quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O vinho de Noé é da mesma qualidade do primeiro milagre de Jesus?


Plantou uma vinha .
Esta declaração não significa que Noé plantou unicamente uma vinha. Menciona-se a vinha para explicar os acontecimentos seguintes, mas com isso não se exclui a possibilidade de que cultivasse o terreno com outros propósitos.
Armênia, a região onde se deteve a arca, era conhecida na antigüidade como uma zona de vinhas, tal como testemunha o soldado e historiador grego Jenofonte. O cultivo da videira era comum em todo o antigo Próximo Oriente e isto pode rastrear-se até os tempos mais remotos.
Noé não fez nada mau ao plantar uma vinha.
A videira é uma das plantas nobres da criação de Deus. Cristo a usou para ilustrar sua relação com a igreja (João 15) e honrou seu fruto bebendo-o na última noite de seu ministério terreno (Mat. 26:27-29). O suco de uva é muito benéfico para o corpo humano enquanto não se o ingira fermentado.
Vinho.
Heb. yáyin, o suco da uva. Na maioria, se não em todos os casos, o contexto das Escrituras indica uma bebida fermentada e, portanto embriagante. Ao tomar Noé esta bebida, "se embriagou". Já que a embriaguez tinha sido um dos pecados da era antediluviana, devemos supor que Noé estava familiarizado com os efeitos prejudiciais da ingestão de bebidas alcoólicas. O registro do pecado de Noé dá depoimento da imparcialidade das Escrituras, que consignam as faltas dos grandes homens tanto como suas virtudes.
A idade ou as vitórias espirituais prévias não são uma garantia contra a derrota na hora da tentação. Quem pensaria que um homem que tinha caminhado com Deus durante séculos e que tinha resistido as tentações de multidões, cairia só? Uma hora de descuido pode manchar a vida mais pura e desfazer muito do bem que foi feito no curso dos anos.
Estava descoberto.
"O vinho é escarnecedor" (Prov. 20: 1) e pode enganar aos homens mais sábios se não são vigilantes. A embriaguez deforma e degrada o templo do Espírito Santo que somos nós, debilita os princípios morais e assim expõe ao homem a incontáveis males. Perde o domínio tanto das faculdades físicas como mentais. A intemperança de Noé trouxe vergonha a um ancião respeitável, e submeteu a zombaria a aquele que era sábio e bom.”

A palavra vinho na bíblia refere-se tanto ao alcoólico quanto ao não alcoólico. Para sabermos o tipo de vinho usado por Jesus, temos de ir ao contexto das Escrituras:
“Assim diz o SENHOR: Como quando se acha vinho num cacho de uvas, dizem: Não o desperdices, pois há bênção nele...”.Isaías 65:8.
Neste verso, vemos que a palavra vinho foi usada para descrever o suco natural da uva. Portanto, o vinho em que “há bênção” é o suco da uva, natural (Deus aprova o uso do suco natural da uva), e não o alcoólico.
Concluímos que o vinho de Noé era alcoólico, mas o de Jesus era o suco natural da uva.
Escola Bíblica

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA