sábado, 30 de junho de 2012

O que significavam as quatro recomendações que o Concílio de Jerusalém fez aos crentes Gentios registradas em Atos 15:29?


O Concílio de Jerusalém rejeitou o ponto de vista dos Judaizantes (Judeus Cristãos defensores de que os conversos Gentios deveriam se submeter a toda a Lei de Moisés). O Concílio confirmou o princípio da Salvação pela Fé, e ponderou que padrões bíblicos de justiça eram muito bem conhecidos através dos ensinos da Lei de Moisés nas sinagogas espalhadas por todo o império Romano (Atos 15:21).
A carta produzida por este concílio para ser enviada a todos os cristãos daquela época, tomou como exemplo quatro áreas nas quais os crentes Judeus estavam profundamente ofendidos por elementos comuns da prevalecente cultura Gentílica e pediu aos Cristãos Gentios para serem sensitivos às convicções de seus irmãos Judeus. Sendo que pecados no Antigo Testamento são também pecados no Novo Testamento, necessitamos interpretar estes quatro assuntos como práticas que não são claramente identificadas como pecados.
Por exemplo, idolatria é pecado. Mas alguns Cristãos Gentios compravam carnes nos mercados dos templos (I Coríntios, caqpítulo 8). Estas carnes muito provavelmente eram as ?comidas contaminadas pelos ídolos? mencionadas por Tiago (Atos 15:20).
Abster-se da ‘carne de animais sufocados e do sangue’ tem a ver com as leis alimentares Judaicas, as quais proibiam a ingestão de sangue e também de animais que haviam sido estrangulados ao invés de degolados.
A palavra traduzida por imoralidade sexual é pornéia (v.20), um termo amplo e muito geral que é difícil de traduzir. Sendo que todos os cristãos são chamados a absterem-se de imoralidade sexual, é muito provável que este termo relacione-se não com pecados sexuais mas sim com a maneira leviana na qual as pessoas abordavam os assuntos sexuais no primeiro século, até com piadas.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA