quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A Bíblia fala sobre a ‘origem das raças’?


Sobre a origem das raças, não temos todas as informações necessárias para tirar todas as dúvidas, mas de uma coisa nós estamos certos: de que Deus “de um  fez toda raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo deixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação” (Atos 17:26). Pela história bíblica, isto aconteceu com a criação de Adão e Eva. No entanto, veio o dilúvio e morreu toda raça humana, exceto oito pessoas (II Pedro 2:5). Os três filhos de Noé, Sem, Cão e Jafé, passaram a ser os ancestrais de toda raça humana.
As características de um indivíduo são determinadas por fatores hereditários, ambientais, alimentares, etc. Em Cantares de Salomão, capítulo 1:5 e 6, há um exemplo da influência dos fatores ambientais. Sulamita era morena, mas o fato de ela ter dito “porém formosa”, mostra que a cor de sua pele não era “porque o sol me queimou”, mas porque era morena mesmo.
Deus gosta da diversidade das coisas. Veja as diversas nuances do verde na natureza, o grande número de cores das flores e frutos, a variedade de pássaros e insetos, etc. Por que só o homem teria de ser como um carimbo, sempre igual ao anterior? Na carga genética de cada pessoa, Deus colocou inúmeras possibilidades de variação: na estatura, na cor dos olhos, na cor da pele, na compleição física, etc. É bom que seja assim.
Na medida em que havia cruzamentos humanos e separação por áreas geográficas, com suas variações climáticas e alimentares, as diversas raças humanas foram sendo apuradas e identificadas até chegarmos ao estado atual. Não devemos esperar encontrar na Bíblia uma resposta para cada aspecto da vida humana, mas Deus deu sabedoria ao homem para pesquisar e entender a natureza. A ciência da genética explica o problema.
O salmo 87 nos informa que Deus leva em conta a diversidade das pessoas, anotando cuidadosamente, o lugar de nascimento de cada um e, certamente, suas características pessoais. Vemos assim, que Deus planejou tudo e tomou providências para que Seu plano fosse executado.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA