segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Pessoa do Espírito Santo

 
Introdução: “A natureza do Espírito Santo é um mistério. Os homens não a podem explicar, porque o Senhor não lho revelou. Com fantasiosos pontos de vista, podem-se reunir passagens da Escritura e dar-lhes um significado humano; mas a aceitação desses pontos de vista não fortalecerá a igreja. Com relação a tais mistérios - demasiado profundos para o entendimento humano - o silêncio é ouro”. (Ato dos Apóstolos, 28).
- Vivemos numa época onde o Espírito Santo ao mesmo tempo é realçado pelo (Pentecostalismo) e por outros é tido como inferior - dizem que Ele é uma força ativa – testemunhas de Jeová.
- A tradição do termo “espírito” leva a pensar que o Espírito Santo é algo sem forma e sem personalidade.
- Devemos estudar sobre o Espírito Santo com as nossas mentes voltadas para Cristo. I Cor. 12:3 “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus! Senão pelo Espírito Santo”.
- É o Espírito Santo que traz a Trindade para perto de nós neste mundo de pecado.
I – A Pessoa do Espírito Santo
A- Personalidade do Espírito Santo
a) Inteligência: I Coríntios 2:10-11; Efésios1:17; Isaías.11:2: “Repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.”
b) Sensibilidade: Efésios 4:30 “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção”.
c) Vontade Soberana: I Coríntios 12:11: “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”.
d) Criador: Génesis 1:2: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”
e) Capaz: Zacarias 4:6: “Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.”
f) Professor: João.16:13: “…quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”
g) Diretor e Guia: Isaías 48:16 e Romanos 8:14: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”
h) Confortador: João 14:26 “…mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.”
i) Conduz à Salvação: João.16:8: “Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.”
j) Retém o pecado: Génesis 6:3:” Então, disse o SENHOR: O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.”
l) Líder: Atos 8:29: “Então, disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te desse carro e acompanha-o.”
m) Associado ao ser humano: Actos 15:28: “Pois pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor maior encargo além destas coisas essenciais.”
II – O Espírito Santo é Objeto Pessoal de Fé
A- Há pecado contra o Espírito Santo: Isaías 63:10: “Mas eles foram rebeldes e contristaram o seu Espírito Santo, pelo que se lhes tornou em inimigo e ele mesmo pelejou contra eles.”
B- Pode ser entristecido: Efésios 4:30: “E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
C- É reverenciado: Salmo 51:11: “Não me repulses da tua presença, nem me retires o teu Santo Espírito.”
D- Deve ser obedecido: Actos 10:19-21: Enquanto meditava Pedro acerca da visão, disse-lhe o Espírito: Estão aí dois homens que te procuram; levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu os enviei.”
III – Deidade do Espírito Santo
A- Possui vida em si mesmo: Romanos 8:2: “Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
B- Omnipresença: Salmo 139:7: “Para onde me ausentarei do teu Espírito? Para onde fugirei da tua face?”
C- Omnisciência: I Coríntos 2:10-11: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.”
D- Omnipotência: Lucas 1:35: “Respondeu-lhe o anjo: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te envolverá com a sua sombra; por isso, também o ente santo que há de nascer será chamado Filho de Deus.”
E- Criador: Génesis 1:2: “A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.”
F- Santo: Lucas 11:13: “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?”
G- Eterno: Hebreus 9:14: “…muito mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, a si mesmo se ofereceu sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência de obras mortas, para servirmos ao Deus vivo!”
H- Revelador: II Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.”
Conclusão: O Espírito Santo é um ser Pessoal, não uma força activa. É divino e deve receber a mesma honra prestada às outras Pessoas da Trindade. É um com o Pai e com o Filho, mas ao mesmo tempo é um Ser distinto com vida em si mesmo.
Preparado e adaptado por: Pr. Yuri Ravem Guilherme Vasconcelos e Paiva

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA