segunda-feira, 4 de junho de 2012

Várias Leis



Na Sagrada Escritura, encontramos várias leis. Quando falamos da lei, devemos ter em atenção de que lei se trata.

Por esse motivo, vamos começar por perceber que leis eram essas.

Encontramos, pelo menos quatro leis fundamentais;
Lei Moral - 2) Leis Cerimoniais  3) Leis Civis - 4) Leis de Saúde
1 - Leis Civis

As leis civis, não foram abolidas. Foram evoluindo com o tempo. Encontramos vários exemplos destas leis.

Por exemplo:

Lei acerca Da Violência; Êxodo 21:12-36

Lei acerca dos Servos; Êxodo 21:1-11

Lei acerca da Propriedade; Êxodo 22:1-15
2 - Leis de Saúde

As leis de Saúde, não foram abolidas. Foram evoluindo com o tempo. Encontramos vários exemplos destas leis.

Por exemplo:

Lei sobre o que se deve e o que não se deve comer Levítico 11

Leis de Higiene; Levítico 15
3 - Leis Cerimoniais

LEIS CERIMONIAIS – Apontavam para a morte de Jesus, o Cordeiro de Deus, na Cruz do Calvário.

Por esta lei, eram feitos sacrifícios pelos pecados do povo.

Hebreus 10:1 - Porque tendo a LEI a sombra dos bens futuros, e não a imagem exacta das coisas, nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperf......eiçoar os que a eles se chegam.

Quando Jesus morreu, o véu do templo rasgou-se ao meio. Não mais eram necessários sacrifícios, pois Jesus era o sacrifício esperado.

Mateus 27:50-51 - As Leis Cerimoniais, foram abolidas na Cruz do Calvário, no mesmo instante que Jesus, morreu. E Jesus, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras;

‎A LEI CERIMONIAL ERA PROVISÓRIA; Esta lei ditada por Moisés e escrita nos livros de Moisés, era a solução para o pecado, mas não identificava o pecado. Os pecados eram perdoados com a morte dos animais, que apontavam para a morte de Cristo. Jesus Cristo ao morrer na Cruz do Calvário, confirmou o perdão de todos aqueles que ofereceram cordeiros, ao longo do velho testamento e até à Sua morte.

4 - Lei Moral, conhecida pela Lei dos Dez Mandamentos

A LEI MORAL 
- Define o pecado. Existe antes do pecado. 

A lei de Deus, contém dez mandamentos. A Bíblia diz em Êxodo 20:1-1

"Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

[1]Não terás outros deuses diante de mim.

[2]Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam, e uso de misericórdia com milhares dos que me amam e guardam os meus mandamentos.

[3]Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente aquele que tomar o seu nome em vão.

[4]Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.

[5]Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.

[6]Não matarás.

[7]Não adulterarás.

[8]Não furtarás.

[9] Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

[10] Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo. 

Segundo, a Sagrada Escritura, transgredir esta lei é pecar. O Salário do pecado é a morte. Iremos analisar na Bíblia Sagrada o que Deus nos fala acerca deste mesma lei.
Via Estudos Bíblicos Adventistas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA