quarta-feira, 16 de maio de 2012

Qual a data do nascimento de Cristo?



O Novo Testamento não nos fornece nenhuma informação precisa com relação ao ano, mês ou dia do nascimento de Jesus Cristo.Entretanto a história universal e os calendários da época nos fornecem informações importantes que nos permitem afirmar aproximadamente o ano em que Jesus nasceu.


A morte de Herodes, o Grande é o ponto de partida para chegarmos ao ano aproximado da natividade. Pela Bíblia sabemos que Jesus nasceu antes da morte de Herodes, o Grande (Mateus 2:1-9). Isso aconteceu um pouco depois da visita dos reis magos com a qual Herodes tanto ficou perturbado.


Pelo historiador Flávio Josefo sabemos que Herodes, o Grande, morreu durante ou imediatamente antes da páscoa ocorrida no ano 750 da fundação de Roma ou em 4 de abril do ano 4 antes de Cristo. A questão a saber é há quanto tempo desta data (morte de Herodes, o Grande) ocorreu o nascimento de Cristo. Mateus e Lucas contam de certos eventos ocorridos entre o nascimento de Jesus e a morte de Herodes, o Grande: a visita dos pastores, a apresentação da criança no templo (40 dias após o nascimento), a visita dos reis do oriente, a fuga para o Egito, e a matança das crianças em Belém e cercanias.


Qualquer que seja a ordem em que tomemos, estes acontecimentos não podem ter ocupado menos de 2 a 3 meses. Assim, o nascimento de Jesus tomou lugar não muito depois do início do ano 4 AC (tempo da morte de Herodes, o Grande) ou não muito antes do final do ano 5 AC. O outono seria a estação mais provável.
Via Rádio NT

1 comentários:

saudades disse...

Também penso que foi no ano -5 do calendário gregoriano,

https://www.facebook.com/MPP333/posts/1312837788755718

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA