segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Por que acredito na Bíblia?

 Podemos acreditar na Bíblia em pleno século 21? Não tem a ciência demonstrado que ela não merece crédito? Seria a Bíblia mais do que um livro de mitos e histórias para as crianças? Confira as razões porque acredito nela:


* A Bíblia alega ter sido inspirada por Deus. Ela foi escrita por pessoas comuns, mas essas pessoas foram guiadas pelo Espírito Santo. A Bíblia afirma tal coisa, como você pode conferir, por exemplo, em II Pedro 1:20 e 21. E, se isso é verdade, ela está em um nível diferente dos outros livros.


* Jesus citou a Bíblia. Você pode ver isso em Lucas 24:27 e 44, entre outros textos. Eu não acredito que Cristo fosse citar um livro de conto de fadas.


* As profecias da Bíblia são corretas. O profeta Miquéias (cerca de 500 anos antes de Cristo) predisse que Jesus nasceria em Belém, na Judéia. Sua profecia se cumpriu em cheio. O profeta Isaías predisse que Babilônia: a) seria destruída; b) ficaria sem moradores; c) não teria árabes como seus habitantes; d) se tornaria a casa de aves e animais selvagens; e) seria um lugar onde os pastores não cuidariam de suas ovelhas. (Veja Isaías 13:19 a 22). Essa profecia teve um cumprimento literal – sem falar em muitas outras.


* A arqueologia confirma a Bíblia. Repetidamente, a arqueologia tem confirmado a veracidade da Bíblia. Vou citar um caso. T.K. Cheyne disse, na edição de de 1881 da Encyclopaedia Britannica, que as passagens bíblicas sobre os hititas não podiam ser tomadas estritamente como documentos históricos” porque não havia evidências de que esse grupo tenha existido. Hoje, graças à arqueologia, a Encyclopaedia Britannica concorda com o que a Bíblia afirma sobre os hititas.


* A mensagem bíblica tem unidade. Embora cerca de 35 autores tenham participado na elaboração dos escritos bíblicos, num período de mais ou menos 1.500 anos, não há contradições neles. Não se chocam uns com os outros.


* A Bíblia dá lampejos científicos. Ela não é um livro de ciência, mas não erra quando fornece um de seus flashes científicos. Jó 38:31 fala em “atar… o Sete-estrelo”. De fato, as sete estrelas da Plêiade se deslocam no espaço numa mesma direção. R.J. Trumpler, do observatório Lick, na Austrália, diz que elas estão todas amarradas juntas e “voando como um bando de pássaros”. A mesma passagem cita a frase “soltar os laços de Órion”. De fato, as estrelas do laço de Órion viajam separadamente.


* Ela resiste à ação do tempo e dos críticos. (Veja Isaías 40:8). Apesar de todo tipo de ataque, incluindo aí a fúria dos críticos, a Bíblia chega com vida e saúde ao século 21.


* Deus e a salvação constituem seus temas centrais. Em marcante contraste com outros escritos “sagrados”, a Bíblia focaliza mais Deus e a maneira como as pessoas podem ser salvas do que as façanhas humanas.


* A Bíblia apresenta uma excelente ética. A moralidade e a ética apresentadas pela Bíblia são contrárias à inclinação natural das pessoas, mas não ao bom senso. “Felizes os pobres de espírito” e “Ame seus inimigos” são dois ensinamentos interessantes, você não acha?


* A Bíblia transforma vidas. (Veja Hebreus 4:12). Alguns anos atrás, um militar visitou uma ilha de canibais no Pacífico Sul. Certo dia, viu um velho sentado em frente à sua cabana lendo um livro. Perguntou o que ele estava lendo. Levantando sua Bíblia, o chefe disse: “Leio o livro de Deus”.
“Você está meio ultrapassado, não?”, atacou o militar. “Em meu país, não acreditamos mais nesse livro. Achamos que ele não passa de um amontoado de mitos”.
O velho chefe pensou devagar, então replicou: “Talvez vocês não acreditem no Livro em sua terra. Mas o Livro me fez um homem bom. Antes dele chegar aqui, eu comeria você. Agora o livro me mudou. Deixei de ser canibal. O Livro mudou meu coração. Diga-me, homem branco, você quer que eu jogue o Livro fora e coma você?”


(Escrito por Don Fehlberg) Via Amilton Menezes

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA