terça-feira, 31 de julho de 2012

O espírito de Moisés apareceu a Jesus no Monte?


Acerca do argumento apresentado por seu amigo (Espírito de Moisés no Monte), quero apresentar algumas dicas de como responder a ele.

- Deverá usar os textos Bíblicos de Deuteronômio 34:6 e Judas, verso 9.

Judas 9 diz que, para que Moisés fosse para o céu, teve de ser ressuscitado. O mesmo texto diz que houve uma disputa (entre Cristo e satanás) acerca do ‘corpo de Moisés’; não diz que houve uma disputa acerca do ‘espírito dele’. O texto de Judas, verso 9,  prova que:

- Para uma pessoa ir para o céu, terá de ser ressuscitada (I Tessalonicenses 4:13-16, Lucas 14:14).

- Que Moisés ao ir para o céu não o foi “após a morte” mas sim “após ter sido ressuscitado”.

- Que na ressurreição, nosso corpo será transformado e levado para o céu. (I Coríntios 15:51-54).

- Que Moisés, ao ir para o céu, foi com seu corpo e não apenas com o ‘Espírito’ (Judas, verso 9).

Se Moisés foi para o céu com seu corpo, isto quer dizer que ele apareceu no monte a Jesus em sua forma corpórea glorificada e não em ‘espírito’. Deve-se ressaltar também que o texto (Mateus 17:1-8) não diz que ‘o espírito de Moisés e Elias apareceram a Jesus’, mas sim que ‘Moisés’ e ‘Elias’ apareceram, isto é, pessoalmente.

Quando formos para o céu, seremos pessoas reais e não espíritos desencarnados (veja o texto de Mateus 8:11, onde ensina que iremos nos alimentar no céu). Nosso corpo será transformado à semelhança do corpo glorioso do Senhor Jesus (Filipenses 3:21). Quando a bíblia diz que “a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus” (I Coríntios 15:50) não está insinuando de que não teremos carne e sangue no céu.

A Bíblia usa o termo “carne” em vários sentidos, em especial para referir-se à natureza pecaminosa do homem, sua propensão interior para o mal. Neste texto “carne e sangue é uma expressão figurada para referir-se a uma pessoa desta terra (Mateus 16: 17; Gálatas. 1:16; Efésios 6:12); portanto, não deve reduzir-se a um significado literal.  Paulo está simplesmente afirmando que o corpo atual do homem é inadequado para entrar no reino de Deus.  Que os corpos dos ressuscitados terão carne e sangue pode deduzir-se razoavelmente pelo fato de que nossos corpos serão semelhantes ao corpo glorioso de Cristo em sua ressurreição (Filipenses 3: 20-21), que era de “carne ” e “ossos” (Lucas 24: 39)”[1].

Acredito que com tais explicações, mencionando e mostrando os textos bíblicos, seu amigo irá entender. Será fundamental que seja cristocêntrico em sua explanação do assunto. A apresentação de uma doutrina só será eficaz se esta vier acompanhada da essência da mesma: o Senhor Jesus Cristo. Diga-lhe que Jesus o ama muito e que Ele tem algo melhor a oferecer a seus filhos do que uma vida desencarnada em uma dimensão irreal. Ele tem a nos oferecer um corpo transformado com o qual poderemos usufruir as belas e boas coisas do paraíso e também uma cidade real na qual poderemos morar e admirar as paisagens (Apocalipse 21:2). Basta o aceitarmos como nosso salvador pessoal e Senhor de nossa vida (Marcos 16:16; Romanos 10:9).

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA