Brasília, DF …O Ministério da Educação (MEC) abriu, na semana passada, uma consulta pública para ouvir da população sugestões a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Qualquer cidadão pode participar e enviar sugestões sobre a qualidade do exame, bem como opinar sobre a ampliação do banco de itens até o dia 17 de março.
O advogado Vanderlei Viana, que trabalha no escritório da Igreja Adventista para oito países sul-americanos (Divisão Sul-Americana), sugere que adventistas e outros guardadores do sábado aproveitem essa oportunidade de consulta para sugerir, por exemplo, alteração no dia da realização da prova. “É uma oportunidade importante que o governo brasileiro está abrindo”, acrescenta.
A consulta pública é parte dos planos para tornar a aplicação do Enem um processo digital, conhecido como Enem digital.
Para participar, basta seguir o passo a passo:
– Interessados devem acessar o site da Consulta Pública sobre o Enem Digital e entrar no ambiente colaborativo utilizando o número de CPF. Não é necessário enviar mais dados.
O próximo passo é responder às perguntas da consulta pública. São três:
Qual é a sua sugestão para a ampliação do banco de itens nas quatro áreas de conhecimento do Enem?
Qual a sua sugestão para o aprimoramento da logística, segurança e aplicação da prova?
Gostaria de fazer algum outro comentário acerca do tema?
Na mesma tela, é possível ainda anexar arquivos, que podem ser exemplos (em texto, imagem, áudio ou vídeo) para as sugestões dadas. O envio de anexos é opcional. Depois disso, basta enviar a colaboração.
Em 2014, o exame foi aplicado em mais de 1,7 mil municípios, contabilizando 17.367 centros de aplicação.
[Equipe ASN, da Redação com informações da assessoria do Ministério da Educação]
0 comentários:
Postar um comentário