quinta-feira, 14 de junho de 2012

Saúde Emocional - Alegria

Alegria! Este devia ser um sentimento comum à vida no Éden perfeito. Infelizmente, como vimos o estudo anterior, com a entrada do pecado no mundo o ser humano conheceu os sentimentos ruins. Atualmente, para muitas pessoas, devido às condições difíceis em que vivem e ao sofrimento que enfrentam, a alegria se tornou um sentimento raro.

1. Mas, quais as implicações de uma vida sem alegria?
“O coração alegre aformoseia o rosto, mas com a tristeza do coração o espírito se abate.” Provérbios 15:13. 

“O coração alegre é bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos.”Provérbios 17:22.

De acordo com a Bíblia, a alegria deixa o rosto mais bonito e é bom remédio para o corpo. Quem é que não quer ter rosto bonito e saúde?
Este sentimento tem sido alvo de muitas pesquisas científicas. Alguns dos resultados encontrados em pesquisas sobre a alegria são:
1. Experimentar sentimentos positivos, como alegria, amplia nosso horizonte mental permitindo que solucionemos problemas com mais rapidez;
2. Pessoas mais bem humoradas e alegres têm mais facilidade em usar a criatividade, são flexíveis e abertas a novas experiências;
3. Sentimentos positivos, como a alegria, ajudam as pessoas a se acalmarem com mais rapidez em situações estressantes;
4. A alegria fortalece o corpo e a mente e nos prepara melhor para enfrentar situações difíceis;
5. A alegria ajuda a reduzir a concentração de cortisol (hormônio do stress) no sangue;
6. Ao reduzir a concentração de cortisol no sangue, a alegria colabora para um sistema imunológico mais forte e nos protege contra doenças;
7. Rir tem efeito relaxante sobre o tônus muscular;

2. Mas, em meio a tantas coisas ruins que vemos nos jornais, e situações difíceis que vivemos diariamente, como podemos ser alegres?
“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.” Gálatas 5:22 e 23.
A verdadeira alegria é produzida em nossa vida pela ação do Espírito Santo. Quando o Espírito de Deus atua em nossa vida, mesmo que estejamos enfrentando alguma situação difícil, podemos nos alegrar. Por isso Jesus disse: “Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa os insultarem, perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se, porque grande é a recompensa de vocês nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que viveram antes de vocês.” Mateus 5:11-12.
Pode parecer estranho ler que devemos nos alegrar quando pessoas nos insultarem, perseguirem e espalharem mentiras sobre nós, mas é isso que Jesus está dizendo que devemos fazer. Quando enfrentamos dificuldades na vida porque decidimos servir a Deus, podemos nos alegrar na certeza de que há algo muito especial preparado para nós no céu, e o Espírito Santo nos dará essa alegria. A Ele Jesus se referiu na Bíblia como sendo o “Consolador” (João 14:16). Ainda que tudo esteja ruim, podemos confiar que com o Espírito de Deus em nossa vida é possível ter alegria.

3. Como a Bíblia nos aconselha que expressemos a alegria?
“Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome.” Salmos 100:4.

“Está alguém entre vós sofrendo? Faça oração. Está alguém alegre? Cante louvores.” Tiago 5:13.

Para refletir:
“A fim de que tenhamos saúde perfeita nosso coração deve estar cheio de esperança, amor e alegria.” Conselhos Sobre Saúde, pág. 587.

Estudo 02 da Série Saúde Emocional

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA