segunda-feira, 21 de maio de 2012

É pecado comer mal?



“Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês” Romanos 12:1 “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” 1 Coríntios 6:19 e 20.
“Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado” 2 Coríntios 3:17.
Creio que a maioria de nós conhece esses textos bíblicos, mas talvez poucos já o relacionaram com aquilo que comem. Eu não estou certa do quanto os cristãos têm consciência da importância que tem o dominar o apetite, o renunciar o prazer da intemperança e da glutonaria.
Não, eu não me enganei. Eu disse prazer mesmo, porque se tem um pecado de que as pessoas realmente gostam e demoram a percebê-lo como pecado é a glutonaria e a intemperança, porque o comer em nossa cultura, que é um mix de diferentes culturas, é um fator social. E, se fossemos nos dedicar a estudar a antropologia da alimentação veríamos como a alimentação brasileira é voltada para o prazer de comer, sem considerar muito o valor nutritivo dos alimentos.
Entretanto, a Bíblia deixa bem claro esta relação quando Paulo afirma em Gálatas 5:21: “Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.”
O pecado do comer está ligado à idolatria. Se Deus te pede para deixar um hábito e você diz: “Posso deixar tudo, menos o leite”, por exemplo. Percebe que você está dizendo que por amor a Deus você deixa quase tudo, mas que há um outro deus em sua vida que você não pode renunciar, que há algo que você ama mais do que ama a Deus?
Abro um parênteses para falar sobre a alimentação das crianças.
Atualmente, resido no interior de São Paulo e aqui é muito claro como essa cultura do prazer no comer é forte, inclusive com as crianças. Uma pessoa, ao perceber que está comendo perto de uma criança, oferece a ela, pois acredita-se que não se deve deixá-la “passar vontade”. Alguns ainda acreditam ainda numa antiga crença popular, de que a criança que tem um desejo alimentar não satisfeito pode contrair (vermes) ou lombriga. Por conta disso, algumas pessoas ofereceram guloseimas duas vezes para os meus filhos no portão da minha casa enquanto eles brincavam no quintal.
Nessas ocasiões, aproveito para ensinar as crianças sobre o domínio próprio, a saúde, a importância de comer nos horários corretos. É uma forma de incluir a alimentação no processo educativo. Experimente fazer o mesmo. Diga não quando necessário. Prepare alimentos caseiros e nutritivos, que substituam as guloseimas, assim seus filhos terão prazer em comer o alimento saudável, com moderação. Não seja condescendente com a formação de péssimos hábitos alimentares na vida de seus filhos, afinal, eles levarão tais hábitos para a fase adulta.
Você que é avô, avó, tio, tia, e que costuma levar guloseimas para as crianças, muitas vezes contrariando a educação que os pais lhes dão, reflitam um pouco. As boas lembranças da infância não podem ser associadas somente a péssimos hábitos alimentares. Que consequências isso trará? Que preço cobrará? Que tal, ao invés de presenteá-los com um docinho, dedicar mais tempo com as crianças da família? Sente, deite e role se divertindo com eles, com recreações saudáveis. Tenho certeza de que eles jamais se esquecerão.
Essa história de que os avós foram feitos para estragar os netos não está de acordo a vontade de Deus. Mãe, assuma a maternidade, não a terceirize. A alimentação dos pequenos geralmente está sob a nossa responsabilidade. Então, estude a respeito, dedique-se a oferecer o melhor alimento a seus filhos. A alimentação está ligada ao desempenho intelectual, à espiritualidade, ao comportamento, à saúde física, emocional, moral e espiritual. Queremos que nossos filhos sejam bem-educados, inteligentes, cristãos e felizes. Mas, o que estamos fazendo para que isso aconteça? Pense nisso com carinho.
Pai, seja coerente, apoie sua esposa, veja oportunidades de educar ao invés de ficar com pena dos filhos por não comerem determinados alimentos. Não é fácil ser contra o que todos pensam, mas os filhos são de vocês. Peçam a Deus sabedoria para lidar com as diversas situações, as pressões e os palpites não solicitados.
Alguns textos de Ellen White para ajudar na compreensão deste assunto:
“Os homens e as mulheres não podem violar as leis naturais ao serem indulgentes para com o apetite depravado e paixões licenciosas, sem violarem a lei de Deus” Conselhos Sobre Saúde, p. 21.
“É pecado ser doente, pois toda a doença é resultado de transgressão. Muitos sofrem em consequência da transgressão de seus pais. Estes não podem ser censurados pelo pecado de seus pais; não obstante, é seu dever, indagar em que seus pais violaram as leis do seu ser, que trouxeram sobre seus descendentes tão infeliz herança; e naquilo em que os hábitos de seus pais foram errados, devem eles mudar de procedimento, e guiar-se por hábitos corretos, em melhor relação para com a saúde” Conselhos Sobre Saúde, p. 37.
“Toda violação de princípio no comer e beber perde as faculdades de percepção, tornando-lhes impossível apreciarem ou darem o justo valor às coisas eternas. [...] Temperança em todas as coisas é indispensável à saúde e ao desenvolvimento e crescimento de um bom caráter cristão” Conselhos Sobre Saúde, p. 38.
“Os que transgridem as leis de Deus, existentes em seu próprio organismo, não serão menos vagarosos em violar a lei proclamada no Sinai. Aqueles que, após haverem recebido a luz, se recusam a comer e beber guiados pelo princípio em lugar de serem controlados pelo apetite, não serão perseverantes com relação a serem governados por princípio em outras coisas.” A ventilação do assunto da reforma no comer e beber desenvolverá o caráter e conduzirá infalivelmente à luz aqueles que ‘fazem de seu ventre um deus’” Filipenses 3:19. Conselhos Sobre Saúde, p. 39.
“Muitos parecem pensar que têm o direito de tratar o seu próprio corpo como lhes apraz, mas se esquecem de que seu corpo não é sua propriedade. Seu Criador, que os formou, tem sobre eles reivindicações das quais não podem livrar-se justamente. Toda transgressão desnecessária das leis que Deus estabeleceu em nosso ser é virtualmente uma violação da lei de Deus, e é um pecado tão grande à vista dos Céus como quebrantar um dos Dez Mandamentos. A ignorância quanto a esse importante assunto é pecado; a luz está agora a brilhar sobre nós, e estamos sem escusas, caso lhe não demos acolhida e nos tornemos sábios com relação a estas coisas, as quais deve ser do nosso mais elevado interesse terreno entender” Health Reformer, agosto de 1866. Conselhos Sobre Saúde, p.40.
“Entre os que estão aguardando a vinda do Senhor, o comer carne será afinal abandonado; a carne deixará de fazer parte de sua alimentação. Devemos ter sempre isto em vista, e esforçar-nos por trabalhar firmemente nessa direção. Não posso pensar que estejamos em harmonia com a luz que Deus tem sido servido de nos dar, nessa prática de comer carne. Todos quantos se acham ligados à nossas instituições médicas, em especial, devem estar-se educando para viver de frutas, cereais e verduras. Se, nessas coisas, procedermos movidos por princípios, se como reformadores cristãos educamos nosso próprio gosto, e pomos nosso regime em harmonia com o plano de Deus, então podemos exercer influência sobre outros nessa questão, o que será agradável a Deus” Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 119.
“A principal finalidade do homem não é satisfazer o apetite. Há necessidades físicas a serem supridas; mas por isso é preciso que o homem seja dominado pelo apetite? Há de o povo que está buscando tornar-se santo, puro, refinado para que possa ser introduzido na sociedade dos anjos celestes, continuar a tirar a vida das criaturas de Deus, e fruir sua carne como uma iguaria? Segundo o Senhor me mostrou, esta ordem de coisas há de mudar-se, e o povo de Deus exercerá temperança em tudo” Christian Temperance and Bible Hygiene, p. 48.
“Os que têm sido instruídos com relação aos efeitos prejudiciais do uso da alimentação cárnea, do chá e do café, bem como de comidas muito condimentadas, e que estão resolvidos a fazer com Deus um concerto com sacrifício, não hão de continuar a satisfazer o seu apetite com alimentos que sabem ser prejudiciais à saúde. Deus requer que o apetite seja dominado, e se pratique a renúncia no tocante às coisas que fazem mal. É esta uma obra que tem de ser feita antes que o povo de Deus possa ser apresentado diante dEle perfeito” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 380-381.
Você pode estar pensando: “Como devemos escolher o que comer?”. “Os que entendem as leis da saúde e são governados por princípios, fugirão dos extremos, tanto da condescendência como da restrição. Sua alimentação é escolhida, não meramente para agradar ao apetite, mas para fortalecimento do organismo. Procuram conservar todas as faculdades nas melhores condições para o mais elevado serviço a Deus e aos homens. O apetite acha-se sob o controle da razão e da consciência, e são recompensados com a saúde física e mental. Conquanto não imponhamos ofensivamente seus pontos de vista sobre os outros, seu exemplo é um testemunho em favor dos corretos princípios. Essas pessoas exercem vasta influência para o bem” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 198.
“Existe uma classe numerosa que rejeitará qualquer movimento de reforma, por muito razoável que seja, se porventura impõe restrições ao apetite. Eles consultam o paladar, em vez da razão e das leis da saúde. Desta classe, todos os que deixam o trilho batido do costume e defendem uma reforma sofrerão oposição, e serão considerados radicais, por mais coerente que seja o seu modo de proceder. Ninguém deve, porém, permitir que a oposição ou o ridículo o afastem da obra da reforma, ou o levem a considerá-la levianamente. Quem estiver possuído do espírito que atuava em Daniel, não será estreito nem presumido, mas será firme e decidido em defender o direito. Em todas as suas associações, quer com seus irmãos quer com outros, não se desviará do princípio, enquanto ao mesmo tempo não deixará de manifestar uma paciência nobre e cristã. ” Conselhos Sobre o Regime Alimentar, p. 195.
Para concluir, uma linda promessa para cada um de nós: “Se vocês obedecerem a essas ordenanças, as guardarem e as cumprirem, então o SENHOR, o seu Deus, manterá com vocês a aliança e a bondade que prometeu sob juramento aos seus antepassados. Ele os amará, os abençoará e fará com que vocês se multipliquem. Ele abençoará os seus filhos e os frutos da sua terra: o cereal, o vinho novo e o azeite, as crias das vacas e das ovelhas, na terra que aos seus antepassados jurou dar a vocês. Vocês serão mais abençoados do que qualquer outro povo! Nenhum dos seus homens ou mulheres será estéril, nem mesmo os animais do seu rebanho. O SENHOR os guardará de todas as doenças. Não infligirá a vocês as doenças terríveis que, como sabem, atingiram o Egito, mas as infligirá a todos os seus inimigos” Deuteronômio 7:12-15.
Parte 1 do artigo da Vanessa Rosa via Tudo para Vegetarianos

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA