terça-feira, 31 de julho de 2012

Salmo 3 – Solução para o Desespero


O Salmo 3 foi escrito quando Davi deixava o seu palácio. Mas por quê? Ia para alguma festa em comemoração às suas honras? Não. Ia de viagem para alguma nação, a fim de conhecer um outro reino? Saía do palácio a fim de se encontrar com um de seus heróis? Não. Ele deixava o palácio, a fim de fugir da revolta de seu próprio filho Absalão, que estava armado e seguido de uma grande multidão, ameaçando matar o seu pai, e usurpar-lhe o trono.

Davi estava contemplando as conseqüências de seu pecado de adultério com Bate-Seba e assassinato do seu marido Urias. Seus próprios filhos estavam se desviando do caminho da justiça por seu exemplo pecaminoso. E, agora, Absalão que matara o seu irmão Amnom, preparava uma conspiração contra o rei de Israel, que era o seu próprio pai Davi. Esse é o contexto do Salmo 3.

I – DAVI EM DESESPERO

Sal. 3:1-2: “1 Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim. 2 São muitos os que dizem de mim: Não há em Deus salvação para ele.”

1- De onde procedem os muitos inimigos? No Salmo 2, vemos as multidões de ímpios das nações se levantando contra o Ungido de Deus. Agora, no Salmo 3, vemos as multidões dentre o próprio povo de Israel se levantando contra Davi, o ungido de Deus. De fato, cresciam os inimigos de Davi. Davi possuía inimigos de dentro e de fora. Ele tinha inimigos dentre as nações, inimigos no reino, inimigos na família, inimigos demoníacos das trevas, e a sua própria natureza era um inimigo interno contra o mesmo Davi. E agora Absalão roubava o coração do povo a seu favor, em detrimento do rei, e se avolumavam os inimigos.

2- Mas será que isso é história antiga? Temos inimigos na família, no trabalho, na escola, na rua, nos centros urbanos, no mercado, no governo, e até na igreja, estamos cercados de demônios, e ainda temos a nossa natureza pecaminosa que conspira contra nós! Temos inimigos e adversários de dentro e de fora de nossa vida! À medida que crescemos, podemos dizer com o salmista: “Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários!”

3 - Então Davi ficou angustiado, vendo o seu próprio filho se levantar contra ele. Conheço um pastor cujo filho se alterou contra ele e disse: “Eu vou colocar você na justiça!” Temos ouvido muitas histórias de revoltas dos filhos contra os seus pais, e vice-versa. Num tempo em que os pais se levantam contra os filhos e os filhos se levantam contra os pais, podemos dizer com o salmista Davi: “Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários! São numerosos os que se levantam contra mim!”

4 – O que diziam os inimigos?  Davi ficou desesperado quando sentiu o poder do veneno da língua dos inimigos que diziam: “Não há em Deus salvação para ele!” Estas palavras produziram um profundo pesar em Davi, mesmo vindo de adversários. Esta é a mais amarga de todas as aflições: temer que não haja consolo nem salvação para nós em Deus.

5 – É importante o que os outros dizem a seu respeito? Sim, é muito importante, porque pode nos influenciar positiva ou negativamente. Mesmo Cristo quando esteve aqui na Terra ansiava pela simpatia humana, e perguntou certa vez aos Seus discípulos: “Quem diz o povo ser o Filho do Homem?” (Mt 16:13). Cristo estava interessado no que os outros diziam dEle, porque sabia que era muito importante o que os outros dizem acerca de nós.

6 – Algumas pessoas falam: “Não se importe com o que os outros dizem! Viva a sua vida!” Este é um bom conselho, mas na prática, ele não consola, porque a realidade é muito diferente. É importante o que os outros dizem a seu respeito, e é muito importante o que você diz dos outros, porque os resultados podem ser benéficos ou nefastos.

(1) Saul teve um problema com o que os outros disseram dele. Após a vitória de Davi sobre o gigante Golias, o coro das mulheres de Israel influenciou negativamente ao rei Saul, “só” porque cantavam: “Saul feriu os seus milhares; porém Davi, os seus dez milhares!” (1Sm 18:7). “Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino?” (1Sm 18:8).

(2) Aitofel teve um problema com o que os outros disseram dele. Ele era um grande conselheiro nos tempos de Davi, e tinha a fama de ser muito sábio, e bem acatado em tudo o que dizia. Entretanto, bastou por uma só vez ser desatendido e desprezado o seu conselho por outro, bastou que alguém dissesse que desta vez o seu conselho não era bom, que ele armou a forca e se suicidou.

7 – Davi ficou abalado com o que os seus inimigos diziam dele, porque ele estava muito consciente de que caíra em pecado grave, contra Deus, contra Urias, contra Bate-Seba, contra a nação, e contra a sua própria família, além de manchar o seu próprio corpo, que era o templo do Espírito Santo, sobre quem ele agora clamava:  “Ó Deus... não me retires o Teu Espírito Santo” (Sl 51:10-11). Ele sabia que a causa de suas maiores aflições estava em seu pecado. E ele temia ser deixado fora da graça de Deus.

8 – Davi entrou em desespero. Ele ouviu a opinião dos inimigos a seu respeito, e acreditou neles, e entrou em pânico, de tal modo que ao fugir apressadamente do palácio, disse, para os poucos homens ao seu lado: “Levantai-vos, e fujamos, porque não poderemos salvar-nos de Absalão.” (2Sm 15: 14). E ele tinha razão; se ele não fugisse, o seu filho o mataria dentro do seu próprio palácio.

II – DAVI TEM CONFIANÇA

Sal. 3:3: “Porém tu, Senhor, és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.”

1 – Na vida de Davi sempre há um “Porém”. Ele era um pecador, ele cometeu um pecado grave, os seus filhos o acusavam, as suas esposas o repeliam, os seus oficiais o repreendiam, o profeta Natã o censurou, o povo falava mal dele, Deus o castigava, Absalão juntamente com milhares de traidores se ajuntaram contra ele. Davi estava condenado à morte. Ele certamente, não escaparia, porque não seria melhor do que Saul, que aparentemente, era menos culpado e foi morto! Mas Davi tinha confiança em Deus.

 2 – Ambos fizeram confissão de pecado. Saul disse: “Pequei!” diante de Samuel (1Sm 15:24). Davi disse: “Pequei!” diante de Natã (2Sm 12:13). Ora, se ambos fizeram a mesma confissão do pecado, por que Saul foi condenado e Davi foi salvo? A diferença estava na confiança: Davi tinha confiança em Deus. Ele colocara toda a sua confiança no Eterno, ao se recompor e dizer: “Senhor (Yahweh, Eterno), és o meu escudo, és a minha glória e o que exaltas a minha cabeça.” Em outras palavras: “Senhor, Tu és a minha proteção; és a minha honra e Tu restauras o meu trono!”

3 – Os inimigos disseram: “Não há em Deus salvação para ele!” Mas Davi dissera: “Senhor, Tu és o meu Escudo!” Senhor, os meus inimigos estão dizendo que não há em Deus salvação para mim; entretanto, eles não sabem que Tu és o Meu Auxílio e Proteção mesmo contra eles! E Davi foi poupado. Quando as pessoas falavam mal dele, Davi se dirigia a Deus, declarando toda a sua confiança no Eterno.

4 - Porventura, as pessoas estão dizendo: “Você não tem jeito, você está acabado, você vai se dar mal! Você está perdido!”? Não acredite! Não permita que os outros digam que você não é querido ou querida! Do Céu o Senhor contempla a todos a quem Ele ama, para ver quem realmente confia nEle! Quando os outros falam de você, você tem alguma palavra para dizer sobre o que você pensa de Deus? Todas as coisas podem mudar se você disser a Deus, sinceramente: “Senhor, Tu és o meu Escudo, o meu Protetor, o meu Salvador!”  

5 - Davi clamou a DeusV. 4: “Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde.” Davi tinha tanta confiança, que era capaz de orar e saber que seria respondido pelo Deus do Céu. Mas há condições para ser atendido. Davi não orava de modo formal, intelectualmente ordenado em suas petições; ele clamava a Deus com toda a sua alma, com fervor e devoção, colocando todo o seu empenho em confiança, sabendo que Deus haveria de responder, mesmo antes de ele ver alguma evidência da atuação divina.

6 - Na última Guerra Mundial, m paraquedista e um capelão, ambos de origem belga, estavam presos em salas distintas; eles  não se comunicavam, nem podiam se comunicar e tampouco se conheciam. O paraquedista estava no mais profundo desespero, sumido em sua angústia. Ele havia sido telegrafista, ele conhecia o código Morse, e comunicou a mensagem de angústia que ia em seu coração, batendo na parede da cela e dizendo, por sinais de telegrafia: "Quão desesperador é estar sozinho." O capelão que estava preso na cela vizinha que também entendia o código Morse, ouviu a mensagem, traduziu-a e enviou outra mensagem para o prisioneiro ao lado; e a mensagem era diferente, dizia ele: "Quão venturoso é estar sozinho com Deus."

III – DAVI TEM SEGURANÇA

Sal. 3:5: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta.”

1 – Disse Furtonchin, arcebispo de Nova York, que nos Estados Unidos da América são consumidos 6 milhões de sedativos cada dia. Homens e mulheres que não conseguem dormir. Não conseguem conciliar o sono natural, a noite se arrasta monótona, e eles buscam nestes sedativos, nestes tranqüilizantes, nestes barbitúricos afrouxar a tensão nervosa, buscam conciliar o sono, sono artificial. O homem moderno pode comprar um bom colchão de molas, mas não pode comprar um sono reparador.

2 – Davi tinha fortes razões para não dormir. Ele estava sendo traído por alguns de seus oficiais de confiança, ele foi traído pelo povo, ele foi traído pelo próprio filho Absalão, a quem ele amava. E após ser obrigado a fugir de seu próprio palácio e deixar o seu trono, escapava por sua vida, porque já estava condenado à morte. De fato, “o salário do pecado é a morte” (Rm 6:23), e Davi havia pecado contra Deus. E, para piorar a sua situação, os inimigos de Davi diziam: “Não há em Deus salvação para ele”, porque ele pecou à plena luz do dia! Como poderia Davi dormir diante de tudo isso?  

3 – Mas quando um homem confia em Deus, mesmo em meio às circunstâncias mais escuras, mesmo em meio às condições mais adversas, ele tem segurança e desfruta paz, doce paz interior, alegria inexprimível. Mesmo assediado por uma multidão de inimigos, Davi podia conciliar o sono e dormir tranquilamente. Davi podia dormir em paz, mesmo quando havia um exército rebelde no encalço de sua vida! Jesus Cristo podia dormir, mesmo sabendo que muitos inimigos planejavam a Sua morte. Certa vez, Ele surpreendeu aos Seus discípulos, dormindo em meio a uma grande tempestade no mar da Galileia. A maior segurança é dormir em meio a uma situação perigosa, com risco de vida.

4 – Por que as pessoas não podem dormir? Muitos não dormem por causa do medo. Os pobres não dormem com medo de não ter o que comer; os ricos não dormem com medo de ser roubados pelos pobres. Os perseguidos não dormem com medo dos seus perseguidores; e os perseguidores não dormem com medo da vingança dos perseguidos.

5 – O medo se agiganta e assusta a milhões de pessoas neste mundo. Em nosso tempo, muitos temem perder o emprego; outros temem um ataque cardíaco, outros ainda temem chegar à velhice. Algumas pessoas temem as trevas da noite, outros temem perder a popularidade. Mas o pior de todos os temores é o medo de pessoas, assassinos, bandidos, homens armados, ou tarados que crescem como cogumelos, afrontando e atemorizando os mais destemidos, em nossa era após o século da luzes.

6 – Mas Davi podia dizerV. 6: “Não tenho medo de milhares do povo que tomam posição contra mim de todos os lados.” Ele podia dormir em paz, e acordar tranquilo, porque Deus o sustentava. Esta era a sua maior segurança. Se Deus nos sustenta, não precisamos temer. Basta confiar em Sua segurança, porque Ele tem cuidado de nós.

7 - Certa vez, caminhavam por uma estrada escarpada, um pai com o seu filho de 5 anos. A noite era escura, a montanha se apresentava  áspera em seu apêndice.   O menino loquaz no início da jornada, a pouco e pouco silenciava, vestido pelo medo. Era escuro e ele estendeu a sua pequena mão, e tomou em sua mão débil a mão robusta, a mão calosa do papai, e disse:-- "Papai, nós não estamos com medo, não é verdade?" Os dois juntos não estavam com medo, mas um sozinho temia. O contato da mão do pai lhe deu coragem naquela noite escura.

Sim, diz a Bíblia: "Eu, o Senhor, teu Deus, te tomo pela Minha mão direita, e te digo: Não temas, porque Eu te ajudo." (Isa. 41:13).

IV – DAVI TEM CERTEZA

Sal. 3:7: “Levanta-te, Senhor! Salva-me, Deus meu, pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes.”

1 – Davi faz uma fervente prece. No v. 4, ele disse que clamava; no v. 7, ele apresenta o conteúdo do seu clamor.  Ele clama a Deus para que tome uma iniciativa e se levante para salvá-lo dos seus inimigos.

2 – Mas há uma expressão singular nesta oração: “pois feres nos queixos a todos os meus inimigos e aos ímpios quebras os dentes.” Os inimigos de Davi eram inimigos de Deus porque são “ímpios”. Alguns poderiam estranhar que um homem de Deus pudesse fazer tal oração. Não nos ensinou Jesus Cristo que orássemos em benefício de nossos inimigos? (Mt 5: 44). Sim, mas no contexto do Antigo Testamento, era isso mesmo o que  acontecia nas guerras de Israel que  foram ordenadas por Deus, a fim de serem executados os Seus julgamentos contra as nações ímpias. Os inimigos de Davi eram também inimigos de Deus, pois são chamados de “ímpios” (v. 7).

3 – Mas Davi também está falando em termos proféticos sobre o que acontecerá finalmente com todos os adversários de Deus. O salmo 3, que estamos estudando, diz que Deus fere os ímpios e quebra os seus dentes (v. 7). O Salmo 1, diz que “o caminho dos ímpios perecerá” (v. 6); o Salmo 2, diz que o Messias regerá as nações de ímpios “com vara de ferro”, e serão despedaçadas (v. 9), e esta é uma profecia que se cumpre escatologicamente em Ap 19:15, onde lemos: “Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.” 

4 – Davi tem certeza de salvação. Ele tem a certeza de que a salvação é propriedade de Deus: V. 8: “Do Senhor é a salvação”. Mais tarde, quando Jonas se encontrava no ventre do grande peixe, em meio ao seu desespero, ele disse: “Ao Senhor pertence a salvação!” (Jn 2:9). Assim devemos nós ter certeza de nossa salvação e dizer: “Salvação? Só em Deus!” Enquanto as pessoas confiarem em si mesmas para a salvação, jamais poderão ter certeza de serem salvos. A certeza de salvação só ocorre quando descansamos em Deus.  

5 – Davi ora pelos seus inimigos. Ele continua a sua oração dizendo no v. 8: “e sobre o teu povo, a tua bênção.” Davi estava decepcionado com o seu povo, mas não estava decepcionado com Deus. E se o seu povo era o povo de Deus, ele é capaz de orar em favor do seu povo, perdoar a traição e rogar a bênção de Deus para o mesmo povo. Aqui o pastor de Israel ora por seu povo que o traía, e deseja-lhes a bênção de Deus. Ele cumpriu as palavras de Jesus, amando os inimigos e orando por eles. Esta é a nobreza de Davi cujo coração era semelhante ao coração de um Deus perdoador e completamente misericordioso.

6 - Você está orando pelos seus inimigos? Ora por seus traidores? Muitas pessoas se dizem cristãs, mas estão sendo usadas pelo arqui-inimigo, Satanás. Se alguém está perseguindo a você, talvez ele esteja sendo enganado por outros, como muitos dentre o povo de Israel estavam sendo enganados por Absalão e seus líderes seguidores. O que fazer? Você deve orar por eles, a fim de que a bênção de Deus seja sobre eles, e finalmente sejam iluminados e reconheçam que fazem o trabalho do inimigo de Deus, e se convertam e sejam transformados em amigos. 

7 – Um dia veremos todos os inimigos sendo destruídos, mas hoje ainda há tempo para que muitos se convertam e deixem de fazer a obra de Satanás e façam as obras da justiça de Deus. Não temos tempo para formar inimizades, e nos ofender por pouco, muito menos abandonar a igreja por motivos corriqueiros. Não temos tempo de nos vingar. Isso é um assunto para Deus resolver. Vamos hoje assegurar a nossa própria salvação. O nosso tempo também deve ser dedicado pregando a mensagem de que “Do Senhor é a salvação!”

Pr. Roberto Biagini
Mestrado em Teologia

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA