quarta-feira, 2 de maio de 2012

O que a Bíblia fala sobre a crítica construtiva?

 
A Bíblia diz que a crítica pode ser destrutiva.  Gálatas 5:15 “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.”
Ao criticar o outro corre o risco de também ser criticado.  Mateus 7:1-5 diz:“Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós. E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! tira primeiro a trave do teu olho; e então verás bem para tirar o argueiro do olho do teu irmão.”
Estar disposto a perdoar é uma parte da crítica construtiva. É o que diz Lucas 17:3: “Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.” Devemos também ter cuidado com a crítica.  Romanos 14:1 “Ora, ao que é fraco na fé, acolhei-o, mas não para condenar-lhe os escrúpulos.”
A Bíblia ensina também que aqueles que criticam a outros também recebem críticas.  Lucas 6:37-38 “Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; perdoai, e sereis perdoados. Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando vos deitarão no regaço; porque com a mesma medida com que medis, vos medirão a vós.” Os cristãos tornam-se mais sábios quando recebem uma crítica construtiva e válida.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA