sábado, 24 de março de 2012

Quem ressuscitou Jesus?


Passagens do Novo Testamento afirmam que Deus, o Pai, ressuscitou Jesus (Gl 1:1). Pedro afirma que Ele foi “vivificado no espírito”(1Pe 3:18).E o próprio Jesus disse que tinha autoridade para entregar a vida e também para reavê-la( Jo 10:17,18). Afinal quem o ressuscitou?-L. A.
 As passagens citadas acima querem dizer exatamente isto: que Deus, o Pai, e Deus, o Espírito Santo, participaram da ressurreição de Jesus, e que Ele mesmo tomou parte em Sua ressurreição. Mas, como Jesus teria ressuscitado a Si mesmo? Ele não morreu na cruz?Devemos reconhecer que aqui estamos lidando com um mistério divino e não devemos ir além do que a Bíblia afirma sobre a ressurreição do Salvador.
A verdade é que pelo fato sermos criaturas e, consequentemente seres da mente finita, jamais compreenderemos como as naturezas divinas e humana estão unidas em Cristo. Por um lado Ele é “homem” (1Tm2:5), perfeitamente humano, em tudo semelhante a nós (Hb 2:14,17), exceto no pecado (Hb 4:15). Assim, Ele poderia morrer( e morreu, conforme Hb 2:9). Por outro lado ele é Emanuel, Deus conosco (Mt 1:23), Deus encarnado (Jo 1:1,14) e imortal, pois Deus é o “único que possui imortalidade”(1Tm 6:16). 
Comentando sobre a encarnação de Deus, o Filho, diz-nos Ellen G.White: “Precisamos compreender, na medida do possível, a verdadeira natureza humana do nosso Senhor. O divino e o humano foram unidos em Cristo, e ambos eram completos” (Mensagens Escolhidas, v3, p.135). Comentando sobre a ressurreição do Salvador, ela afirma: ”Aquele que disse: ’Dou a Minha vida para tornar a toma-lá’(Jo10:17), ressurgiu do túmulo para a vida que estava nEle mesmo.
A humanidade morreu; a divindade não morreu. Em sua divindade, Cristo possuía o poder de romper os laços da morte. Ele declara que tema vida nEle mesmo,para dar a vida a quem quer”(Mensagens Escolhidas,v.1, pg301).
Assim, a resposta bíblica para a pergunta sobre quem teria ressuscitado Cristo é esta: as três pessoas da Divindade atuaram na ressurreição do Salvador-Deus, o Pai, mediante seu Espírito(Rm 8:11) e o próprio Deus, o Filho, pela vida que há em Si mesmo (Jo 10:17,18).
É digno de nota que a Bíblia nos apresenta as três pessoas da Divindade sempre trabalhando juntas. Isso pode ser visto nos grandes eventos da história do Universo e da humanidade:Vemos isso:
(1)Na Criação, o Pai criou (Gn 1:1) através do Filho, o Verbo (Jo 1:1-3), com a participação do Espírito Santo, o qual “pairava sobre as águas”(Gn1:2).
(2). Na Encarnação, o Pai enviou  o Filho ao planeta Terra(Gl4:4).
Este aceitou ser enviado (Hb 10:5-9), e o Espírito Santo possibilitou o nascimento virginal (Lc 1:35). 
(3).No batismo de Jesus, Ele foi batizado, o Pai falou de Seu apreço pelo Filho amado e o Espírito Santo desceu”como pomba”sobre o Filho (Mt 3:16,17);
(4) por ocasião da  segunda vinda de Jesus, quando o Filho descer do Céu, ao lado do Pai(Mc 14:62; Mt 26:64), e o Espírito Santo ( que aqui já está, desde que foi enviado pelo Pai, e pelo Filho, cf.Jo 14:16). Se juntar ao Filho e ao Pai, quando então, os salvos serão levados para a pátria celestial.
Que belo exemplo de altruísmo nos dão as três pessoas da Divindade! Cada uma destas pessoas basta a si mesma, visto que cada qual é DEUS; mas as três trabalham unidas, delegam a execução de trabalhos umas ás outras, subordinam-Se umas ás outras, cada uma procurando a glória da outra.
E não foi diferente pela ocasião da ressurreição do Salvador:
As três pessoas divinas estiveram presentes e participaram daquele ato, que atesta que Jesus era realmente quem dizia ser: Deus conosco, enviado por Deus, o Pai para “buscar e salvar o perdido”(Lc 19:10).
por Ozeas C.Moura, doutor em Teologia Bíblica e professor no Salt Unasp, Campus Engenheiro Coelho,SP.E-mail: ozeas.moura@unasp.edu.br.
Revista Adventista-mês de Março 2012, pg. 9.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA