quinta-feira, 29 de março de 2012

O que significa o termo ‘Selá’ que aparece em salmos?

A palavra Selá é uma palavra isolada que ocorre por setenta e uma vezes nos Salmos e por três vezes no livro de Habacuque (3:3,9,13); ‘O saltério menor’. Visto que todos estes Salmos, com exceção de salmos 41 e 81, mencionam a espécie de melodia no título, geralmente se concorda que Selá deve ter sido um sinal musical ou litúrgico, ainda que seu significado exato nos seja desconhecido. As principais sugestões são as seguintes.
1. Sela seria uma orientação musical dada aos cantores ou orquestra para ‘elevar’, isto é, ‘Cantar ou tocar forte’. Assim é que a Septuaginta traduz por diapsalma em cada instante, o que talvez indique um interlúdio musical e não doxológico.
2. Sela poderia ser também um sinal litúrgico, talvez para que fossem elevadas a voz ou as mãos em atitude de oração. Talvez tenha entrado em uso já no período do exílio, em conexão com os salmos usados na adoração pública para denotar aqueles lugares onde o sacerdote deveria pronunciar uma bênção. Alguns consideram que significa ‘elevar’ os olhos com o propósito de repetir o verso, ou seja, o equivalente antigo do moderno ‘da capo’. Outros, ainda, preferem derivá-lo de uma raiz aramaica’prostrar-se’, e assim interpretam-no como um sinal para que nesse ponto, o adorador se prostre.
3. Uma terceira explicação para o termo Sela: O Targum Aquila e a Vulgata latina traduzem Selá por frases que subentendem aexpressão ‘para sempre’, transformando-o numa expressão de adoração semelhante a ‘Amém’ e ‘Aleluia’ (Salmo 46.3) no fim da liturgia ou em pontos especificados no decorrer da mesma (Salmos 3,2,4).

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA