sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Meu Amigo, O Espírito Santo – Tema 2: O VENTO


Texto Bíblico: “O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.” João 3:8



Informação Adicional: “Ouve-se o vento por entre os ramos das árvores, fazendo sussurrar as folhas e as flores; é todavia invisível, e homem algum sabe de onde ele vem, nem para onde vai. O mesmo se dá quanto à operação do Espírito Santo na alma. Como os movimentos do vento, não pode ser explicada. Talvez uma pessoa não seja capaz de dizer o tempo ou o lugar exatos de sua conversão, nem delinear todas as circunstâncias no processo da mesma; isso, porém, não prova não estar ela convertida.


Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu”. DTN, 172 e 173.


Ilustração:


Mostrar o vento soprando nas árvores, ou
Um ventilador ou leque produzindo vento
Você consegue ver o vento? Eu não consigo, porque o vento é invisível. Mas nós conseguimos ver as coisas que ele faz como: As árvores se movimentando, as folhas voando pelo chão, e o nosso cabelo balançando, etc. O vento sopra onde quer, nós não podemos controlá-lo, ninguém sabe de onde vem ou para onde vai. Quando ele sopra bem forte e derruba uma árvore, todo mundo vê a árvore caída, mas ninguém sabe de onde veio o vento, nem para onde foi.


História: (João 3)


Quando Jesus viveu aqui na terra, ele tinha muitos amigos. Ele era tão bondoso e agradável que todo mundo queria ser amigo dEle. Um homem muito importante chamado Nicodemos queria ser amigo de Jesus também, mas ele era um fariseu, professor no Templo, e seus colegas de trabalho não gostavam de Jesus e não queriam que Nicodemos andasse com Ele. Nicodemos então resolver visitar Jesus à noite para conversar, sem que seus amigos soubessem. Jesus o recebeu com muita alegria e eles conversaram por muito tempo.


Nicodemos estudava bastante a Bíblia e achava que já sabia muito, afinal ele era professor da Bíblia, mas naquela noite quando conversou com Jesus aprendeu uma coisa que ainda não sabia. Jesus disse que para entrar no Reino de Deus, Nicodemos precisava nascer de novo. Não da barriga da mamãe, mas nascer do Espírito, isto deixar o Espírito Santo trabalhar em seu coração. Então Jesus explicou que todo aquele que é nascido do Espírito é como o vento que sopra. A pessoa ouve a Sua voz, mas não sabe de onde Ele vem, nem para onde vai.


Jesus lhe disse que o Espírito Santo trabalha assim em nossa vida também. Quando Ele entra em nosso coração, Ele nos ajuda a sermos mais bondosos e obedientes, nos ajuda a escolhermos fazer o que é certo e a pensarmos coisas boas. Ninguém, nem mesmo nós sabemos como essas coisas acontecem, mas nós podemos perceber as mudanças que ocorrem assim como aquela árvore que é derrubada pelo vento. Vamos pedir a Deus que nos envie o Espírito Santo?


Oração: Querido Deus, por favor, envie o Teu Santo Espírito, para que Ele me ajude a mudar as coisas más que existem em meu coração e me ajude a ser uma criança mais bondosa e amável. Em nome de Jesus, Amém.


Atividade de Fixação: Fazer um cata-vento, soltar pipa, bolhas de sabão, observar como o vento move os objetos e relembrar a história estudada. Fazer um desenho sobre Nicodemos e Jesus.


Reavivamento e Reforma

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA