam de uma origem a partir de uma "flutuação mecânica quântica dentro de um vácuo". No entanto, na teoria do big bang, não existia nenhum vácuo antes da explosão. De fato, não há nenhuma teoria secular consistente para a origem, desde que cada idéia é baseada na preexistência de matéria ou energia.
Detonador Perdido:O que acendeu a grande explosão?(Jó 37:5; Sal 38:13;Sal 33:9) A concentração de massa proposta nessa teoria iria permanecer unida para sempre como um buraco negro universal. A gravidade iria impedi-la de se expandir ao redor.
Formação dos Astros Perdida: Nenhum modo natural foi encontrado para explicar a formação dos planetas, estrelas e galáxias. Uma explosão teria produzido, na melhor das hipóteses, uma pulverização de gás e radiação para o exterior. Este gás deveria continuar se expandindo, e não formar intrincados planetas, estrelas e galáxias inteiras. (Sal 33:6)
Antimatéria Perdida: Algumas versões da teoria do big bang requerem igual produção de matéria e antimatéria. Contudo, apenas pequenos traços de antimatéria - positrons e antiprótons, por exemplo - são encontrados no espaço.
Tempo Perdido: Alguns experimentos indicam que o universo pode ser jovem, da ordem de 10 mil anos de idade. Se for verdade, então não há tempo suficiente para o desdobramento das conseqüências da teoria do big bang. Um curto espaço de tempo não levará em conta a evolução gradual das estrelas ou da vida na Terra.
Massa Perdida: Muitos cientistas assumem que o universo eventualmente irá parar de se expandir e começar a se contrair novamente. Então ele irá novamente explodir e repetir seu tipo oscilatório de movimento perpétuo. Esta idéia é um esforço para escapar de uma origem e um destino para o universo. Para que a oscilação ocorra, entretanto, o universo deve ter uma certa densidade ou distribuição de massa. Até agora, medições da densidade da massa são 100 vezes menores do que o esperado. De fato há indicações de que o universo está acelerando para fora em vez de diminuir a velocidade.(Isaías 40:22"É ele que estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para habitar"O universo não parece estar oscilando. A massa necessária ou "matéria escura" está "desaparecida".
Vida Perdida: Em um universo em evolução, a vida deveria ter se desenvolvido em toda parte. O espaço deveria estar cheio de sinais de rádio de formas de vida inteligentes.Onde estão todos?(Sal 19:2-3)
 Neutrinos Perdidos: Essas pequenas partículas deveriam inundar a Terra a partir do processo de fusão do Sol. O pequeno número detectado levanta questões acerca da fonte de energia do Sol e do entendimento global do homem sobre o universo. Como então a ciência pode falar com alguma autoridade sobre as "origens"? (João 17:17; Jo 5:39; Hb 11:3)
O Darwinismo já se tornou obsoleto (Sal 53:1) e tão superado que em muitas faculdades dos EUA nem ensinar sobre esta teoria é permitido, mas o escritor do referido artigo vem tentar trazer como novidade, “as mais recentes descobertas”, teorias nem aceitas mais pela própria ciência! Sobre a questão “Teoria da Evolução” recomendo aos leitores que verifiquem a revista Defesa da Fé número 44.

A CONSTITUIÇÃO DO UNIVERSO SOB A ´LUZ´ DO GENESIS

Cientistas disseram ter descoberto uma partícula subatômica, que não pode ser explicada usando as atuais teorias de energia e matéria. Devido a sua complexidade e e natureza energética ela foi batizada pelos cientistas como: "Partícula de Deus".
Inicialmente batizada de X3872, a partícula foi vista apenas por um momento em um acelerador de partículas. Um méson normal (menor partícula até então) é composto por um quark e um anti-quark, que são mantidos unidos por uma energia ´colorida´tambem chamada de énergia forte´, pois é a energia mais forte que se conhece.
Segundo a equipe de cientistas japoneses, para compreender a existência dessa nova partícula, poderá ser necessária uma mudança no modelo padrão da Cosmologia, ou a Teroria mais aceita que explica a forma como o Universo é constituido.
Enfim os cientistas estão chegando a conclusão que o relato bíblico já afirmava sobre a constituição dos Cosmos: "Então disse Deus: HAJA LUZ (energia)" Genesis 1:3. Os mesons descobertos são energia pura e representam a energia inicial criado pelo Deus Eterno, Criador de todo o universo. O batismo da partícula com o Nome de Deus anexado a ela, reflete a verdade absoluta que os cientistas estão descobrindo.
Notícia original no Link:

"Disse Deus: HAJA LUZ. E houve luz" Genesis 1:3.


"Cientistas captaram os sons do início do Universo, mostrando que ele não nasceu de uma explosão, mas sim através de um SUSSURRO".

Estas são as palavras que descrevem a mais recente pesquisa de Mark Whitlle da Universidade de Virgínia EUA, com radiações cósmicas; as ondulações na radiação funcionam como ondas sonoras, e permanecem no cosmos, e quando captadas revelam sons de todas as épocas e eras da história do universo.
Elas podem ser rastreadas e decifradas revelando os sons que existiram no GENESIS do universo. A conclusão foi que o início de tudo não foi uma grande explosão ou um som estrondoso, mas um SUSSURO, como a Bíblia descreve: "HAJA LUZ".
Assim como a voz de Deus foi ouvida após Jesus pedir que Deus o Glorificasse (João 12:28 e 29), e os Judeus ouviram o som como de um Trovão, os sons do início do universo são graves e como um sibilar de trovoada. Mas certamente é como os cientistas ouvem a voz de Deus, que no princípio criava todas as coisas!
Notícia original no Link:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2004/06/040623_cosmosdtl.shtml

sexta-feira, 25 de junho de 2010

ADVERTÊNCIA SOBRE FALSOS ENSINOS


“E ele deu (dons) uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, ao estado de homem feito, à medida da estatura da plenitude de Cristo; para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,…” (Efésios 4. 11-15)

Não há outra solução. Se quisermos crescer “para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina”, só através do conhecimento. Jesus respondendo a saduceus disse: “… Errais, não compreendendo as Escrituras nem o poder de Deus…” (Mateus 22.29).
Mas não fica só aí. O assunto é sério e muitos outros avisos encontramos. Em Oséias 4.6, há uma repreensão forte: O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento. Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos”
Também em Oséias, no capítulo 6.3, ao invés de advertência, há estímulo para o estudo bíblico, para a oração, vivenciando-se assim, experiências com Deus: “Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como a chuva serôdia que rega a terra.”
Toda essa preocupação a respeito de se conhecer cada vez mais a Deus, é justificada pelas próprias profecias constantes na Bíblia. Vários versículos admoestam sobre “falsos profetas”. “Porque hão de surgir falsos cristos e falsos profetas, e farão sinais e prodígios para enganar, se possível, até os escolhidos” (Mateus 13.22).
Em 2ª Pedro 2.1: “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.”
“Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos” (Mateus 24.11).
(Mateus 7.15) : “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores”.
(Isaías 8:20) -" À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles".
(Colossenses 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; -Que ninguém vos engane com tradições dos homens.
1 João 4:1-3.
Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; e todo o espírito que não confessa que Jesus Cristo veio em carne não é de Deus; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que já está no mundo. "
Romanos 16:17) - E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
1 Timóteo 4:1 - "Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demónios; pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; "
Mateus 5:19 "Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus."
Provérbios 28:9 "O que desvia os ouvidos de ouvir a lei, até sua oração será abominável."
Por último, um texto em 2ª Timóteo 4.3,4: “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo grande desejo de ouvir coisas agradáveis, ajuntarão para si mestres segundo os seus próprios desejos, e não só desviarão os ouvidos da verdade, mas se voltarão às fábulas”.
Ninguém precisa ser hiperatencioso para notar que essa profecia já está se cumprindo e, a um bom tempo.
Nisso tudo vemos a importância de se estudar e pregar em profundidade e amplitude o que diz as Escrituras Sagradas, a fim de que a população tenha outro parâmetro na hora de decidir aceitar determinadas idéias que, incessantemente, são veiculadas na mídia em geral e outras até mesmo em nossas igrejas.

ARGUMENTOS CONTRA A TRADIÇÃO

I – A Bíblia é um livro completo.


1) (II Timóteo 3:15) - E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.
(II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;
(II Timóteo 3:17) - Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

2) (II Pedro 1:19) - E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
3) (João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
4) (Apocalipse 22:18) - Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
(Apocalipse 22:19) - E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
II – A Bíblia admoesta contra as Tradições.
1) (Colossenses 2:8) - Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; - Que ninguém vos engane com tradições dos homens.
2) (Romanos 16:17) - E rogo-vos, irmãos, que noteis os que promovem dissensões e escândalos contra a doutrina que aprendestes; desviai-vos deles.
(Romanos 16:18) - Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples. – Com palavras suaves enganam os corações dos simples.
III – A fé que uma vez foi dada aos Santos.
(Judas 1:3) - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
Não foi dada em monopólio a Pedro ou a seus sucessores.
Nem a Concílios, para avós ou pais completá-las.
IV – Deus não deixou nada de Sua Revelação confiada à memória.

1) (Êxodo 32:15) - E virou-se Moisés e desceu do monte com as duas tábuas do testemunho na mão, tábuas escritas de ambos os lados; de um e de outro lado estavam escritas.
(Êxodo 32:16) - E aquelas tábuas eram obra de Deus; também a escritura era a mesma escritura de Deus, esculpida nas tábuas.
2) (Isaías 8:1) - DISSE-ME também o SENHOR: Toma um grande rolo, e escreve nele com caneta de homem: Apressando-se ao despojo, apressurou-se à presa.
3) (Hebreus 2:2) - Porque, se a palavra falada pelos anjos permaneceu firme, e toda a transgressão e desobediência recebeu a justa retribuição,
V – Pelo exemplo de Jesus.
1) (Mateus 4:4) - Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.
(Mateus 4:7) - Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.
(Mateus 4:10) - Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.
2) (João 5:39) - Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;
3) (Mateus 22:41) - E, estando reunidos os fariseus, interrogou-os Jesus,
(Mateus 22:42) - Dizendo: Que pensais vós do Cristo? De quem é filho? Eles disseram-lhe: De Davi.
(Mateus 22:43) - Disse-lhes ele: Como é então que Davi, em espírito, lhe chama Senhor, dizendo:
(Mateus 22:44) - Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, Até que eu ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés?
(Mateus 22:45) - Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é seu filho?
(Mateus 22:46) - E ninguém podia responder-lhe uma palavra; nem desde aquele dia ousou mais alguém interrogá-lo.
VI – A Bíblia é a única norma para medir toda a doutrina.
1) (Isaías 8:20) - À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, é porque não há luz neles.
2) (Atos 17:11) - Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.
VII – Os Evangelhos (escritos) têm levado milhões à conversão, por que então as tradições?

quinta-feira, 24 de junho de 2010

DO SÁBADO PARA O DOMINGO

Vimos no post anterior que os mandamentos de Deus foram escritos pelo Seu próprio dedo (Ex 31:18; Dt 9:10) vimos também que DEUS FEZ O SÁBADO QUANDO CRIOU O MUNDO (Gn 2:2-4 ) Jesus teve participação na criação do sábado (Jo 1:3), e fêz para o homem (Mc 2:27), esse mandamento jamais será mudado (Ml 3:6; Lc 16:17; Sal 89:34; Sal 111:7-8; Sal 119:89,142; Ec 3:14) e que AS PESSOAS GUARDAM HOJE O DOMINGO COMO DIA SANTO, EM LUGAR DO SÁBADO. Para isso alguém mudou o dia de descanço do 4° mandamento do sétimo para o primeiro dia da semana.
BEM... ALGUÉM ALTEROU A SANTA LEI DE DEUS! Quem será?
Vimos que NÃO FOI DEUS: (Malaquias 3:6) - Porque eu, o SENHOR, não mudo; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos.
NÃO FOI JESUS: (Mateus 5:17) - Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim revogar, mas cumprir.
NEM OS ANJOS: (Gálatas 1:8) - Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
Então quem teve tal ousadia de mudar a lei de Deus?

 Primeiramente vejamos o que diz o quarto mandamento da Santa Lei (Rm 7:12) de Deus:
Exodo 20:8-11 "Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.(Dt 5:12-15)
"Respondeu-lhes ele: Isto é o que disse o Senhor: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor;" (Ex 16:23)
Deus deixou um sinal para o seu povo " santificais os meus sábados, pois servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor, vosso Deus. (Ez 20:20) cumprindo essa ordem estaremos reconhecendo Deus como o Criador e Mantenedor de todas as coisas(Nm16:22)









 Por quanto tempo ficará esse sinal? Encontramos a reposta em (Ex 31:17) que nos diz: "Entre mim e os filhos de Israel é sinal para sempre; porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, e, ao sétimo dia, descansou, e tomou alento."
O sábado é para todas as pessoas, independente de cor, raça ou língua "Assim diz o Senhor: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se. Bem -aventurado o homem que faz isto, e o filho do homem que nisto se afirma, que se guarda de profanar o sábado e guarda a sua mão de cometer algum mal.Não fale o estrangeiro que se houver chegado ao Senho0r, dizendo:O Senhor, com efeito, me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que eu sou árvore seca.Porque assim diz o Senhor: Aos eunucos que guardam os meus sábados, escolhem aquilo que me agrada e abraçam a minha aliança," (Is 56:1-4)
DEus nos faz uma promessa se formos fiéis na guarda do sábado (Is 58:13-14)
Jesus nos diz "Se me amais guardareis os meus mandamentos" (Jo 14:15)
Será que podemos escolher qual mandamento guardar? (Tiago 2:10)
Deus nos adverte claramente que não temos permissão para alterar o decálogo (Dt 4:2; Pv 30:6) e também  predisse que um reino se levantaria e jogaria a verdade por terra (Dn 8:12)e cuidaria de mudar os tempos e a lei (Dn 7:25).
Vejamos Algumas Características Importantes desse reino para tentarmos identificá-lo(Dn 8:19-26)

1. Ele sobe no meio dos 10 chifres do animal, após derrubar 3 deles – o chifre surgiria do império romano, e abateria 3 dos 10 reinos que formaram este império (foram 3 destes 4 reinos: Visigodos, Vândalos, Hérulos e Ostrogodos).
2. Ele possuía olhos, como os de homem, bem como uma boca “arrogante” e “insolente” – o poder representado pelo chifre pequeno é um poder temporal, religioso e com pensamentos arrogantes e orgulhosos relativos ao seu alcance de dominação mundial.
3. O chifre pequeno parecia mais “robusto” do que os seus “companheiros” – ele conseguiria em certo momento dominar até mesmo o poder temporal, bem como o religioso.
4. Fazia guerra contra os santos e prevalecia contra eles – seria um perseguidor daqueles que desejassem permanecer fiéis às leis de Deus, e rejeitarem a contrafação que o chifre pequeno apresentaria ao mundo.
5. Proferiria palavras contra Deus – sua pretensão seria tal que até mesmo as prerrogativas divinas este poder tomaria para si.
6. Magoaria os santos de Deus – a perseguição seria feroz e grande.
7. Mudaria os tempos e a lei – o sábado da lei de Deus seria alterado por um outro dia de guarda, em obediência total ao poder do chifre pequeno.
8. Dominaria os santos por 3,5 tempos (1260 anos. Cf. Dn 4:16, 23, 25, 32; 7:25; 11:13; 12:7; Ap 11:2, 3; 12:6, 13; 13:5) - durante este período de tempo, os santos estariam quase que totalmente à mercê das sangrentas perseguições do chifre pequeno (538 AD a 1798 AD).
9. Seria julgado pelo tribunal divino, e destruído – chegará o momento em que Deus mesmo intervirá definitivamente, e o chifre pequeno com todos os seus seguidores serão destruídos ante a autoridade do Deus Eterno.
Não há como fugir da realidade histórica de que apenas um pode encaixa-se nas características reveladas em Daniel sobre a identidade do chifre pequeno: ROMA, EM SUAS FASES PAGÃ E PAPAL!!
1. Veio após o império grego;
2. Foi um poder forte e dominador;
 3. Conseguiu prevalecer sobre o reino temporal e religioso;
4. Dominou o mundo por 1260 anos de perseguição religiosa;
5. Colocou um sistema de intercessão para obscurecer o sistema do Santuário de Israel; 6. Proferiu blasfêmias e arrogâncias, ostentando-se como possuidor das prerrogativas da Divindade;
 7. Alterou a própria lei de Deus, exatamente no elemento de tempo da lei – o sábado (Êxo. 20:8-11). Abaixo a esquerda os Dez Mandamentos como Deus nos deu e a direita os que foram modificados.


O primeiro dia da semana era considerado, pelos antigos Babilônicos, como dia de culto ao Sol.
Legislado pelo Imperador Constantino e Sancionado pela Igreja Católica Romana
No ano 321 A.D., o imperador Constantino promulgou a primeira lei dominical ordenando o repouso no primeiro dia da semana. Essa lei, cujo original se encontra na Biblioteca de Harward Colleg (Universidade Livre de Cambridge, EE. UU.), reza como segue:
“Ordena-se a todos os juízes, moradores de cidades e operários a repousarem no venerável dia do Sol. Aos que residem no campo, porem, permita-se o entregarem-se livremente aos misteres de sua lavoura, porque é muito frequente não haver dia mais apropriado para se proceder á semeadura de cereais e ao plantio de vinhas; não seja caso que, deixando passar a ocasião própria, eles se privem dos benéficos outorgados pela Providencia divina”.
Sobre a veracidade da lei dominical de Constantino, consultem-se ainda os seguintes livros: Historia Universal, R. Botelho, pág. 163; Manual Enciclopédico, E. Achilles Monte Verde, pág. 543; The History of the Christian Church. F. J. foaks-Jackson, pág. 287; Kitto’s Cyclopaedia, pág 336; César Cantu, cap. Sobre “Constantino”; etc.
Nunca foi da vontade de Deus que sua Santa Lei fosse revogada e reescrita, embora esses atos humanos já fossem previstos tanto no Novo, como no Velho Testamento:
“Eu sei que, depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes, que não pouparão o rebanho. E que, dentre vós mesmos, se levantarão homens falando coisas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles.”
Atos 20.29-30
“Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós
no Filho e no Pai.”
I João 2.23-24
“Proferirá palavras contra o Altíssimo, magoará
os santos do Altíssimo, e cuidará em mudar os tempos e a Lei; e os santos lhe serão entregues por um tempo, dois tempos e metade de um tempo.”
Daniel 7.25
“O exército lhe foi entregue, com o sacrifício diário, por causa das transgressões; e deitou por terra a verdade; e o que fez prosperou.”
Daniel 8:12.
Se você amigo leitor por acaso é um cristão católico apostólico romano veja o que Jesus diz a você através da Bíblia:
"Ouvi outra voz do céu, dizendo: RETIRAI-VOS DELA, POVO MEU, PARA NÃO SERDES CÚMPLICES EM SEUS PECADOS E PARA NÃO PARTICIPARDES DOS SEUS FLAGELOS." Apoc 17:4     "pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira, adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendido eternamente.Amém" Rm 1:25
Em um outro momento postarei uma série de estudos sobre as profecias do apocalipse, que falam detalhadamente deste poder, e também da Revelação que o nosso Senhor Jesus Cristo nos deixou através do seu apóstolo João sobre as coisas que acontecerão no futuro, traduzindo o simbolismo de alguns textos no que realmente eles nos querem dizer. Um grande abraço e que "O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o rosto e te dê a paz." Nm 6:24-26

▲ TOPO DA PÁGINA