quinta-feira, 7 de junho de 2012

Jesus violava o sábado?


Jesus curava aos sábados
Está escrito em João 5:18  “Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus”.


Este texto nos diz que Jesus ‘não guardava o sábado do modo fanático dos judeus’; não está falando que Jesus não guardava o sábado ‘como Deus ensinou’. Podemos ver isto claramente nos seguintes versos: “Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler”. (Lucas 4:16). “Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço”. (João 15:10). “Se me amais, guardareis os meus mandamentos”. (João 14:15).


Jesus tinha por costume ir aos sábados adorar a Deus na igreja (Lucas 4:16); Ele guardava o sábado do “modo correto”. Jesus obedecia a lei de Deus e inclusive disse para nós que “se o amássemos” iríamos guardar os seus mandamentos. (João 14:15).


Mas então, como entendermos o texto de João 5:18? Precisamos analisar seu contexto. Estudando os versos anteriores (contexto interno), vemos que a expressão “violava o sábado” não se refere a uma transgressão por parte de Jesus do 4o mandamento da lei moral de Deus. O significado do verso é que “Segundo os judeus” ele quebrantava o Sábado, pois não guardava da maneira deles. “Segundo Deus”, Jesus nunca profanou porque guardava da maneira correta estabelecida por Deus.


Podemos concluir que Jesus não violava o sábado da concepção de Deus, mas apenas da concepção extremista e fanática dos fariseus. Jesus enquanto esteve na terra procurou de todas as maneiras ensina-los a guardar o sábado de modo correto, para que se libertassem da pesada carga imposta pelos líderes da época.


O sábado, quando observando da maneira correta e com o fim para o qual Deus o designou é uma “bênção”.
Via Evidências Proféticas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA