segunda-feira, 23 de julho de 2012

Princípios para a Evangelização dos Católicos



Importância desse Tópico




1. As estatísticas mostram que nesse momento a Igreja Católica é o maior corpo religioso do Brasil. No nordeste, eles possuem os seguintes números. (pesquisar site do IBGE).


2. Dados das últimas campanhas no Brasil mostram que eles são maioria dos batizados pelos estudantes do SALT.


Dificuldades no Trabalho com os Católicos


1. A Igreja Católica promove a ignorância das Escrituras (HR, 328)


# As pessoas não têm o direito de estudar a Bíblia. T.M, p. 105


2. O poder do padre sobre seu rebanho é grande. Evangelismo, p. 574


# Quem não concorda é herege. FEC, p. 308.


# Tremendo poder sobre a mente. GC, p.523.


# Os romanos são escravos. DTN, p. 315


3. A distancia entre suas doutrinas e a posição dos ASD


# Pedro é o cabeça da igreja. AA, p.194-195


# O papa é infalível. GC, p.564


# Adoração de Maria. HR, p.333


# Adoracão de imagens. GC, p.568


# Tormento eterno. GC, p.536.


#Batismo infantil. GC, p.59


# dentre outros…


Conselhos Específicos de Ellen White Sobre os Métodos Evangelísticos a Serem Usados com os Católicos:
Apesar desses obstáculos, White tem uma expectativa positiva sobre os resultados provenientes da evangelização desse grupo especial: “Pelo que Deus me tem mostrado, grande número será salvo dentre os católicos.” Evangelismo p. 574. Porém, o trabalho requer abordagem especial. A metodologia usada com os protestantes e evangélicos consiste em reuniões na igreja. As pessoas são convidadas para ouvir o “pastor”. Hinos evangelísticos são cantados e e as pessoas são convidadas a uma “oracão”. O pregador usa a Biblia frequentemente e ao final pessoas são convidadas para vir à frente “dar seu coracão a Cristo”. O autor pensa que nada há de errado com esse método que é mais eficaz com evangélicos. Porém, nas seguintes páginas nós encontramos vários princípios no Espírito de Profecia que, se corretamente aplicados, ajudarão a ter resultados positivos com os católicos.


Princípio 1: Pertube o mínimo possível sua costumeira corrente de pensamentos.
“Jesus encontrou acesso às mentes, por intermédio de suas mais familiares associações. Ele perturbava o menos possível, sua costumeira corrente de pensamentos, por ações abruptas ou regras estabelecidas…Apresentava verdades antigas sob uma nova e preciosa luz.” Evangelismo p. 140


“Concordai com o povo em todos os pontos em que podeis coerentemente assim fazer. Vejam eles que amais sua alma, e quereis, tanto quanto possível, estar em harmonia com eles.” Idem, p.141.


“Não insistais em apresentar logo no início ao povo os aspectos mais objetáveisde nossa fé, a fim de que não fecheis os ouvidos daqueles a quem essas coisas vêm como uma nova revelação.”Idem, p.142


“Criai interesse. Orai e crede, e obtereis uma experiência que vos será valiosa. Não apresenteis assuntos tão profundos que exijam luta mental para compreender.” Ibid.


“Não apresenteis assuntos que suscitem controvérsia. Não deis instruções de molde a confundir a mente.” Idem, p.143


Na primeira palestra, o orador é apresentado por alguém da comunidade. Nenhuma oração é oferecida; não há musica religiosa e nenhuma referência à religião. Nesta aproximação, o orador constrói a imagem de homem de integridade e responsabilidade. Ele dá às pessoas uma mensagem positiva e estimula seu apetite para ouvir mais no dia seguinte. Ele estabelece confiança em si mesmo como orador. A série de palestra segue a mesma linha, estabelecendo confiança e interesse. Problemas da delinqüência juvenil, alcoolismo, saúde mental, stress e outros temas de interesse comum são desenvolvidos. Breve o orador apresenta a Bíblia, sempre tratando-a de Santa Bíblia ou Sagradas Escrituras.


É agradável ao católico ouvir sua terminologia familiar. Em suas palestras, faça referências à Bendita Virgem Maria. Semelhantemente, é próprio usar o prefixo “santo” ao referir-se a qualquer escritor do Novo Testamento. A audiência irá em breve reconhecer a natureza religiosa destas palestras, mas como eles não são convidados a unir-se a nenhuma forma de culto, eles não se importarão. Depois de uma ou duas semanas, solos ou músicas religiosas podem ser usadas. Após pregar sobre a oração, cada reunião pode ser iniciada com uma oração. Use a oração do Pai Nosso. Como perturbar o mínimo a mente católica e evitar barreiras desnecessárias:


a. Iniciar com temas práticos que atendam às necessidades e desenvolvem confianca: lar, saúde, felicidade do casamento, etc.


b. Não citar a Bíblia nas primeiras noites. Mais tarde, usar uma versão católica da Bíblia.


c. Usar auditório neutro


d. Usar publicidade neutra, sem música ou jargão religioso


e. Fazer referencia a “seminários”, “programas” ou “palestras comunitárias.”


f. O orador torna-se um palestrante ou professor, não um evangelista ou pastor.


g. Omitir oracões na primeira noite


h. Omitir hinos ou grupos musicais religiosos nas primeiras noites


i. Evitar termos tais como “irmãos,” “améns”, “uma bencão”, etc. Isso envolve também evitar  passeatas com conotacão religiosa


Princípio 2: Devemos tomá-los de surpresa.


“Deus deseja que sigamos métodos novos e ainda não experimentados. Apresentai-vos rapidamente ao povo – surpreendei-os.” Manuscrito 121, 1897.


“O Senhor me mostrou que não era o melhor plano revelar aquilo que iremos realizar, pois logo que nossas intenções fossem conhecidas, nossos inimigos se levantariam para pôr obstáculos. Pastores seriam convidados a virem para resistir à mensagem da verdade. De seus púlpitos advertiriam as congregações, … dizendo-lhes as coisas que os adventistas pretendem fazer.” Evangelismo, p. 125.


“Esperai; armai as barracas quando chegar o tempo das reuniões campais. Armai-as rapidamente e, então, anunciai as reuniões.” Ibid.


Princípio 3: Não devemos dizer desde o início que somos adventistas.


“Ao trabalhardes em campo novo, não penseis ser vosso dever declarar imediatamente ao povo: Somos adventistas do sétimo dia; cremos que o dia de repouso é o sábado; acreditamos que a alma não é imortal. Isso haveria de levantar enorme barreira entre vós e aqueles a quem desejais alcançar. Obreiros Evangélicos p. 119-120.


“Não precisais pensar que toda a verdade deva ser pregada de uma vez ou em todas as ocasiões aos descrentes. Deveis planejar cuidadosamente o que tiverdes de dizer, bem como o que tiverdes de silenciar. Isto não é enganar o povo; é trabalhar como Paulo trabalhou. Ele diz: “Sendo astuto, vos tomei com dolo.” II Cor. 12:16. Evangelismo p. 126.


Nem sempre o Senhor Jesus revelou-Se a si mesmo em determinados lugares. Mt 16:20. Isso era engano? De maneira alguma, mas o tato pode parecer engano a alguns. Por que Paulo se fez de judeu pra ganhar os judeus e grego para ganhar os gregos? 1 Co 9:19-21.


Princípio 4: Planeje métodos extraordinários para prender a atencão.


“Nas cidades de hoje, onde existem tantas coisas destinadas a atrair e agradar, o povo não pode se interessar por esforços medíocres. Os pastores designados por Deus hão de achar necessário envidar esforços extraordinários para atrair a atenção das multidões. E quando conseguem reunir grande número de pessoas, têm de apresentar mensagens de caráter tão fora da ordem comum que o povo fique desperto e advertido”. Obreiros Evangélicos, págs. 345 e 346.


“Cada obreiro na vinha do Senhor deve estudar, planejar, idear métodos, a fim de alcancar o povo onde está. Devemos fazer algo fora do curso comum das coisas. Temos de prender a atencão. Temos de ser intensamente fervorosos. Estamos às vésperas de tempos de luta e de perplexidades, os quais nem foram ainda imaginados”. Evangelismo p. 123.


Princípio 5: Não condenar


“Não censureis outros (católicos); não os condeneis…Precisamos ser muito cautelosos para não condenar os que, diante de Deus, são menos culpados do que nós mesmos.” Testimonies, vol. 9, págs. 239-244.


“Não devemos, ao entrar em um lugar, criar barreiras desnecessárias entre nós e outras denominações, especialmente os católicos, de maneira que eles pensem que somos declarados inimigos seus. Não devemos suscitar preconceito desnecessariamente em seu espírito, fazendo ataques contra eles. … Pelo que Deus me tem mostrado, grande número será salvo dentre os católicos.” Evangelismo p. 573.


“Sede cautelosos em vossos esforços, irmãos, não ataqueis com demasiado vigor os preconceitos do povo. Não se deve sair do caminho para investir contra outras denominações; pois isto só cria um espírito combativo, e cerra ouvidos e corações à entrada da verdade. Temos nossa obra a fazer, a qual não é derrubar, mas construir. Temos de reparar a brecha feita na lei de Deus.” Idem, p. 574.


“Que aqueles que escrevem em nossas revistas não dirijam rudes ataques e alusões que por certo hão de causar dano, e que obstruirão o caminho e nos impedirão de fazer a obra que devemos fazer a fim de alcançar todas as classes, inclusive os católicos.” Ibid.


“Ao apresentar a mensagem, não façais investidas pessoais a outras igrejas, nem mesmo à católica romana. Os anjos de Deus vêem nas diversas denominações muitos que só podem ser alcançados com a maior precaução. Sejamos portanto cuidadosos com nossas palavras. Não sigam nossos pastores os próprios impulsos em acusar e expor os “mistérios da iniqüidade”. Sobre esses temas, o silêncio é eloqüente. Muitos se acham enganados. Falai a verdade em tons e palavras de amor. Cristo Jesus seja exaltado. Apegai-vos à afirmativa da verdade. Nunca deixeis o caminho reto traçado por Deus, no intuito de fazer um ataque a alguém. Esse ataque poderá causar muito dano mas nenhum bem. Poderá extinguir a convicção em muitos espíritos.” Idem, p. 576.


Princípio 6: Precisa-se de pregacão mais bíblica


“Há necessidade de um estudo mais aprimorado da Palavra de Deus; especialmente Daniel e Apocalipse devem merecer atenção, como nunca antes na história de nossa obra. Talvez tenhamos menos a dizer em certos aspectos, quanto ao poder romano e ao papado, mas devemos chamar atenção ao que os profetas e apóstolos escreveram pela inspiração do Espírito de Deus.” Idem, p.577


“O Pastor S está despertando bom interesse por suas reuniões…Grande número de católicos vai ouvi-lo. Muito de sua pregação são palavras textuais da Bíblia. Usa o mínimo possível de suas próprias palavras. De modo que se os ouvintes combaterem o que ele diz, combatem contra a Palavra de Deus.” Ibid.


Princípio 7: Figuras e quadros atraem os católicos


“O Pastor S está despertando bom interesse por suas reuniões. Gente de todas as classes vão ouvir, e ver as imagens de tamanho natural que ele tem dos animais de Apocalipse. Grande número de católicos vai ouvi-lo.” Evangelismo p. 576.


“Dedicastes muito estudo ao assunto de como tornar interessante a verdade, e osquadros que fizestes estão em perfeita conformidade com o trabalho que precisa ser feito. Esses quadros são, para as pessoas, lições objetivas…. E elas exercem efeito notável ao serem apresentadas ao público em reivindicação da verdade. Usa-as o Senhor para impressionar as mentes. Fui instruída clara e nitidamente quanto a deverem usar-se quadros na apresentação da verdade. E essas ilustrações devem tornar-se ainda mais impressivas por meio das palavras que mostram a importância da obediência.” Evangelismo, p.20


“O uso de quadros é muitíssimo eficaz para explicar as profecias referentes ao passado, presente e futuro. Devemos, porém, tornar o nosso trabalho tão simples e econômico quanto possível. Deve a verdade ser explicada com simplicidade.” Ibid.


Princípio 8: A oração é o segredo do sucesso.


“Há necessidade de muita oração. Aproximar-se de Deus em comunhão, significa aproximar-Se Deus da alma que O está buscando. Deve haver maior consagração do coração e da vida ao serviço de Deus.” Testemunho para Ministros, p. 251.


Texto de Autoria de Emílio Abdala, publicado no site Missões Urbanas.

7 comentários:

Marcoaurélicomaxismus disse...

Eu estava pesquisando neste site, só achei muito ruim o ataque ao catolicismo.
Se a Igreja Católica é a maior representante do cristianismo e consequentemente do corpo de Jesus Cristo na Terra, por que vocês a atacam tanto?

Católicos não adoram imagens, isso é explicado pela igreja. Católicos amam e acreditam em Maria pois ela foi santa e mãe de Jesus.
Enquanto o católico interpreta a Bíblia e adora Jesus Cristo, os protestanes interpretam Jesus e adoram a Bíblia.
É tão forte a necessidade do protestante em se justificar através da Bíblia que acaba sendo objeto de adoração, ou seja, sem a Bíblia o que é o protestante?
O católico sem a Bíblia é o mesmo católico, ele continua a crer em Jesus e fazer boas obras em nome Dele.
Quem formou a Bíblia foram os católicos e para os católicos.
Além disso, o protestantismo enfraqueceu o cristianismo em todo o mundo. Veja os países que se separaram da Igreja e assumiram o protestantismo no norte da Europa, hoje esses países tem grande número de ateus, homossexuais e aborto. Até os EUA que tem origem protestante já não tem fé suficiente para não permitir a legalização do aborto. Pois os protestantes acreditam que somente a fé e a adoração a Bíblia é suficiente para a salvação, enquanto que suas ações podem ser contrárias a religião que segue. Logo, a conservação dos valores morais religiosos é fraca e destruída pelos esquerdistas.

Douglas Zanatta disse...

OLá Marco Aurélio!Se católicos não adoram imagens, porque se vêem tantas cenas de pessoas dobrando seus joelhos e rezando orações e pedindo coisas para uma estátua?Veja que o Segundo mandamento da Lei de Deus é bem clara sobre fazer imagens de esculturas e prostrar-se perante elas e adora-las.Não atacamos os amigos católicos, apenas mostramos os pontos doutrinários onde o divino foi trocado por tradições, e isso você pode ver claramente ao fazer uma leitura da Bíblia. Sobre Maria mãe de Jesus,ela não é santa, pois só Deus é Santo como diz "Apocalipse 15:4. Pois tu somente és santo." Se os católicos adoram tanto a Jesus, porque não fazem romarias para Ele, o que vemos são romarias para santo tal e santa tal.
Se a Bíblia é a palavra de Deus, e nela encontramos todos os conselhos de Deus para nossa vida, como um cristão de qualquer denominação pode viver sem ela?Essa história de católico sem bíblia continua sendo católico é falácia!Cristão só é cristão se ler a palavra de Deus e seguir o que Cristo ensinou!Quem formou a Bíblia foi Deus, através do Espírito Santo através dos séculos por cerca de 40 autores diferentes que viveram muito tempo antes dos católicos existirem!Acho que o protestantismo não enfraqueceu o cristianismo, mas foi o catolicismo que com seu paganismo desenfreado trocou a adoração ao Único Deus por um panteão de santos(Tem santo pra cada dia do ano.
A Igreja Adventista não se enquadra no que você disse sobre abortos e homossexualismo pois tem uma posição firme e forte contra essas práticas, por isso não a misture com as outras denominações que fazem o contrário e profano!

Douglas Zanatta disse...

Os Adventistas amam os amigos católicos, e em momento nenhum os atacamos, apenas por discordar em alguns pontos doutrinários é que apresentamos o que é Deus realmente ensinou sobre o assunto através de sua Santa Palavra.Um grande abraço meu amigo,Deus te abençoe e obrigado por sua visita em nosso site!

Marcoaurélicomaxismus disse...

Não adoramos imagens. As imagens são pontes espirituais pela qual nós usamos para chegar mais perto de Deus. É perfeitamente justificável. Quando rezamos diante de uma imagem não é a ela que pedimos mas através dela. Quando você pega uma foto de alguém querido e chora, você está objetivando a foto ou a pessoa querida?
Os pagãos não usam as imagens e estátuas como pontes mas usam elas próprias como objeto de adoração, ou seja, eles adoram o objeto em questão.
Sobre os santos, o que a Biblia diz talvez não seja o verdadeiro significado de santo que usamos. É o que eu disse, não adoramos a Bíblia.
Um santo é uma pessoa que atingiu uma espiritualidade mais elevada que o restante, são pessoas mais próximas de Deus, que é o Criador e não exatamente um santo, pois santo são pessoas.
O cristão pode viver sem a Bíblia desde que saiba quem é Jesus. Existe cristão sem Bíblia. O que é um cristão? É quem segue Jesus Cristo. Se eu sigo Jesus não é bastante para ser chamado de cristão? Além disso, a Bíblia não pode ser considerada a palavra de Deus pois há certas incoerências até mesmo no significado religioso.
Você está demonstrando uma certa "fobia" ao catolicismo. Como os santos são deuses pagãos se eles foram pessoas que seguiam e acreditavam em Jesus Cristo e em um Deus Único?
Quem formou a Bíblia foram os católicos e não Deus. Este apenas deu inspiração divina àqueles que escreveram.
Mas, sim é verdade, os países que abandonaram o catolicismo e seguiram o protestantismo na Reforma Protestante hoje tem um grande número de ateus, abortistas, feministas, gayzistas.

Quando vocês protestantes passam a militar e demonstrar esse ódio sem sentido à Igreja Católica entram na mesma imoralidade de quem tenta destruir o cristianismo hoje.

Em experiência pessoal, já vi como são os adventistas. Eles são profundamente anti católicos, fora da igreja eles são totalmente diferentes, aceitam o socialismo, o marxismo cultural, o gayzismo, o feminismo e todas as abominações deste século.
Sei que há lados marxistas infiltrados também na Igreja Católica. Mas esse é motivo para atacar o catolicismo? É motivo para atacar a religião dos outros?
Quem são vocês para criticar uma religião que nem fazem parte? É liberdade de expressão, mas antes tentem se informar para não cair nas falácias de quem quer destruir a Verdadeira Igreja que representa o Corpo de Cristo na Terra.

Douglas Zanatta disse...

Sobre sua experiência pessoal com um adventista, isso depende da pessoa que vc se relacionou. Um verdadeiro seguidor de Cristo não aceita aborto, e homossexualismo, a posição da igreja adventista é bem clara e totalmente contra essas práticas abomináveis,se a pessoa lhe deu essa visão, ela está errada e por essa razão dando um mau testemunho do cristianismo!Eu fui católico por mts anos sei bem o que vc está dizendo nas linhas acima, sei o quanto sincero vc está sendo em suas palavras, me desculpe mas vc está sinceramente errado!
Volto afirmar que quem formou a Bíblia foram os profetas desde Moisés, Jeremias e Isaías e mt outros, todos eles viveram mt antes da era cristã e por esse motivo não pode ter sido a igreja católica pois esta foi fundada milênios depois do antigo testamento!Você disse que o cristão pode viver sem a bíblia desde que saiba quem é Jesus. Agora eu te pergunto como você conhece a Jesus?

Marcoaurélicomaxismus disse...

Quando eu disse formação da Bíblia queria dizer reunião de todos os livros e escrituras.
Portanto, quem reuniu a Bíblia e a formou, não exatamente escreveu, foi a Igreja Católica. Além disso, se não fosse os monges copistas e a Igreja muito pouco restaria de cultura daquela época. A europa não se afundou por culpa da Igreja, quem disse que foram povos de elevada cultura e saber que destruiram Roma e passaram a viver na europa.
Quando falei de cristão sem Bíblia me referia ao exemplo do que realmente acontecia na europa medieval. Os cristãos iam às Igrejas e rezavam, etc. Mas o contato com a Bíblia era pouco, quase nunca um camponês pegava numa Bíblia. Muitos da europa não sabiam ler, muito menos latim. Mesmo assim tinham fé e eram cristãos.

O que deve prevalecer é o respeito entre os cristãos.
Este blog tem muitos materiais bons, mas ficar tentando atingir a Igreja Católica desse modo não traz bons resultados, às vezes parece que estão tentando converter os outros usando a força.

Houve um dia que ouvi uma adventista dizendo que Lutero ofereceu a Bíblia em alemão para as pessoas e assim elas leram e ficaram mais inteligentes que os católicos, sendo assim, abandonaram o catolicismo. Isso não é verdade, e é até ilógico. E para mim foi uma ofensa pois estava chamando os católicos de burros.
No entanto, exemplos ruins existe em todas as religiões.

Douglas Zanatta disse...

Concordo com você Marco Aurélio. Mesmo que não concordamos em alguns pontos doutrinários o respeito com certeza deve prevalecer entre os cristãos. Somos todos irmãos em Cristo e pertencentes a Seu corpo, Jesus mesmo que nos disse para nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou (João 13:34)e nisto conhecemos que somos Seus discípulos. As abordagens dessa pessoa não é muito apropriada para se estabelecer um diálogo.Não podemos julgar uma denominação inteira por causa de exemplos ruins como vc mesmo falou. Quanto a esse artigo se vc achou ele de caráter ofensivo ao catolicismo, peço desculpas,essa não é a verdadeira intenção dele, repito, amamos os amigos católicos e estaremos sempre abertos para um diálogo amigável sobre assuntos que dizem respeito ao nosso Deus.Um grande abraço!

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA