quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Meu Amigo, O Espírito Santo – Tema 5: O AZEITE


Texto Bíblico: “As néscias, ao tomarem as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo; no entanto, as prudentes, além das lâmpadas, levaram azeite nas vasilhas.” Mateus 25:3-4



Citação: “O azeite é um símbolo do Espírito Santo, que é introduzido na alma pela fé em Jesus Cristo. Aqueles que examinam diligentemente as Escrituras com muita oração, que confiam em Deus com firme fé, que obedecem aos Seus mandamentos, estarão entre os que são representados como virgens prudentes.


O azeite de que tanto necessitavam os que são representados como virgens néscias não é algo a ser posto por fora. Eles precisam introduzir a verdade no santuário da alma, para que purifique, aprimore e santifique.” Review & Herald, 17 set, 1895.


Ilustração:


Mostrar vela acesa, ou
Lamparina antiga
Azeite ou óleo


Vocês sabem o que é isto? É uma vela acesa, uma luz. Para que serve a luz? Para nos ajudar a enxergar as coisas, enxergar o caminho por onde temos que ir. Antigamente as lâmpadas tinham óleo ou azeite dentro e um tipo de pano torcido, que funcionava como pavio. Quando se colocava fogo naquele pavio que estava cheio de azeite, o azeite ia se queimando e o pavio ficava acesso. Quando todo o azeite era queimado, acabava a luz e ficava tudo escuro e ninguém mais podia enxergar o caminho.


História: (Mateus 25)


Um dia Jesus contou a história de dez amigas que se arrumaram para uma festa de casamento. Naquela época os casamentos eram diferentes. Os convidados chegavam à frente da casa do noivo, e ficavam esperando ele chegar para começar a festa. Quando o noivo chegava todos entravam e a porta era fechada e ninguém mais podia entrar.


Como aquela festa era de noite aquelas dez amigas haviam levado uma lâmpada para enxergar o caminho e poderem entrar na festa. Ninguém podia entrar na festa sem uma lâmpada acesa. As moças estavam lá esperando o noivo, mas ele estava demorando a chegar. Ele demorou tanto que elas dormiram esperando. As lâmpadas delas foram queimando o azeite até que se apagaram. A meia noite alguém gritou: O noivo está chegando! Todas elas acordaram assustadas, cinco delas tinham trazido um vidrinho com mais azeite para colocar na lâmpada, mas as outras cinco não tinham, elas tiveram que sair correndo para ir comprar, mas enquanto estavam comprando, o noivo chegou, as cinco amigas entraram com todos os convidados na casa e a porta foi fechada. Que tristeza, as moças que tinham ido comprar azeite não puderam mais entrar na festa.


Jesus ensinou com esta história que nós somos como uma lâmpada e para que a nossa luz fique acesa precisamos do azeite que é o Espírito Santo. Sem o Espírito Santo em nossa vida a nossa luz não pode brilhar. A luz que é produzida pelo óleo que é Espírito Santo nos ajudar enxergar o caminho que temos que seguir, isto é, a entender a Bíblia e saber o que fazer. Vamos pedir que Ele esteja sempre em nossa vida?


Oração: Querido Deus, envia o Espírito Santo ao meu coração para que através dEle eu entenda a Sua Palavra e saiba qual é a Sua vontade par a minha vida. Em nome de Jesus, Amém.


Atividade de Fixação: Desenhar uma lâmpada antiga. Fazer uma lamparina caseira. Material: 1 rolha, estilete, prego, barbante (10 cm), recipiente (200 ml, lata ou vidro), óleo de cozinha. Corte com o estilete uma fatia da rolha com 1 cm de espessura, faça com o prego um pequeno furo no centro, umedeça o barbante no óleo e passe pelo furo (deixe 1cm para fora), coloque o óleo no recipiente, mergulhe o barbante no óleo e deixe a rolha flutuando nele. Agora basta acender o barbante!


0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA