terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Um arco íris de cores em seu prato!

 Devemos ter uma alimentação colorida para fornecer ao nosso organismo todos os nutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Cada cor é responsável por uma propriedade nutricional diferente e é justamente por esse motivo, que todos os alimentos são importantes ao nosso corpo.  De acordo com a cor do alimento, percebemos a existência de compostos benéficos, por exemplo:

Os alimentos brancos, como a couve-flor, a batata, o arroz e a banana constituem fonte de cálcio e potássio e são imprescindíveis para a formação e manutenção dos ossos e funcionamento do sistema nervoso e dos músculos.

Os alimentos vermelhos, como morango, tomate, melancia, maçã, acerola, goiaba vermelha, framboesa, cereja e pimentão vermelho contêm licopeno que atua como antioxidante, neutralizando os radicais livres e protegendo o coração. Também são fontes de vitamina C.

Os alimentos amarelos ou alaranjados contém carotenóides presentes nos alimentos como o mamão, melão, cenoura, manga, laranja, damasco, pêssego e abóbora que tem atividade antioxidante e anticancerígena. Também possuem vitaminas A e C, que ajudam a manter o sistema nervoso saudável, protegem o coração e a visão.

Os alimentos azulados e arroxeados, tais como uva, ameixa, amora, beterraba, berinjela e repolho roxo possuem atividade antioxidante, retardando o envelhecimento.

Os verdes, como abacate, brócolis, chuchu, kiwi, limão, pepino, vagem e os folhosos em geral, contém clorofila, ferro e vitamina A agindo na desintoxicação das células, protegendo contra anemia, com ação anticancerígena, inibindo o envelhecimento e protegendo o coração, cabelos e pele.

E os alimentos marrons, tais como aveia, nozes, castanhas e cereais integrais são ricos em fibras, vitaminas do complexo B e vitamina E, auxiliando no funcionamento do intestino e prevenindo doenças cardiovasculares.

Uma refeição completa deve ser composta por folhas diversas, pelo menos um tipo de legume colorido (cenoura, beterraba, chuchu, quiabo, vagem), um tipo de cereal ou tubérculo (arroz integral, trigo, milho, pão integral, batata, inhame, mandioca), um tipo de leguminosa (feijão, grão de bico, lentilha ou ervilhas) e uma proteína (carne, peixe, frango, ovo ou soja).

Além disso, é essencial evitar a monotonia das cores. Caso já tenha consumido um alimento de determinada cor, esforce-se para consumir um alimento de outra cor.

Dessa forma, conhecendo as vantagens das cores de cada alimento, podemos escolher melhor nossas refeições, montando uma alimentação mais balanceada, saudável e mais atrativa.

Gabriela Mendes Taveiros
Nutricionista Dieta e Saúde
CRN3 32089

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA