segunda-feira, 12 de março de 2012

Jesus disse que o pai de Zacarias, foi chamado Berequias, mas 2 Crônicas afirma que Joiada, pai de Zacarias. Jesus se enganou?


O "problema"
Em Mateus 23, Jesus condenou os escribas e fariseus por sua hipocrisia. Ele concluiu sua repreensão com algumas declarações, especialmente fortes.
"Portanto, vós sois testemunhas contra vós mesmos que sois filhos dos que assassinaram os profetas. Encha-se, então, a medida da culpa de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como você pode escapar da condenação do inferno? Portanto, na verdade, eu vos envio profetas, sábios e escribas: alguns deles você vai matar e crucificar, e algumas deles você vai flagelar em suas sinagogas e perseguir de cidade em cidade; para que sobre vós recaia todo o sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias, filho de Baraquias, a quem vocês assassinaram entre o santuário e o altar. "( Mateus 23:31-35 )
Jesus afirmou claramente que Zacarias, filho de Baraquias, foi assassinado entre o templo e o altar.
2 Crônicas revela que Zacarias, filho de Joiada, foi apedrejado " no pátio da casa do Senhor "( 2 Crônicas 24:20-21 ). Então era Zacarias, filho de Berequias ou o filho de Joiada? Como podemos responder a esta suposta contradição da Bíblia?


A resposta popular
Muitos cristãos têm tentado resolver esta alegada contradição, alegando que a palavra hebraica para "filho" ( ben , e o seu homólogo grego huios ) pode se referir a ambos os descendentes imediatos e distantes. Em outras palavras, talvez Jesus referiu-se ao pai de Zacarias, enquanto o escritor de 2 Crônicas referido avô de Zacarias. Embora seja verdade que a língua hebraica permite tal uso para esta palavra, eu não acredito que esta é a melhor solução neste caso.


A Solução
Bíblias de estudo costumam oferecer versos para fins de referência cruzada passagens. Neste caso, os vários  link Bíblias de Mateus 23:35 e 2 Crônicas 24:20 . No entanto, enquanto há muitas semelhanças nestas passagens, a Bíblia fornece os detalhes para nos mostrar que estas são duas passagens separadas. Lembre-se, a semelhança não é necessariamente igual.
Neste caso em particular, sabemos que o nome do avô de Zacarias (filho de Berequias). Jesus referiu-se ao profeta cujas profecias foram preservadas para nós no livro de Zacarias. O primeiro verso do referido livro, " No oitavo mês do segundo ano de Dario, a palavra do Senhor veio a Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido, o profeta "( Zacarias 1:1 ). Então o homem a quem Jesus se referia era o neto de um homem chamado Ido (não Joiada), e seu ministério como profeta começou no segundo ano de Dario. Isso coloca o início do ministério de Zacarias por volta de 520 aC. 
Os eventos em 2 Crônicas 24 teve lugar durante os últimos anos do reinado de Joás, rei de Judá (c. 835-796 aC). Isto significa que Zacarias, filho de Joiada viveu há cerca de três séculos antes do que o filho de Berequias.
Então, a solução para esta suposta contradição é que Jesus não se referia aos acontecimentos de 2 Crônicas 24. Em vez disso, Ele estava falando sobre o assassinato do profeta Zacarias, filho de Berequias, filho de Ido. Isto faz sentido, à luz do contexto. Jesus disse aos escribas e fariseus que eles eram culpados de todo o sangue justo que havia sido derramado sobre a terra ", a partir do sangue do justo Abel até ao sangue de Zacarias "( Mateus 23:35 ). Abel foi a primeira pessoa a ser assassinada, e tanto Jesus como o autor de Hebreus identificá-lo como justo ( Hebreus 11:4 ). Zacarias, filho de Berequias morava perto do final do Antigo Testamento.
Ao citar os primeiros mártires e a última parte do Antigo Testamento, Jesus essencialmente tinha atribuído a culpa do assassinato de todos os profetas aos escribas e fariseus. Se Ele tivesse referido Zacarias, filho de Joiada, em seguida, Jesus teria saltado para fora em mais de 300 anos de história em que vários profetas foram martirizados.
Mais uma vez, vemos que não há contradição. Nós só precisamos cavar um pouco mais profundo para encontrar a solução.


Um Exemplo Moderno
Esta solução poderia levantar a seguinte objeção do crítico: Você espera que eu acredite que duas pessoas com o mesmo nome foram assassinados de forma semelhante? Na verdade, não é incomum para duas pessoas que compartilham um nome podem experimentar eventos semelhantes na vida.
Considere, por exemplo, que o presidente George Bush dos Estados Unidos da América levou sua nação à guerra no Iraque em 1991. Espere um minuto! Isso não pode ser verdade, porque o presidente George Bush dos Estados Unidos da América levou sua nação à guerra no Iraque em 2003. Na verdade, ambos são verdadeiros. Presidente George HW Bush levou os EUA na Guerra do Golfo em 1991. Seu filho, o presidente George W. Bush, levou os EUA na Guerra do Iraque em 2003. Estes dois homens partilham ambos os nomes e sobrenomes e ambos levaram a sua mesma nação em guerra com o Iraque durante as suas presidências.
Então, isso não é muito difícil, afinal, acredito que duas pessoas com o mesmo nome podem experimentar eventos similares.
Conclusão
Esta suposta contradição pode ser facilmente respondida quando se estuda os contextos das passagens relevantes. Este caso também levanta um ponto importante. As notas de rodapé, notas de texto e de referência cruzada previstas em Bíblias de estudo não são inspirados. Embora estas notas marginais são frequentemente muito útil, nunca devemos esquecer que eles são apenas estudos desenvolvidos por homens, e eles estão longe de ser única e infalível. Neste caso, por meio de referência cruzada de notas, enganou os leitores a pensar que essas duas passagens  se referem à mesma pessoa e eventos.
Jesus não se enganou quando afirmou que Zacarias era filho de Berequias. Nem foi o escritor de 2 Crônicas equivocado quando afirmou que Zacarias era filho de Joiada. Ambos eram precisos, pois ambos os Zacarias foram assassinados dentro ou perto do templo. E ambas as passagens da Bíblia são exatas, porque elas são inspiradas pelo Deus da verdade, que nunca se contradiz. É por isso que sempre podemos confiar nele e não em cavernas como os céticos.
Artigo traduzido do inglês do site answersingenesis pelo site Bíblia e a Ciência

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA