terça-feira, 5 de junho de 2012

Se Deus é onipotente e onisciente; sabe se no final de minha vida vou me perder ou não… Por que continua em busca de um pecador (suponhamos que eu esteja perdido e Ele saiba disto)?


A Onisciência de Deus é uma das coisas mais difíceis de se explicar devido às limitações de nossa natureza humana (por exemplo, os melhores cientistas não conseguiram ainda entender a complexidade do cérebro. Isto nos mostra que, se não entendemos a nós mesmos, mais difícil ainda será compreendermos racionalmente a Deus e Seus atributos).
Entretanto, creio que a Palavra de Deus lançará luz sobre sua questão.
Duas coisas devem ficar claras em sua mente para que eu possa responder sua pergunta:
1) Deus quer que todos sejam salvos – 1ª Timóteo 2:4; 2ª Pedro 3:9, etc. Ele não “predestina” uns para a salvação e outros para a perdição.
2) A Onisciência de Deus não é causativa, ou seja, o fato de Deus saber o que irá acontecer não significa que Seu conhecimento causou determinado acontecimento. Medite nesta frase: “as coisas acontecem não porque Deus as prevê; Deus as prevê porque elas vão acontecer”. Isto significa que Deus dá a cada ser humano a oportunidade de escolher ser salvo – João 3:15; Apocalipse 22:17, etc.
Tendo isto em mente, posso dar um passo adiante e sugerir-lhe a seguinte solução: Deus vai atrás do pecador, mesmo sabendo que esse irá se perder, porque Ele, sendo Onipotente, não está preso aos acontecimentos. Ele não está preso ao futuro e à própria Onisciência. Mesmo sabendo que uma pessoa irá escolher a perdição, Ele continua a trabalhar em prol de sua conversão, pois Seu poder pode mudar o futuro das coisas, caso o pecador queira.
Como falei no princípio, reconheço que explicar tal coisa não é algo simples e que outros estudiosos da Bíblia podem ter outra “explicação” para a sua questão. Todavia, acredito que mesmo não tendo todas as respostas, podemos confiar no amor e sabedoria de Deus. Com certeza ele vai agir (e o faz hoje) em favor do pecador da melhor maneira possível, pois Ele é o Justo Juiz: “Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda” 2ª Timóteo 4:8.
Quando estivermos no Céu iremos comprovar isto pessoalmente. Enquanto não estivermos lá, sigamos em nossa caminhada cristã seguros na mão de Cristo. Somente assim poderemos um dia ter respostas a todos os “porquês” da vida.
Fonte: Portal JA

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA