quinta-feira, 21 de junho de 2012

A Corrida Cristã


“... aquele que crer não foge” (Isaías 28:16).

“Ambos corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa do que Pedro e chegou primeiro ao sepulcro” (João 20:4).


Que fique bem claro que essas palavras não desculpam a preguiça, a acomodação, a tolerância de temperamentos adormecidos, que procuram seu bem-estar, evitando o sacrifício e a renúncia.

Hoje em dia, a vida passa depressa e despercebida. Passa-se de uma coisa para outra com precipitação. Assim, a superficialidade, o hábito e o desgaste ameaçam a cada um de nós, sem que percebamos. As circunstâncias da vida concorrem para impedir a calma, o repouso, a paz.

Mas há um remédio para "aquele que crê": não se deixar levar pela corrente da vida moderna, não se apressar. O que significam essas palavras? Qualquer que seja o trabalho, o dever diário e as numerosas pequenas atividades que o compõem, nosso coração deve permanecer em repouso. É o próprio Deus que nos dá o ritmo e a medida. É ele que mantém seus filhos à sombra do Todo-Poderoso.

Aquele que crê não se apressa e não se deixa atropelar. Aprende a descarregar seu peso sobre Deus, assim como os cuidados. Quando o trabalho a que é chamado o sobrecarrega e o oprime sobremaneira, quando sua atividade o cansa e encobre sua comunhão com Deus, ele percebe o perigo, vê que a velocidade está a ponto de vencê-lo e, então, não "se apressa". Coloca-se sob a direção de Deus, que vai adiante e regula o ritmo de sua vida.

Somos chamados a correr, a conquistar o prêmio da carreira, mas está dito expressamente que devemos observar as regras prescritas. Há coisas semelhantes a "correr mais depressa que Pedro" e chegar a um "sepulcro" onde sentimos a própria morte espiritual, a avidez, a esterilidade, o desânimo e o cansaço. 

A diferença está em corrermos ao sepulcro em vez de andarmos em novidade de vida com o Ressuscitado, em todo o poder da ressurreição. Sua carga é suave e aquele que encontra nele o repouso para a alma não se deixa atropelar. Vigia para que seu trabalho permaneça no devido lugar e para que a comunhão com Deus fique no primeiro plano da vida.


- Extraído de H. E. Alexander, Orvalho da Manhã. 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA