quinta-feira, 3 de maio de 2012

A Maldição de Canaã


Consta de Gênesis 9:20-27 que Noé se embriagou e ficou nu, e o verso 22 diz que Cão, pai de Canaã, vendo a nudez de seu pai fê-lo saber fora, a seus dois irmãos. No verso 24, “despertando, Noé, do seu vinho, soube o que lhe fizera o filho mais moço”, e passou a amaldiçoar Canaã que era seu neto. Por que isso? Não foi Cão quem viu a nudez do pai? Por que, então, Noé amaldiçoou o neto que, aparentemente, nada lhe fez de mal?


É interessante notar que já no verso 18, na pequena genealogia de Noé, ao serem mencionados os três filhos do patriarca, um destaque é dado a Cão como “pai de Canaã”.

Segundo o SDA Bible Commentary, “Canaã, o filho de Cão, é mencionado [no v. 18] numa alusão antecipada ao que se seguirá. Ademais, deve ter sido propósito de Moisés dirigir a atenção dos hebreus de seu tempo ao acontecimento lamentável descrito nos versos seguintes, a fim de que eles pudessem compreender melhor por que os cananitas, aos quais logo iriam encontrar, eram tão profundamente degradados e moralmente corruptos. A raiz de sua depravação podia ser encontrada em seu ancestral Cão, “o pai de Canaã”.

O verso 22 diz que Cão é “pai de Canaã”. Não indicaria isso que tanto o pai como o filho tinham inclinações pecaminosas, tais como se revelaram mais tarde nas iníquas práticas religiosas dos povos que originaram?

Há variadas opiniões entre os comentaristas sobre as razões por que a maldição recaiu sobre Canaã, e não sobre Cão (que se apresenta como principal culpado) . Acham alguns que Canaã é o personagem principal do episódio e está sendo indicado na expressão “seu filho menor” do v. 24. Ele seria o menor da família de Noé, na ocasião. 

Orígenes, um dos pais da igreja, refere-se à tradição segundo a qual Canaã foi quem primeiramente viu a nudez de seu avô, mencionando o fato ao pai. Sendo assim, não é impossível que Canaã tenha compartilhado a má ação do pai que divulgou o fato a Sem e Jafé, por certo em termos censuráveis.

“A maldição de Noé parece não ter sido proferida com ressentimento, mas como uma profecia. A profecia não fixa Canaã em particular ou os filhos de Cão em geral nos limites de um destino férreo. É meramente uma predição do que Deus antecipou e anunciou mediante Noé. Presumivelmente Canaã já trilhava a vereda pecaminosa do pai, e seus pecados tornaram-se um aspecto tão marcante do caráter nacional dos descendentes de Canaã que Deus posteriormente ordenou a destruição deles”. – SDABC s/ Gênesis 9:27.

- Extraído e adaptado de “Consultoria Doutrinária”. 
 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA