quarta-feira, 13 de junho de 2012

Saúde Emocional - Seres que sentem


Fomos criados por Deus como seres que possuem sentimentos e emoções. Seres que sentem as coisas ao seu redor, com a mente e o corpo. Você já ouviu a expressão “estou com um frio na barriga”? Sabemos que quem diz isso não está se referindo ao fato de não estar agasalhado o suficiente na região abdominal, mas a uma emoção (possivelmente a ansiedade).


Sentimos com a mente e com o corpo porque mente e corpo trabalham em conjunto, são interdependentes e influenciam-se mutuamente. Dessa forma, saúde física e saúde emocional se relacionam intimamente também, e se queremos ser saudáveis e ter qualidade de vida, precisamos cuidar não apenas das questões físicas, mas também das nossas emoções. 
Algumas funções das emoções:
1. Permitem que avaliemos os estímulos presentes em nosso ambiente (nossa avaliação sobre as coisas que nos cercam estão intimamente relacionadas com as emoções que elas produzem em nós);
2. Prepara-nos para algumas ações (quando sentimos medo, por exemplo, o acelerar do pulso e a tensão muscular nos preparam para uma fuga mais fácil);
3. Auxilia nos relacionamentos (o sentimento de empatia, por exemplo, nos permite colocarmo-nos no lugar do outro e compreendê-lo melhor). 
Existem em nosso mundo tantas coisas que nos fazem sentir emoções e sentimentos ruins, não é verdade? Uma pessoa que não vê solução para seus problemas e angústias, e que não suporta mais sofrer, pode chegar ao seguinte questionamento: “Por que me sinto tão mal? Por que não consigo sentir sentimentos bons?”.


1. Como era o mundo logo que Deus o criou? 
“Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia.” Gênesis 1:31.


 2. Que coisas Deus se preocupou em providenciar para que o homem se sentisse bem no mundo criando por Ele? 
“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera.” Gênesis 2:2 e 3.


 “Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” Gênesis 2:9.


 “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea.” Gênesis 2:18.


A criação de Deus era perfeita. Ele olhou para o que havia criado e viu que era muito bom! Deus se preocupou em separar um dia para que o homem se relacionasse com Ele de forma mais íntima, providenciou árvores não apenas para alimentar o homem, mas também para compor uma paisagem que lhe fosse agradável aos olhos, e lhe deu uma companheira. Tudo isso formava, no Éden, um ambiente propício para bons sentimentos e emoções! Imagine o bem estar sentido por Adão e Eva nos dias que viveram felizes no jardim!Observe o que está escrito em Gênesis 2:25: “O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha.” Adão e Eva não sentiam vergonha por estar nus. Não havia incômodo na atmosfera agradável criada por Deus neste mundo. Podemos acreditar que tudo era realmente muito bom!


3. Quando, então, o ser humano começou a sentir sentimentos e emoções ruins? Gênesis 3:1-10 
1 Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?
2 Respondeu-lhe a mulher: Do fruto das árvores do jardim podemos comer,
3 mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Dele não comereis, nem tocareis nele, para que não morrais.
4 Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.
5 Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se vos abrirão os olhos e, como Deus, sereis conhecedores do bem e do mal.
6 Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.
7 Abriram-se, então, os olhos de ambos; e, percebendo que estavam nus, coseram folhas de figueira e fizeram cintas para si.
8 Quando ouviram a voz do SENHOR Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do SENHOR Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.
9 E chamou o SENHOR Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?
10 Ele respondeu: Ouvi a tua voz no jardim, e, porque estava nu, tive medo, e me escondi.


”Os primeiros sentimentos ruins sentidos pelo ser humano foram vergonha e medo. Eles sentiram vergonha quando perceberam que ambos estavam nus, e sentiram medo quando ouviram a voz de Deus. Desde esse dia, esses e outros sentimentos ruins nos assombram e, muitas vezes, comprometem nossa saúde emocional. Mas, mesmo com tantas coisas ruins que afetam nossas emoções, podemos ter sentimentos bons hoje! Ao longo desse estudo, descobriremos como lidar com as principais emoções ruins que têm afetado nossas vidas.


Para refletir: “Cada emoção e desejo tem de ser mantido em sujeição à razão e à consciência.” Mente, Caráter e Personalidade, vol.1, p. 325.

Estudo 01 da Série Saúde Emocional

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA