domingo, 22 de janeiro de 2012

Como Deus irá Julgar as pessoas?

 
Deus nos dá alguns lampejos, apenas, sobre seu critério de julgamento. De acordo com a Bíblia (Hb 10:30-final; Tg 2.12,13; Rm 14.12; Ap 12.17; 14.12; 22.14) seremos julgados pela lei. O que de nós será julgado? Serão as nossas ações (Ec 12:13 e 14). Entretanto, uma ação pode ser cometida somente no pensamento, de acordo com o que Jesus ensinou em Mateus capítulo 5. Por outro lado, Hebreus 4:15 ensina que o próprio Jesus foi tentando mas não pecou. Ora, a tentação acontece na mente! Logo, ser tentado não é pecado, mas dar corda à criatividade da imaginação e deleitar-se em ficar consumando mentalmente os atos pecaminosos, isso sim, é pecado, mesmo que a ação fora dos pensamentos nunca venha a acontecer.


O fato é que não sabemos como Deus irá julgar todos os casos, pois alguns deles constituem uma verdadeira incógnita para nós humanos. Contudo, podemos estar certos de que:


1º - Deus é misericordiosamente justo, a ponto de quando Sua sentença final for pronunciada, toda carne irá se ajoelhar diante dEle concordando com o veredicto divino, mesmo que seja a destruição eterna.


2º - Deus julgará as pessoas de acordo com a luz do conhecimento da verdade que elas possuíram, ou que tiveram condições de assimilar, somente enquanto estiveram vivas. Ou seja, Deus não cobrará de ninguém nada daquilo que não possui, ou não recebeu.


Mesmo que uma pessoa não tenha tido conhecimento da verdade antes de sua morte, nem do plano da salvação em Cristo Jesus, ela será julgada pela lei que existia em sua consciência (Rm 2:11-16), e pelas coisas criadas que testificam da existência de Deus (Rm 1:20). Contudo, não podemos julgar ninguém, pois cada um terá que dar conta de si mesmo diante de Deus (Rm 14:12).
por Escola Bíblica

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA