terça-feira, 19 de junho de 2012

Saúde Emocional - Desapontamento


Tendo em vista que vivemos em um mundo imperfeito, repleto de pessoas imperfeitas, desapontar-se não é algo incomum.Sentimo-nos desapontados porque criamos expectativas acerca das coisas e das pessoas. Algumas vezes essas expectativas são realistas, mas muitas vezes, temos expectativas irreais. 

Entramos em um relacionamento de amizade, e somos levados a pensar de que aquelas pessoas sempre estará ao nosso lado, mas, em um belo dia, ela nos decepciona. Iniciamos um relacionamento amoroso, e tudo parece muito lindo até que algo acontece e ficamos decepcionados. Às vezes nos desapontamos conosco, com nosso desempenho em alguma situação, como por exemplo, alguém que decide fazer uma dieta mas com poucos dias quebra a dieta e decepciona-se consigo mesmo e com sua capacidade de manter-se firme em um propósito.Então eu pergunto: “É possível desapontar-se com Deus?”. Alguns podem achar que não, mas eu afirmo, sem medo, que sim, é possível desapontar-se com Deus.

1. Por que estavam tristes e desapontados os discípulos no caminho de Emaús?

Lucas 24:13-24
13 E eis que no mesmo dia iam dois deles para uma aldeia, que distava de Jerusalém sessenta estádios, cujo nome era Emaús.
14 E iam falando entre si de tudo aquilo que havia sucedido.
15 E aconteceu que, indo eles falando entre si, e fazendo perguntas um ao outro, o mesmo Jesus se aproximou, e ia com eles.
16 Mas os olhos deles estavam como que fechados, para que o não conhecessem.1
7 E ele lhes disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós, e por que estais tristes?
18 E, respondendo um, cujo nome era Cléopas, disse-lhe: És tu só peregrino em Jerusalém, e não sabes as coisas que nela têm sucedido nestes dias?
19 E ele lhes perguntou: Quais? E eles lhe disseram: As que dizem respeito a Jesus Nazareno, que foi homem profeta, poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo;
20 E como os principais dos sacerdotes e os nossos príncipes o entregaram à condenação de morte, e o crucificaram.
21 E nós esperávamos que fosse ele o que remisse Israel; mas agora, sobre tudo isso, é já hoje o terceiro dia desde que essas coisas aconteceram.
22 É verdade que também algumas mulheres dentre nós nos maravilharam, as quais de madrugada foram ao sepulcro;
23E, não achando o seu corpo, voltaram, dizendo que também tinham visto uma visão de anjos, que dizem que ele vive.
24E alguns dos que estavam conosco foram ao sepulcro, e acharam ser assim como as mulheres haviam dito; porém, a ele não o viram.

2. Por que os israelitas se desapontaram quando finalmente encontraram água no início de sua jornada pelo deserto? 

Êxodo 15:22-24
22Depois fez Moisés partir os israelitas do Mar Vermelho, e saíram ao deserto de Sur; e andaram três dias no deserto, e não acharam água.
23 Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara.
24 E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?
Perceba que tanto o desapontamento dos discípulos (manifesto na forma de tristeza) como o desapontamento dos israelitas (manifesto na forma de queixa) ocorreu pelo mesmo motivo – uma expectativa falsa.Se você estivesse caminhando no deserto há três dias, sem encontrar água, e de repente visse uma fonte de água, o que você pensaria? É possível que seu pensamento fosse “finalmente encontrei água”, ou “enfim poderei saciar minha sede”. 

Acredito que o povo de Israel pensou mais ou menos assim. Olhou para aquelas águas amargas e, sem saber que eram amargas, esperou que elas fossem a solução para sua sede. Não havia nenhuma placa próximo à fonte com a frase “água boa para beber”. Foram eles mesmos que criaram essa expectativa.No caso dos discípulos, a falsa expectativa de que Jesus fundaria seu reino nesse mundo e devolveria a honra a Israel foi criação de suas mentes. Cristo não havia prometido isso a eles. Muito pelo contrário. 

Durante todo o ministério de Cristo, Ele tentou explicar a Seus discípulos sua real missão. Explicou a Eles que era necessário que Ele morresse, mas que ao terceiro dia ressuscitaria. Mas, mesmo assim, o foco na falsa expectativa não permitiu que os discípulos compreendessem o que estava para acontecer. E ao deparar com a realidade de que Cristo estava morto, eles se desapontaram.Partindo dessa compreensão, voltemos à pergunta inicial: 

É possível desapontar-se com Deus?Sim, é possível desapontar-se com Deus, porque criamos falsas expectativas em relação a Deus.Deus nos deixou diversas promessas na bíblia, mas, se interpretarmos a Palavra de Deus ao nosso modo, criaremos falsas expectativas. E quando essas expectativas forem frustradas, ficaremos desapontados com Deus, afinal, foi Ele quem fez as promessas. 

É verdade que muitas vezes acreditamos no que as pessoas nos dizem, e somos desapontados mesmo tendo expectativas verdadeiras. Mas isso só ocorre na relação entre seres imperfeitos. Com Deus, só existe uma forma de desapontamento, aquele que parte de nosso próprio erro ao esperar de Deus algo que Ele não prometeu.

3. Como podemos evitar esse desapontamento com Deus?

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32.

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.” João 14:6.

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13.

Quando desenvolvemos intimidade com Deus e aprendemos a ouvir Sua voz sem ruídos, a entender Suas palavras sem distorções, temos acesso à verdade. O Espírito Santo nos guia à verdade que é Cristo Jesus. Relacionando-nos intimamente com Ele não criaremos falsas expectativas sobre Sua divina ação em nossa vida.

Mas, como podemos evitar o desapontamento em relação às pessoas que nos cercam e a nós mesmos? Precisamos aprender a criar expectativas realistas, e isso inclui aceitar o fato de que não somos infalíveis. Se eu vou mal numa prova que tinha certeza que iria bem, não devo me desapontar, não sou infalível, estou sujeito a errar questões em uma prova por mais que tenha estudado. Precisamos aprender que as pessoas também possuem defeitos e falhas, e não podemos exigir delas perfeição, nem depositar nossas expectativas nelas. Devemos confiar naqueles que amamos tendo em mente que eles podem falhar.

Só existe um ser que não falha, e esse é Deus. A divina trindade não falha. Com Ele aprendemos a não falhar. Como seres humanos limitados que somos, somente crescendo no relacionamento de intimidade com Deus é que poderemos nos prevenir de falhar. Sozinhos estamos sujeitos à queda, e não há porque criar falsas expectativas sobre isso!

Para refletir: 
“Aqueles que têm idéias muito elevadas sobre a vida matrimonial, cuja imaginação tem construído castelos no ar, com quase nada a ver com as perplexidades e problemas da vida, se encontrarão lamentavelmente desapontados diante da realidade. Quando a vida real vier com seus problemas e preocupações, eles estarão totalmente despreparados para enfrentá-los. Esperam perfeição um do outro, mas encontram fraquezas e defeitos; porque homens e mulheres finitos não são perfeitos. Então começam a encontrar defeito um no outro, e a expressar seu desapontamento. Em vez disto, devem tentar ajudar um ao outro a enfrentar corajosamente a batalha da vida.” Cartas a Jovens Namorados, p. 31.

Estudo 06 da Série Saúde Emocional

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA