quinta-feira, 5 de julho de 2012

Jesus guardava o sábado pelo fato de ser judeu?


Se estudarmos detidamente esse assunto da guarda do Sábado por Jesus, veremos que o objetivo de Jesus guardar este dia era o fato deste “ser um mandamento de Deus”, dado no princípio, antes de haver o pecado (João 15:10; Gênesis 2:1-3). O Sábado é uma das únicas instituições (a outra é o casamento) que ainda possuímos de um mundo sem pecado.
Ao terminar o mundo em seis dias, estabeleceu um dia – e este é o sábado – para que o ser humano parasse com suas atividades e repousasse neste dia e para que este lembrasse do Deus Criador. Vejamos o que dizem as Escrituras: “Viu Deus tudo quanto fizera, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia”. (Gênesis 1:31). “Assim, pois, foram acabados os céus e a terra e todo o seu exército. E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.  E abençoou Deus o dia sétimo e o santificou; porque nele descansou de toda a obra que, como Criador, fizera”. (Gênesis 2:1-3).
Deus estabeleceu o sábado para que este fosse um “memorial da do Criador” e um “memorial da Criação”. É também um “memorial da redenção”. Quando guardamos o sábado, estamos lembrando de que há um Deus Criador, e que não estamos no mundo por acaso; estamos dizendo que cremos no Deus Eterno e que admiramos os seus feitos na criação e na redenção do homem.
O sábado é um momento em que podemos ter um lindo encontro com o Senhor Jesus Cristo”. A cada final de semana podemos desfrutar deste maravilhoso companheirismo com o Senhor Jesus, Deus o Pai e com o Espírito Santo. É um dia que podemos também estar na companhia da família. Durante a semana pouco falamos com nosso cônjuge ou filhos e o sábado é um a oportunidade para restabelecermos os laços familiares, na companhia dos familiares e do Senhor Jesus.
Este é um mandamento que faz parte do decálogo e, assim, como os outros nove não poderiam ser observados por Jesus só ‘porque era judeu’. Fora escrito, assim como os demais mandamentos, pelo próprio dedo de Deus (Êxodo 31:18). O objetivo do Senhor ao guardar o sábado era o amor a Deus; o mesmo devemos fazer. João 14:15 diz que se O amamos guardamos os seus mandamentos.
Em Atos 16:13 temos um episódioem que Pauloguardou o sábadoem território Macedônico. Istoé uma prova fortíssima de que Paulo não guardou o sábado nesta cidade para agradar aos judeus; o fez porque fazia parte do mandamento de Deus. Se Paulo não guardou o sábado para agradar aos judeus mas sim porque este era parte do decálogo, o mesmo fez o Senhor Jesus. Billy Graham, grande pregador evangélico, é sincero em afirmar que este texto (Atos 16:13) é um dos “pontos fortes em favor do sábado”.
Outro fator que leva-nos a crer que Jesus não guardou o sábado para agradar aos judeus é o fato do Sábado existir “antes dos judeus”. Quando Deus estabeleceu o sábado, não havia judeus na face da terra, mas apenas Adão e Eva (Gênesis 2:1-3). Isto indica que o sábado é “do Senhor” (Êxodo 20:10) e não “dos judeus”.
Jesus guardou o sábado a fim de obedecer ao mandamento divino; o fez a fim de celebrar a criação de Deus, pois sabia que este é um memorial do Criador. Ele ensinou enquanto esteve na terra a guardá-lo do modo correto e não da maneira fanática e extremista dos fariseus.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA