sexta-feira, 27 de julho de 2012

O propósito do sábado nasceu no coração do Criador


1. Para quem foi criado o sábado?


Marcos 2:27


“E acrescentou: O sábado foi estabelecido por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.”


Comentário – o sábado é um memorial da criação e conecta o homem ao seu Criador.


2. Quais são os principais objetivos da observância do sábado?


Isaías 58:13-14


“Se desviares o pé de profanar o sábado e de cuidar dos teus próprios interesses no meu santo dia; se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, não pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falando palavras vãs,  então, te deleitarás no SENHOR. Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra e te sustentarei com a herança de Jacó, teu pai, porque a boca do SENHOR o disse.”


Comentário – durante o sábado aprendemos a fazer a vontade de Deus e nos deleitarmos nEle. Resumindo, podemos destacar três propósitos: (1) Para benefício do homem. (2) Para lembrar de Deus. (3) Para ter intimidade com Deus.


3. Qual é o foco do sábado?


Êxodo 20:8-11


“Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.   Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.   Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR, teu Deus; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;   porque, em seis dias, fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o SENHOR abençoou o dia de sábado e o santificou.”


Comentário – O sábado, ou o sétimo dia, foi destinado por Deus ao homem como um dia especial de celebração e santificação – o foco é o  Criador. O quarto mandamento da Lei de Deus  foi escrito pelo Seu próprio dedo (Êxodo 31:16-18) e apresenta um apelo claro:  ‘’lembra-te’’. Salmos 111:2-4


4. Deus necessitava de descanso? Qual o propósito do Seu descanso? Existe uma necessidade real de descanso para a humanidade?


Gênesis 2:2


“E, havendo Deus terminado no dia sétimo a sua obra, que fizera, descansou nesse dia de toda a sua obra que tinha feito.”


Êxodo 34:21


“Seis dias trabalharás, mas, ao sétimo dia, descansarás, quer na aradura, quer na sega.”


Comentário – O homem pecador precisa de descanso, tanto físico quanto mental (Êxodo 31.15; 34.21). Ele necessita também de conforto espiritual. O sábado lhe proporciona o tempo para comunhão com Deus, para o estudo da Palavra de Deus, para a associação com o povo de Deus e para prestar serviços à causa de


Cristo. Deus não necessita de descanso físico ou mental, mas escolhe cessar Suas atividades para ter um encontro especial com o ser humano. Deus nos aguarda para um encontro a cada sábado.


5. O que o Deus criador significa para os que nele confiam?


Salmo 121:2


“O meu socorro vem do Senhor que fez os céus e a terra.”


Comentário: É maravilhoso saber que o Deus que criou todas as coisas, e que instituiu o Sábado, está à disposição dos seus filhos com o objetivo de protegê-los e abençoá-los.


Resumo:


O sábado foi criado por Deus para ser uma bênção para o ser humano. Neste dia o homem desfruta comunhão com o Pai celeste e renova suas forças para as lutas da vida. O objetivo deste dia é manter a criatura ligada ao Criador.


Extraído do Site Sabado.org

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA