quarta-feira, 27 de junho de 2012

O Sol como você nunca viu antes


Muitas fotografias e vídeos do espaço são coloridos artificialmente, dentre outras “manobras” para torná-las mais didáticas, visíveis ou mesmo bonitas. É o caso desse vídeo incrível do sol.
Suas imagens foram feitas pelo Observatório Solar Dinâmico (SDO, na sigla em inglês) da NASA, mas receberam processamento adicional para melhorar as estruturas visíveis. “Não há ciência por trás do vídeo, mas ele é muito bonito”, disse Scott Wiessinger, astrofísico e produtor de vídeo da NASA.
De fato, a transformação não tem valor científico, mas resultou em uma imagem do astro rei como nunca vimos antes; é de tirar o fôlego.
A gravação original – 24 horas de atividade solar, do dia 25 de setembro de 2011 – está em 171 ångstrom (171Å) de radiação ultravioleta extrema, que é uma medida de comprimento de onda de luz, nomeada em homenagem ao físico e astrônomo sueco Anders Jonas Ångström.
Tal comprimento de onda mostra o plasma da atmosfera solar, chamado de coroa, que tem cerca de 326.850 graus Celsius – isso porque a coroa solar representa apenas um milionésimo do brilho do sol, ficando visível apenas quando há eclipse sem escurecimento total; daí inclusive o aspecto de coroa.
Os “loops” (movimentos circulares que se repetem) são plasmas que são mantidos em seu lugar por campos magnéticos. Eles estão mais presentes nas “regiões ativas” do sol, onde os campos magnéticos são mais fortes. As regiões ativas solares geralmente aparecem em luz visível como manchas solares. [Gizmodo, NASA, Youtube]

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA