segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Licopeno previne câncer de próstata

O licopeno é um pigmento que dá frutas e legumes, como tomate e melancia, sua cor vermelha. O licopeno é um carotenóide, e está presente no soro, fígado, glândulas adrenais, pulmões, próstata, cólon e pele em níveis mais elevados do que outros carotenóides. O licopeno tem propriedades antioxidantes e antiproliferativas em animais e estudos in vitro, embora a atividade em humanos permaneça ainda controversa.

Numerosos estudos epidemiológicos têm mostrado que o alto consumo de licopeno esta correlacionado com menor incidência de câncer, doenças cardiovasculares e degeneração macular. Contudo, as estimativas de consumo de licopeno têm sido baseadas em relação à ingestão de tomate, e não sobre o uso de suplementos a base de licopeno. Pelo fato do tomate ser fonte de outros nutrientes como a vitamina C, folato e potássio, não esta bem claro que o licopeno em si seja benéfico.

Com base nas propriedades antioxidantes observados em estudos de laboratório, o licopeno tem demonstrado ser eficiente em terapia preventiva da degeneração macular relacionada à idade.

Vários estudos sugerem que comer legumes ricos em licopeno, como tomate ou de produtos à base de tomate, pode reduzir o risco de câncer de mama, cervical, gastrointestinal, colorretal, pulmão e próstata. Possui efeitos protetores contra os raios ultravioleta. Vários estudos sugerem que o licopeno possa reduzir o risco de desenvolver aterosclerose (obstrução das artérias) e pode reduzir o colesterol elevado.
 
Alimentos ricos em licopeno
Fonte
mg / g peso úmido
Tomate cru
8,8-42
Suco de tomate
86-100
Molho de tomate
63-131
Ketchup
124
Melancia
23-72
Goiaba vermelha
54
Mamão
20-53
Damasco
<0,1
Ao contrário de outras frutas e produtos hortícolas, onde o conteúdo nutricional, tais como a vitamina C diminui ao cozinhar, o processamento do tomate aumenta a concentração e biodisponibilidade do licopeno. O licopeno no molho do tomate é quatro vezes mais biodisponível do que em tomates frescos. Por esta razão, o molho de tomate é uma fonte preferível ao contrário de tomates crus.

Dadas as suas propriedades antioxidantes, as investigações científica e clínicas sugerem uma possível correlação entre o consumo de licopeno e saúde em geral. As primeiras pesquisas sugeriram melhora de doenças cardiovasculares , câncer, diabetes, osteoporose e até mesmo infertilidade do sexo masculino.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA