quarta-feira, 20 de junho de 2012

Saúde Emocional - Insegurança


O que lhe faz sentir inseguro(a)?
Recentemente, assisti a um telejornal que mostrava algumas filmagens de assaltos realizados em uma rua do Rio de Janeiro. Câmeras haviam sido instaladas para realizar esses flagrantes. Fiquei impressionada ao ver que em poucos minutos dezenas de pessoas foram assaltadas nessa rua. Algumas das pessoas que fazem com freqüência esse percurso, ao serem entrevistadas, relataram sentir insegurança ao longo do trajeto.

Insegurança! Isso é o que esse mundo de pecado nos oferece em abundância hoje. As pessoas estão cada dia mais inseguras quanto a assaltos, relacionamentos, estabilidade financeira... sem contar a insegurança pessoal gerada por um baixo autoconceito. 

O que a Bíblia nos ensina sobre sentir-se seguro? É possível deitar a cabeça no travesseiro e sentir-se seguro mesmo com tudo que tem ocorrido ao nosso redor? 
“Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança.” Salmos 4:8

Imagine a situação do povo de Israel frente ao Mar Vermelho. De repente, o mar se abre e eles avistam terra seca entre as águas para atravessar. Imagine-se entre o povo. Você olha para o lado esquerdo e vê um imenso muro de água. Olha para o lado direito e a imagem é semelhante. Você temeria atravessar por entre os muros de água do Mar Vermelho?

2. O que a Bíblia nos revela sobre essa travessia? 

“E os guiou com segurança, que não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos.”Salmos 78:53.
Quando somos conduzidos por Deus não precisamos temer, pois a segurança é certa. Somente Ele pode nos oferecer segurança nesse mundo turbulento, e quando Ele age em nossa vida podemos ficar seguros de que tudo acabará bem. 

3. Que promessa Deus fez ao povo em Deuteronômio 12:10?

“Mas passareis o Jordão, e habitareis na terra que vos fará herdar o SENHOR vosso Deus; e vos dará repouso de todos os vossos inimigos em redor, e morareis seguros.” Deuteronômio 12:10.

4. Que promessa ele faz para nós hoje? 

“Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal.” Provérbios 1:33.“Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.” Salmos 91:11.
Para algumas pessoas, acreditar nessa promessa pode ser bem difícil. Descansar seguro nas mãos de Deus não é algo simples para todos. A menos que tenhamos um relacionamento de intimidade com Ele e O conheçamos bem, não conseguiremos experimentar plenamente a segurança que Deus oferece. 

Olhando o cenário mundial atual, falar em segurança parece realmente utopia, e humanamente falando, não passa de utopia. A segurança só se torna uma realidade em Deus. E a segurança que Deus oferece é uma segurança pessoal. Ele promete ao que ouve Sua voz, ao que deposita fé nEle, e não ao mundo como um todo.

As profecias bíblicas nos dizem que estamos bem próximos da segunda vinda de Jesus. Os sinais da segunda vinda de Cristo não falam de um mundo seguro. Muito pelo contrário! Os sinais da segunda vinda de Cristo apontam um mundo instável, cada dia mais inseguro ecologicamente, socialmente e financeiramente. Mas esses sinais nos foram dados para que nos sentíssemos seguros de que toda dor e sofrimento em breve irão acabar. Esses sinais nos foram dados para que nos preparássemos para esse grande e maravilhoso dia da Volta de Jesus.

Contudo, os ímpios serão pegos de surpresa. E está escrito: “Pois que, quando disserem: Há paz e segurança, então lhes sobre-virá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida, e de modo nenhum escaparão.” I Tessalonicenses 5:3. Os ímpios terão uma falsa sensação de paz e segurança, e então serão surpreendidos pelo caos que antecede o retorno de Jesus.

Ao estudarmos a bíblia, somos convidados por Deus a estarmos no grupo que desfrutará a verdadeira segurança. Em que grupo você deseja estar?

Para refletir: 
“"Vossa única segurança e felicidade está em fazer de Cristo vosso constante Conselheiro. Podeis ser felizes nEle ainda que não tenhais nenhum outro amigo no vasto mundo." Mente, Caráter e Personalidade, vol 1, pág. 127.

Estudo 07 da Série Saúde Emocional

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA