domingo, 22 de janeiro de 2012

Benefícios dos sucos.

Saborosos os sucos trazem muitos benefícios a adultos e crianças. Sucos naturais, e frutas são aliados importantes para saúde. Porém, o consumo desse grupo de alimentos é, muitas vezes, menor do que o recomendado,isso se da devido ao aumento do comércio de alimentos industrializados, ricos em gordura, sal e açúcar, e pobres em micro-nutrientes. Recomenda-se que sempre que possível, consumir sucos naturais, ao invés de refrigerantes ou sucos artificiais.


No Brasil, temos a vantagem de termos a disposição uma grande diversidade de frutas ofertadas durante todo o ano. Estas frutas são caracterizadas por serem ricas em polpas, por terem um aroma próprio e serem ricas em açúcares solúveis e de sabor doce, podem ser ingeridas sem a necessidade de preparo culinário especial. Os sucos são um excelente fonte de fibras alimentares, principalmente se não forem coados ou peneirados…
Saborosos e saudáveis.

Naturalmente os sucos são fontes de enérgia.

A utilização integral das frutas e uma fonte rica de minerais, vitaminas e fibras, iImportantíssima para a saude. ” Os sucos industrializados além de perderem vários nutrientes, são ricos em calorias e contêm conservantes e corantes, que podem causar alergias, gastrite e até conter substâncias cancerígenas”, alerta a pediatra e autora do livro Adolescentes – Manual para pais, professores e alunos, Márcia Rodrigues.

Há Muitas maneiras de se preparar sucos uma delas é preparar sucos naturais misturando frutas com legumes ou verduras. Eles são responsáveis pelo aumento das defesas do organismo. Uma importante observação a ser feita é a ingestão de sucos deve ser feita aomenos 30 minutos antes das refeições. Essa prática ajuda na absorção dos nutrientes. Outra observação ser feita e de que que os sucos naturais consumidos preferenciamente em, no máximo, 30 minutos depois de serem preparados, um melhor aproveitamento de suas propriedades nutritivas.

Abaixo segue uma lista de suscos e frutas e seus benefícios.

Fruta e seu Benefício 
Laranja: Fortalece as defesas naturais do corpo por ser rica em vitamina C. Seu sumo é de fácil digestão, ajuda a combater resfriados, gripes, febres e possui efeito anti-hemorrágico.

Maçã: Auxilia na tonificação do organismo. Contém substâncias que protegem o fígado e ajudam a digestão.

Abacaxi: Indicado por ser digestivo, além de diurético e antitérmico. Também acalma a garganta e cura laringites.

Mamão: Estimula e tonifica o organismo. É particularmente bom para a digestão e contém substâncias antibactericidas, capazes de evitar infecções intestinais causadas por parasitas, além de proteger as mucosas dos intestinos.

Manga: Tem grande teor de betacaroteno, o que lhe confere propriedades antioxidantes. É um ótimo regenerador do sangue.

Maracujá: Tem propriedades anti-sépticas e reforça o sistema imunológico, estimula a digestão e ainda é utilizado como calmante.

Morango: Indicado em casos de diarréia, ajuda na digestão, baixa a febre e estimula todas as funções do metabolismo. Tem propriedades adstringentes e diuréticas.

Açaí: Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.

Acerola: Considerado um antioxidante natural, facilita a eliminação de radicais livres, devido ao seu alto teor de vitaminas E e C.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA