quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Meu Amigo, O Espírito Santo – Tema 7: A CHUVA


Textos Bíblicos: “Pedi ao SENHOR chuva no tempo das chuvas serôdias, ao SENHOR, que faz as nuvens de chuva, dá aos homens aguaceiro e a cada um, erva no campo.” Zacarias 10:1



Citação: “Como o orvalho e a chuva são dados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer a colheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de uma etapa para outra, o processo de crescimento espiritual. O amadurecimento do grão representa a conclusão do trabalho da graça de Deus na alma. Pelo poder do Espírito Santo deve a imagem moral de Deus ser aperfeiçoada no caráter. Devemos ser completamente transformados à semelhança de Cristo. …” Testemunho para Ministros, p. 506.


No Oriente a chuva temporã cai no tempo da semeadura. Ela é necessária, para que a semente possa germinar. Sob a influência dos fertilizantes aguaceiros, brota o tenro rebento. Caindo perto do fim da estação, a chuva serôdia amadurece o grão, e o prepara para a foice. O Senhor utiliza esses elementos da natureza para representar a obra do Espírito Santo. Como o orvalho e a chuva são dados primeiro para fazer com que a semente germine, e então para amadurecer a colheita, assim é dado o Espírito Santo para levar avante, de uma etapa para outra, o processo de crescimento espiritual. O amadurecimento do grão representa a conclusão do trabalho da graça de Deus na alma. Pelo poder do Espírito Santo deve a imagem moral de Deus ser aperfeiçoada no caráter. Devemos ser completamente transformados à semelhança de Cristo.” EGW, Review and Herald, 2 de março de 1897.


Ilustração:


Mostrar a chuva caindo, ou
Foto/desenho da chuva ou orvalho, ou
Usar um spray para espirrar água, ou


Você gosta de tomar banho de chuva? Eu gosto, a chuva é fresquinha e nos faz sentir bem. Mas sabe quem mais gosta da chuva? As plantas. Quando nós plantamos uma sementinha ela precisa ser aguada regularmente para começar a germinar e crescer. Mesmo as plantas grandes, as árvores precisam de água, e é por isso que Deus manda a chuva para que elas cresçam e produzam frutos na época certa. Quando as plantas não recebem chuva elas ficam secas, às vezes não produzem frutos e podem até morrer.


História: (Marcos 4:27-29)


A Bíblia fala de dois tipos de chuva que são muito importantes para as plantações. A primeira é a “chuva temporã”. Na região onde Jesus morava a chuva temporã caía na época em que as sementinhas eram colocadas na terra. Os agricultores aproveitavam para plantar nesta época porque aquela chuva ajudava a semente a germinar e a planta então começava a crescer. O segundo tipo de chuva que a Bíblia fala é a “chuva serôdia”. A chuva serôdia caia perto da época da colheita. Essa chuva ajudava o grão a amadurecer e o preparava para a colheita.


A Bíblia compara essas duas chuvas com o trabalho do Espírito Santo em nossa vida. A chuva temporã aconteceu quando a igreja cristã foi “plantada” na terra. Quando os discípulos iniciaram sua missão especial depois que Jesus foi para o Céu. Foi naquele dia especial conhecido como Pentecostes que Deus enviou o Espírito Santo, quando os discípulos estavam se preparando para anunciar ao mundo as boas novas da salvação. E sabe o que aconteceu? Eles falaram de Jesus com coragem e milhares de pessoas O aceitaram em seus corações.


Na Bíblia diz que um pouco antes da volta de Jesus, Deus vai enviar a segunda chuva especial, a chuva serôdia, que vai ajudar no “amadurecimento” da igreja em preparo para a colheita que é a volta de Jesus. Você e eu vamos ter o privilégio de fazer parte dessa chuva especial. Tudo que precisamos fazer é entregar nosso coração a Jesus, confessar nossos pecados, nos arrepender e pedir que Deus nos envie a chuva serôdia que é o Espírito Santo, para podermos mostrar o amor de Jesus ao mundo através das nossas palavras e ações. Vamos orar agora mesmo e pedir que Deus nos envie essa chuva especial?


Oração: Querido Deus, por favor, envie o Teu Santo Espírito ao meu coração. Eu quero receber essa chuva especial, quero ser cada dia mais parecido com Jesus e mostrar o Seu amor ao mundo. Em nome de Jesus, Amém.


Atividade de Fixação: Plantar uma semente e acompanhar o crescimento. Tomar banho de chuva. Fazer um desenho da chuva molhando uma plantação.


0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA