quinta-feira, 22 de março de 2012

Davi não disse que após a morte Deus nos recebe na glória?



O texto ao qual o ouvinte se refere é Salmo 73:24. ‘Tu me guias com o teu conselho e depois me recebes na glória’. Muitos têm usado este verso como base para a doutrina da imortalidade da alma e da recompensa divina após a morte.
Tal doutrina não encontra apoio nas Escrituras. A bíblia diz que o único que possui imortalidade é Deus (I Timóteo 6:16), que a morte é um estado de sono profundo (Salmo 13:3; João 11:11-14) e de inconsciência (Eclesiastes 9:5-6 e 10; Salmo 88:10-12,etc).
Além do mais, a recompensa será dada apenas na ressurreição dos justos: ?Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança. Pois, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também Deus, mediante Jesus, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem.
Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro’ (1 Ts 4:13-16). ‘e serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos?. (Lucas 14:14). ‘De fato, a vontade de meu Pai é que todo homem que vir o Filho e nele crer tenha a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia’. (João
6:40).
A morte é considerada na Bíblia como nosso inimigo (I Co15:26); se após a mesma fôssemos para a ‘glória’, então deveria ser considerada como nossa ‘amiga’. A morte será totalmente vencida quando Jesus voltar: ‘Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta.
A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória’. (1 Coríntios 15:51-54).
‘…Nossa futura salvação, a glorificação do nosso corpo, Paulo relacionou com a segunda vinda de Cristo…’ ; não antes, por ocasião da morte.
As Escrituras nos apresentam pelos três provas de que Davi não estava afirmando que o homem é recebido na glória após a morte:
1) Ele nunca acreditou (ou ensinou) que o homem após a morte tivesse consciência (ler cuidadosamente Sl 13:3; 6:5;
115:17,etc).
2) O texto de I Pedro 5:1-4 é claro em afirmar que receberemos a imarcescível (incorruptível) coroa da glória quando nosso ‘Supremo Pastor se manifestar’ não diz que é por ocasião da morte do cristão. Ouça: ?Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória?. (1 Pedro 5:1-4).
3) Neste salmo (73:24), é usado o verbo hebraico laqach (tomar, arrebatar), ‘que é o termo técnico para designar
a ‘trasladação’ em glória. O verbo foi empregado para a trasladação corporal, ou a glorificação, de Enoque e Elias (Gên. 5:24; Heb. 11:5; II reis 2:1; 9-11) e para a ascensão de Jesus Cristo (em seu equivalente grego: S. Mar. 16:19; Atos 1:2; 11, 22; I Tim. 3:16)’ .
O uso deste verbo (laqach) é prova inequívoca de que a glorificação a que Davi estava referindo-se é a futura e que esta
glorificação será a do corpo humano (o mesmo será transformado) e não apenas a glorificação do espírito (e ainda por ocasião da morte… o que é contrário à Palavra de Deus).
Você quer ser glorificado e ir para o céu? Eis o segredo: ‘Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si’. (Gênesis 5:24).
Ande com Deus assim como o fez Enoque. A comunhão com o Senhor Jesus faz toda a diferença.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA