terça-feira, 20 de março de 2012

Haverá casamentos na Nova Terra?


O céu será um lugar perfeito, onde poderemos viver felizes, ao lado de Deus. Mas, será que no céu haverá casamentos? O que a Bíblia diz sobre isso?


Nos tempos de Jesus, havia uma classe de pessoas que possuía uma filosofia materialista e cética. Eles se consideravam intelectualmente superiores às outras pessoas. Acreditavam em Deus como o Criador, mas negavam que Ele se interessava pelos seres humanos. Eles negavam a existência dos anjos, da ressurreição e da obra do Espírito Santo. Eram chamados de Saduceus.


Certa vez querendo pegar Jesus em alguma contradição, os saduceus perguntaram a Jesus sobre o seguinte problema: Mestre, Moisés nos deixou escrito que, se morrer o irmão de alguém, sendo aquele casado e não deixando filhos, seu irmão deve casar com a viúva e suscitar descendência ao falecido. Ora, havia sete irmãos: o primeiro casou e morreu sem filhos; o segundo e o terceiro também desposaram a viúva; igualmente os sete não tiveram filhos e morreram. Por fim, morreu também a mulher. Esta mulher, pois, no dia da ressurreição, de qual deles será esposa? Porque os sete a desposaram? (Lucas 20:28-33).


Entendendo que eles queriam pegá-lo em contradição, e sabendo que não acreditavam em ressurreição, Jesus lhes diz como seriam as questões conjugais no céu. Ele diz: ‘mas os que são havidos por dignos de alcançar a era vindoura e a ressurreição dentre os mortos não casam, nem se dão em casamento’ (Lucas 20:35; veja também Mateus 22:30).


Um renomado Comentário Bíblico diz o seguinte sobre Mateus 22:30, que fala a respeito do mesmo episódio:


‘Não se casam – É evidente que não haverá necessidade de matrimônio porque prevalecerá uma ordem de vida totalmente diferente. Como os anjos ‘ Os anjos são seres criados e não procriados.


Jesus não revelou tudo sobre o assunto. Mas é mais provável que não haverá necessidade de matrimônio na Nova Terra. Em determinados assuntos como este, em que não há uma grande luz bíblica, o silêncio é prudência; mas existem algumas citações de Ellen White, uma escritora cristã, que são muito proveitosas:


‘Homens há hoje que expressam a crença de que haverá casamentos e nascimentos na nova Terra; os que crêem nas Escrituras, porém, não podem admitir tais doutrinas. A doutrina de que nascerão filhos na nova Terra não constitui parte da “firme palavra da profecia”. As palavras de Cristo são demasiado claras para serem entendidas mal. Elas esclarecem de uma vez por todas a questão dos casamentos e nascimentos na nova Terra.


Nenhum dos que forem despertados da morte, nem dos que forem trasladados sem ver a morte, casará ou será dado em casamento. Eles serão como os anjos de Deus, membros da família real. Este tema é um dos quais Deus não revelou a ninguém; o mais seguro é não darmos nossas opiniões sobre assuntos encobertos, pois: ‘As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei’. (Deuteronômio 29:29).


Não precisamos nos preocupar se no céu vamos fazer isto ou aquilo, pois Deus proverá coisas incrivelmente surpreendentes para preencher nosso coração. Coisas tão maravilhosas que jamais puderam penetrar no coração humano. O mais importante é termos a certeza de que estaremos lá.

Via Evidências Proféticas

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA