quarta-feira, 13 de junho de 2012

Suas Dúvidas Sobre a Lei de Deus Respondidas



Na parte 1 de "Os Dez Mandamentos Revisitados", foi comprovado a partir do Novo Testamento que os cristãos que são salvos pela graça, devem - por amor a Jesus Cristo - sinceramente se esforçar para guardar os Dez Mandamentos. Na parte 2, descobrimos que quando o Novo Testamento fala de uma certa "lei" sendo "abolida" por Jesus Cristo, ele está se referindo "a lei dos sacrifícios", escrita por Moisés, e não aos Dez Mandamentos escritos em pedra pelo dedo de Deus. Na parte 3, analisaremos um número de textos do Novo Testamento frequentememnte citados que estão agora a ser interpretados pelos indoutos no sentido de que os Dez Mandamentos não devem continuar a serem rigorosamente obedecidos. A verdade é que os Dez Mandamentos permanecem - e nem um jota ou til mudou - e deve ser honrado por todos os que crêem no Crucificado.


O que é o "Novo Mandamento"?
Jesus disse: "Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei" (João 13:34). O Mandamento de Cristo para "amar" não era novo. Moisés disse: "Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Levítico 19:18). A novidade é a expressão, "como eu vos amei". Como é que Jesus nos amou? Ao morrer na cruz por nossos pecados de quebrar a lei de Deus! (1 Coríntios 15:3; 1 João 3:4). O "novo" mandamento de Cristo não leva à ruptura dos 10 Mandamentos, pois isso nunca fez Jesus. Paulo escreveu: "amar é obedecer a toda a lei." (Romanos 13:10 NTLH). Através da graça, o amor à Deus que sentimos nos esforçará para cumprirmos cada um dos Dez Mandamentos. "Pois amar a Deus é obedecer aos seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de obedecer" (1 João 5:3 NTLH).


E sobre o "Dois Mandamentos''?
"...Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas" (Mateus 22:37-40). Jesus estava citando o Antigo Testamento: Deuteronômio 6:5 "Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força." e Levítico 19:18 "...amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o SENHOR". Os dois "são apenas um resumo dos dez". "Amar a Deus" é guardar os quatro primeiros mandamentos. "Amar" ao homem é guardar os seis últimos. Paulo disse que os mandamentos da segunda tábua da lei são brevemente descritos nessas palavras, a saber: "...Amarás o teu próximo como a ti mesmo" (Romanos 13:9). Se guardamos os dois, nós guardaremos os dez.


O que é a Nova Aliança?
"porque isto é o meu sangue, o sangue da [nova] aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados" (Mateus 26:28). "Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei...de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniqüidades" (Hebreus 10:16-17). Assim, a Nova Aliança é o perdão de nossos pecados através do sangue de Jesus Cristo e os Dez Mandamentos escritos no coração pelo poder de Deus.


"Não debaixo da Lei, mas da graça?" Romanos 6:14
Estar "debaixo" da lei significa ser "culpado diante de Deus" por quebrar a lei. (Romanos 3:19-20). Significa que a lei está figurativamente "em cima" de nós. Quando nos arrependemos de nossos pecados e temos fé em Jesus Cristo, somos perdoados por sua graça e já não somos "culpados diante de Deus". Então estamos livres para quebrar a lei? Paulo escreveu: "Havemos de pecar porque não estamos debaixo da lei, e sim da graça? De modo nenhum!" (Romanos 6:15).


Jesus Cristo "cumpriu a Lei", o que isto significa?
Jesus disse: "Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim destruir, mas cumprir" (Mateus 5:17). "Cumprir" certamente não significa "destruir". Mas cumpri-la em sua plenitude. E ainda dá um aviso aos que violam a Lei de Deus: "Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus..." (Mateus 5:19). Em Alguns capítulos anteriores, Jesus disse que Ele veio para "cumprir toda a justiça", quando Ele foi batizado (Mateus 3:15). Será que isso significa que Ele aboliu o batismo, porque Ele o "cumpriu"? Obviamente que não. Ele cumpriu o batismo como para nos servir de exemplo. É o mesmo com a lei. Durante sua vida terrena, Jesus Cristo cumpriu perfeitamente os Dez Mandamentos, guardando-os para nos servir de exemplo. Ele nunca roubou, mentiu, ou desonrou seus pais. Jesus Cristo também disse, "enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas" (Mateus 5:18 NTLH). À luz disto, então Ele disse que não deveríamos "quebrar nenhum dos mandamentos", mas que deveríamos "...obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo". (Mateus 5:18-19 NTLH).


Quais são os "mandamentos" dos quais ele estava falando? Alguns versículos depois, Jesus referiu-se ao 7º mandamento que diz: "Não adulterarás." (Mateus 5:27). Em seguida, declarou que até mesmo o olhar lascivo significava cometer adultério no coração (vs 28) e poderia levar uma pessoa para o inferno (v. 29). Assim quebrar a lei moral de Deus dos Dez Mandamentos é perigoso e potencialmente condenatório para a alma. Isso é o que Jesus Cristo ensinou claramente.


Portanto, quando os professos cristãos dizem que Jesus Cristo aboliu os Dez Mandamentos, alguém deveria perguntar: "Será que o verdadeiro Jesus se levantaria a favor disso?"


"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas. fora ficam os cães, os feiticeiros, os impuros, os assassinos, os idólatras, e todo aquele que ama e pratica a mentira. Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos testificar estas coisas às igrejas" (Apocalipse 22:14-16 - King James)


Artigo de Steve Wohlberg, traduzido pelo blog www.setimodia.wordpress.com do original "Your "Law Questions" Answered"

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA