Muitos pais acham difícil falar com seus filhos sobre Deus e assuntos espirituais. Entretanto Deus deu aos pais a responsabilidade de motivar e promover o desenvolvimento espiritual de seus filhos. Deuteronômio 6:6 – 7 diz “Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar” Deus nos deu uma grande responsabilidade e uma tremenda oportunidade de ajudar nossos filhos a desenvolverem uma fé forte.
Aqui vão algumas sugestões práticas de como fazer isso:
1) Seja você mesmo. Você não precisa de um diploma de Seminário para falar de Deus para os seus filhos. Você não precisa dominar a Bíblia em grego ou hebraico para falar de espiritualidade. Na verdade se você começar a fazer isso, seus filhos vão achar muito estranho. Então seja você mesmo! Compartilhe com eles o que você entende de Deus e porque Deus é importante para você.
2) Não deixe as suas conversas sobre espiritualidade apenas para os sábados! Não caia na armadilha de limitar sua fé à certos dias ou momentos. Deixe que seus filhos saibam que a espiritualidade é importante em todos os momentos da sua vida. É exatamente isso que Deuteronômio diz: falar de Deus quando você está sentado em casa, quando você está no carro, quando você vai se deitar e quando você se levanta! Espiritualidade deve ser parte das conversas diárias em nossos lares.
3) Deixe que seus filhos vejam como você conduz sua vida espiritual. Você tem um tempo devocional (leitura da Bíblia e oração) com Deus? Seus filhos sabem disso? Você já pensou em deixar que seus filhos vejam você em suas práticas espirituais. Não se esqueça de que suas ações ensinam aos seus filhos mais sobre a sua fé do que as suas palavras.
4) Procure oportunidades naturais para falar de assuntos espirituais. Isso exige que você fique constantemente atento às oportunidades que aparecem ao longo da vida para essas conversas. Há situações que quase pedem uma conversa à luz da nossa fé e do nosso compromisso cristãos. Muitas oportunidades vão aparecer na sua vida diária. Por exemplo, como é que você reage quando leva uma “cortada” no trânsito. Sua reação pode dar chance para uma boa conversa sobre vingança e perdão.
5) Assuma uma postura de alguém que está aprendendo junto com eles e abandone a postura de professor-aluno. Mostrar a eles que você também está aprendendo, tira a pressão de manter a posição de quem sabe tudo (nessa idade seus filhos já entenderam que você não sabe tudo mesmo). Haverá perguntas que você não conseguirá responder, mas tudo bem dizer “eu não sei, mas vamos tentar achar a resposta juntos.”
6) Utilize a mídia para iniciar conversas sobre Deus e a vida cristã. Embora hoje a mídia traga muita influência e valores negativos, você pode se utilizar dela para mostrar como os valores cristãos vão na contra-mão de tudo o que é dito.
7) Faça um planejamento para oração e devocional de família. Você pode utilizar um material devocional para famílias. Depois faça um planejamento (diário, semanal ou nas horas das refeições). Tenha disciplina para que seus filhos entendam que esse é um hábito da família.
8- Divirta-se com seus filhos! Infelizmente muitos de nossos filhos associam igreja ou espiritualidade com algo chato e sem graça. Você precisa mostrar aos seus filhos que a vida cristã é uma vida de amor, paz e alegria. Crie momentos de diversão com seus filhos. Deixe que eles vejam que a vida cristã pode ser divertida.
9) Envolva-se num ministério com sua família. O chamado cristão é um chamado para servir. Você pode demonstrar a sua fé em Cristo através da sua disposição em servir. A família que se envolve no serviço em um ministério experimenta um maior crescimento espiritual e comunhão.
10) Discipule e equipe seus filhos. Ensine aos seus filhos sobre Deus e sobre como é a vida cristã de forma ativa. Por que você não faz um estudo bíblico semanal com seu filho ou sua filha? Peça material de estudo bíblico para o pastor ou para os líderes de seus filhos. Outra idéia é ler um livro juntos e depois ter uma discussão semanal sobre o que vocês leram.
Fonte : Novo Tempo
0 comentários:
Postar um comentário