domingo, 1 de janeiro de 2012

Meu Amigo, O Espírito Santo – Tema 3: A SEIVA


Texto Bíblico: “Se, porém, alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo oliveira brava, foste enxertado em meio deles e te tornaste participante da raiz e da seiva da oliveira.” Romanos 11:17



Informação Adicional: “Cristo mesmo chama nossa atenção para o crescimento do mundo vegetal, como uma ilustração da operação de Seu Espírito no suster a vida espiritual. A seiva da vinha, subindo da raiz, é difundida para os ramos, promovendo o crescimento e produzindo flores e frutos. Assim o poder vitalizante do Espírito Santo, que emana do Salvador, permeia a alma, renova os motivos e afeições e leva os próprios pensamentos à obediência da vontade de Deus, capacitando o que recebe a produzir os preciosos frutos de obras santas.” (AA, 284, 285)


Ilustração:


Cortar um galho diagonalmente, mostrar a parte interior para a criança entender o que é a seiva, ou


Mostrar dois galhos, um murcho, que não recebe mais a seiva e um vivo, ligado à uma planta, que recebe a seiva


Você sabe o que é a seiva de uma planta? A seiva é um líquido, parecido com água que existe dentro da planta. A seiva leva para os galhos e folhas da planta, nutrientes (alimentos) que a raiz absorve da terra. A seiva faz a planta ficar viva e saudável, é como se fosse o sangue da planta. Quando nós cortamos um galho, ele deixa de receber a seiva e em pouco tempo fica murcho e morre. Para que uma planta viva ela precisa receber a seiva que traz o alimento das raízes.


História: (João 15)


Jesus, certo dia, falou para os seus discípulos sobre uma videira que foi plantada por um agricultor. A videira tinha muitos ramos (galhos), alguns que davam frutos e outros que não davam. Os ramos que não davam frutos, o agricultor cortava, mas os que davam ele limpava (ou podava) para que dessem mais frutos ainda.


Quando Jesus contou esta história, Ele disse que Ele era a videira que havia sido plantada pelo agricultor, que é seu Pai. Ele disse também que nós somos os ramos da videira. Assim como os ramos da videira são alimentados pela seiva, quando nós estamos ligados a Jesus, somos alimentados pelo Espírito Santo.


Jesus também disse que quando não estamos ligados a Ele, não recebemos a seiva e não podemos produzir frutos. Os frutos significam as boas ações que fazemos que levam outras pessoas à Jesus. Você quer levar outras pessoas à Jesus? Então escolha permanecer ligado à videira e receber a seiva que é o Espírito Santo.


Mas como então podemos fazer para permanecermos ligados à videira, que é Jesus e receber a seiva que é o Espírito Santo? Pensando nEle constantemente, estudando a Bíblia que é a sua palavra, e orando à Ele cada vez que tivermos um problema e escolhendo fazer a Sua vontade cada vez que Ele falar ao nosso coração. Vamor orar?


Oração: Querido Deus, eu quero estar constantemente ligado à Ti. Envia o teu Espírito ao meu coração. Eu quero receber a seiva e produzir frutos de amor para que outras pessoas conheçam a Jesus. Em nome de Jesus, Amém.


Atividade de Fixação: Olhar uma videira, como os galhos estão ligados à planta. Plantar uma sementinha e cuidar até crescer, podar alguma planta e conversar sobre a história. Fazer um desenho de uma planta, mostrando a seiva.


Reavivamento e Reforma

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA