sábado, 17 de março de 2012

Qual a explicação de Atos 19:16 ?

Vamos ler Atos 19:16 em três versões diferentes. Primeiro, na Linguagem de Hoje: ‘Então o homem que estava dominado pelo espírito mau os atacou e bateu neles com tanta violência, que eles fugiram daquela casa feridos e com as roupas rasgadas’. (Atos 19:16)

Agora na versão Almeida Revista e Atualizada: ‘E o possesso do espírito maligno saltou sobre eles, subjugando a todos, e, de tal modo prevaleceu contra eles, que, desnudos e feridos, fugiram daquela casa’. (Atos 19:16)

E, por último, na versão Almeida Revista e Corrigida: ‘E, saltando neles o homem que tinha o espírito maligno e assenhoreando-se de dois, pôde mais do que eles; de tal maneira que, nus e feridos, fugiram daquela casa’. (Atos 19:16)

Nos tempos de Jesus, as pessoas haviam se afastado grandemente da verdade. Os sacerdotes judeus haviam levado o povo a uma adoração legalista. Com todo esse afastamento da verdade pura, entre o povo era muito comum pessoas serem possuídas por ‘espíritos imundos’.

O texto fala que havia sete ‘exorcistas ambulantes’(verso 13) que tentaram invocar o nome do Senhor, dizendo: ‘Esconjuro-vos por Jesus a quem Paulo prega’. Eles eram filhos de Ceva, sumo sacerdote.

Podemos notar que estes ‘exorcistas’ não tinham o poder do Espírito Santo. Pensavam que poderiam expulsar o espírito ordenando que ele se fosse, mas o próprio Jesus já havia citado numa ocasião, que apenas com oração e jejum era possível vencer. A fé daqueles homens não foi suficiente a ponto de expulsar o espírito maligno. Algo que influenciou para que isto acontecesse foi porque eles confiaram mais em si próprios do que em Jesus.

Marcos 9:29 tem a receita de Jesus: ‘… Este tipo de espírito só pode ser expulso com oração’.

A possessão demoníaca, como no texto citado em Atos, dava a sua vítima uma força sobrenatural. Como no endemoniado na terra dos gadarenos, (Lucas 8:29, Marcos 5:2, Mateus 8:28) vemos que havia homens que ficavam com uma força sobrenatural.

Os falsos exorcistas ficaram espantados diante da fúria demoníaca do homem, e correram, apavorados e com as vestes rasgadas. Foi a única alternativa que encontraram, diante da ocasião, sendo que sua fé para expulsar não se centralizou no Deus bendito Jesus Cristo (Romanos 9:5).

A receita para os dias de hoje? Confiemos em Deus; mantenhamos uma comunhão íntima com Ele a fim de recebermos poder para vencer o mal. 
Fonte: Rádio Novo Tempo

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA