quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Em caso de adultério, a mulher deve investir no resgate do casamento ou exercer o seu direito bíblico do divórcio?

 
A bíblia classifica o divórcio como sendo o resultado de “dureza de coração”. Quando os discípulos argumentaram com Jesus afirmando que Moisés permitiu na lei, o divórcio, Jesus responde dizendo que sim. Moisés permitiu, mas essa não era a vontade de Deus, desde o princípio. (Marcos 10.5-9). Mas Jesus lhes disse: Por causa da dureza do vosso coração, ele vos deixou escrito esse mandamento; porém, desde o princípio da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe (e unir-se-a à sua mulher), e com sua mulher, serão dois uma só carne. De modo que já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não separe o homem.


Vimos que, sendo o divórcio, resultado de dureza de coração, a bíblia abre uma exceção para tal – em caso de adultério. Sendo que, mesmo em caso de adultério, por um dos cônjuges, é necessário trabalharmos ou aconselharmos para que haja uma reconciliação através do perdão. Quem conhece a palavra de Deus, nunca deve aconselhar ou incentivar uma pessoa a se divorciar, antes de ver ou executar todas essas possibilidades. Pois, por mais que tenha sido duro o processo de restauração do casamento, ele trará resultados muito acima dos “estragos” causados pelo divórcio. Principalmente se envolver filhos, enteados, etc.
Contudo, sabemos que há casos que não é possível continuar o relacionamento. Principalmente quando se trata de violência – tanto física quanto verbal ou psicológica, bem como doenças infecto-contagiosas como é o caso da aids, o uso e abuso de drogas, etc. por um dos cônjuges. Essa é uma pergunta difícil de ser respondida dentro duma proposta geral, pois mesmo dentro de uma igreja, eu diria que há sim, casos que são passíveis de divórcio, mas há também muitos outros que jamais deveriam se divorciar. Será necessário analisar cada caso individualmente, pois ao contrário, podemos cometer julgamentos errados.


Fonte: Esposa Virtuosa

2 comentários:

Anônimo disse...

=Nessa passagem, Jesus não estava falndo da mulheres traídas por motivo fútil, desrespeitadas, maltratadas por homens covardes, como acontece hoje em dia.. Não reio sinceramente , que Deus aprove a continuidade de um relacionamento assim, totalmente injusto pra com a parte mais frágil..Muilheres, Deus está do lado das injustiçadas!!

Anônimo disse...

E no caso de jugo desigual, como fica? onde a outra pessoa não aceita a te seguir.

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA