quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Meu Amigo, O Espírito Santo – Tema 8: A FONTE


Texto Bíblico: “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna.” João 4:14



Citação: “O que bebe da água viva perceberá que ela é “nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. João 4:14. O Espírito de Cristo é, dentro dele, como uma nascente manando no deserto, fluindo para refrigerar a todos e tornando os que se acham prestes a perecer ansiosos de beber da água da vida.” EGW, Review & Herald, 24 dez, 1908.


Ilustração:
Mostrar foto de uma nascente, poço, fonte, ou
Mostrar um copo com água


Você já viu uma nascente (fonte, mina) de água? A nascente é o lugar onde a água brota ou sai da terra, normalmente é um buraco bem pequenino em uma rocha ou na terra. A água vai saindo dali, depois ela vai aumentando e se torna em um riacho, a água vai crescendo e se torna um rio, e o rio vai levando a água até chegar no mar. De um pequeno buraquinho na rocha passa a ser um rio enorme com muita água.


História: (João 4)
Certo dia Jesus estava viajando com seus discípulos pela terra de Samaria. Ao chegar perto de uma cidade chamada Sicar. Jesus parou ao lado de um poço para descansar enquanto os discípulos foram perto da cidade comprar alimento. Enquanto ele estava ali, chegou uma mulher samaritana para tirar água do poço. Jesus lhe disse: Por favor, me dá um pouco de água. A mulher olhou assustada e disse: Como o Senhor que é judeu pede água para mim que sou samaritana?


Os judeus não gostavam e nem conversavam com os samaritanos, mas Jesus era diferente, Ele amava todas as pessoas não importa de onde eram ou o que faziam. Jesus lhe disse então: Se você soubesse quem é que lhe pede água, você lhe pediria e Ele lhe daria água viva. A mulher lhe disse: Água viva? Mas o Senhor nem tem balde para tirar água e como é que pode me dar água viva? Jesus lhe disse: Quem beber dessa água vai ter sede de novo, mas quem beber da água que Eu der nunca mais terá sede, pelo contrário, a água que eu lhe der será nele como uma fonte a jorrar para a vida eterna.


A mulher ficou confusa, pois não entendia o que Jesus queria dizer. Jesus queria que ela soubesse que quando nós bebemos da água viva que é Ele mesmo, isto é, quando aprendemos sobre Ele, temos cada vez mais vontade de aprender e o Espírito Santo dentro do nosso coração, vai nos ajudar a falar para os outros e eles também vão ter vontade de conhecer mais a Jesus. Então nós seremos como uma fonte jorrando Água Viva (Jesus) para as pessoas que estão perto de nós.


E vocês sabem o que a mulher samaritana fez depois que Jesus conversou com ela? Ela foi correndo para casa e convidou seu esposo, seus vizinhos e todas as pessoas que encontrava para irem até o poço conhecer Jesus. O Espírito Santo trabalhou no coração dela como uma fonte e ela levou a Água Viva para mais e mais pessoas até que toda a cidade ficou conhecendo Jesus. Você também quer ser como uma fonte para levar outras pessoas até Jesus? Então vamos orar?


Oração: Querido Deus, envie o Teu Santo Espírito ao meu coração. Eu quero que Ele seja dentro de mim como uma fonte, jorrando água viva para que outras pessoas também conheçam o Teu amor através de mim. Em nome de Jesus, Amém.


Atividade de Fixação: Visitar uma nascente, riacho ou poço e conversar sobre a história. Fazer um desenho sobre a história da mulher samaritana.


0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA