domingo, 20 de maio de 2012

Deus é Justo?



Um menino no centro da cidade é morto enquanto faz sua tarefa escolar na mesa de sua casa por uma bala perdida proveniente de uma guerra de gangues de rua.
Uma jovem mãe na periferia descobre que seu bebê contraiu AIDS por causa de uma transfusão de sangue contaminado.
As tragédias se sucedem em nosso mundo. Ansiamos muito por uma resposta para tudo isso. Onde está Deus num mundo onde o sofrimento e a morte não têm sentido? O salmista nos assegura que “a terra está cheia da bondade do Senhor”. (Salmo 33:5)
Se isso é verdade, por que Ele não acaba com os sofrimentos e as tragédias? O vigésimo capítulo de Apocalipse nos mostra como e quando Deus acabará com o pecado e o sofrimento.
1. A REVELAÇÃO DOS MIL ANOS
Apocalipse 20 inicia falando de um período de mil anos que se segue à segunda vinda de Cristo. Os eventos que acontecem nesse período de mil anos são os atos finais do conflito entre Cristo e Satanás, que se iniciou desde que o pecado entrou no universo.
Esse drama começou no céu, quando Lúcifer ficou com ciúme de Cristo, começou uma guerra juntamente com os anjos caídos, foi expulso e veio ao nosso mundo. O drama continuou na terra, no Jardim do Éden, e então por todos os séculos até chegar ao seu clímax quando o Diabo impeliu seres humanos a crucificarem a Cristo (Se você desejar, você pode revisar essa história na Lição 3). O drama alcançará o seu momento final ao término do período de mil anos no qual nosso mundo de pecado será purificado e devolvido ao controle de Cristo. Apocalipse 20 nos mostra que o período de mil anos é compreendido entre duas ressurreições.
Quem Deus ressuscitará na primeira ressurreição que ocorrerá no começo dos mil anos?
“Felizes e santos os que participam da primeira ressurreição! A segunda morte não tem poder sobre eles; serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante mil anos”. Apocalipse 20:6 (A não ser quando indicado, todos os textos bíblicos da série DESCOBERTAS BÍBLICAS são da Nova Versão Internacional da Bíblia [NVI].).
Os “felizes e santos” são aqueles que aceitaram a Jesus como Seu Salvador, e ressuscitarão na “primeira ressurreição”. Se os justos “reinarão com” Cristo durante mil anos, eles devem ser ressuscitados antes que os mil anos se iniciem.
Quem será ressuscitado na segunda ressurreição, ao final do período de mil anos?
“O restante dos mortos não voltou a viver até se completarem os mil anos” Apocalipse 20:5
O “restante dos mortos” só pode se referir aos ímpios mortos, pois os justos, “felizes e santos” serão ressuscitados no começo dos mil anos.
Logo, o período de mil anos é limitado por duas ressurreições: a ressurreição dos justos, no começo; e a ressurreição dos ímpios, ao final.
2. RESSUSCITADOS NA VOLTA DE JESUS
A primeira ressurreição, que será a dos justos, ocorre na segunda vinda de Cristo.
“Pois… o próprio Senhor descerá dos céus, e OS MORTOS EM CRISTO RESSUSCITARÃO primeiro. Depois NÓS, OS QUE ESTIVERMOS VIVOS, SEREMOS ARREBATADOS COM ELES nas nuvens, para O ENCONTRO COM O SENHOR NOS ARES. E assim, estaremos com o Senhor para sempre”. I Tessalonicenses 4:16, 17
Quando Jesus retornar à terra, Ele ressuscitará “os mortos em Cristo” e os levará, juntamente com os justos que estiverem vivos, para o céu. Por permanecerem apegados ao pecado, os ímpios não poderão viver na presença de Deus, e por isso serão destruídos na volta de Jesus (Lucas 17:26-30). (Você pode desejar rever na Lição 8 os eventos que precedem e sucedem a volta de Jesus).
3. SATANÁS SERÁ ACORRENTADO NA TERRA POR MIL ANOS
Quando os mil anos começarem, os justos já terão ido para o céu e os ímpios estarão mortos. O que acontecerá com esse mundo durante os mil anos?
“Vi descer dos céus um anjo que trazia na mão a chave do Abismo e uma grande corrente. Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo, Satanás, e o acorrentou por mil anos; lançou-o no Abismo, fechou-o e pôs um selo sobre ele, para assim impedi-lo de enganar as nações, até que terminassem os mil anos”. Apocalipse 20:1-3
Na volta de Jesus, Satanás será preso e permanecerá acorrentado durante mil anos. Onde Satanás será preso? No “Abismo”, uma palavra grega que significa “muito fundo” ou “sem fundo”. Em Gênesis 1:2, a versão grega do Velho Testamento usa a palavra “Abismo” para descrever a terra em seu estado não desenvolvido, antes de começarem os dias da criação. Por isso, nossa terra é o abismo no qual Deus aprisionará Satanás.
As Escrituras descrevem que Satanás estará preso por “uma grande corrente”. Será essa uma corrente literal? Não, será simbólica, uma corrente de circunstâncias. Satanás gostaria muito de continuar enganando as pessoas durante os mil anos. Mas ele não encontrará nenhuma pessoa justa para tentar, pois todas elas estarão no céu. E ele não encontrará nenhum ímpio para liderar, pois todos eles estarão mortos, dormindo no pó da terra. Incapaz de enganar ou tentar alguma pessoa, ele fica isolado num mundo vazio e é obrigado a pensar em todos os sofrimentos e tragédias que ele causou.

4. OS JUSTOS JULGAM OS ÍMPIOS
O período de mil anos também é um tempo de julgamento. Mas, lembre-se que o julgamento consiste de quarto estágios principais:
(1) O julgamento pré-advento dos justos, que precede a segunda vida de Cristo.
(2) A recompensa dos justos na Segunda Vinda.
(3) O julgamento dos ímpios durante os mil anos.
(4) A recompensa de Satanás e dos ímpios maus no final do período (Você pode rever a Lição 13 que lida com os estágios 1 e 2 do julgamento, a investigação e recompensa dos justos). Agora veremos os estágios 3 e 4, a investigação e recompensa dos ímpios.
Vimos que os justos ressuscitados e os justos que ficaram vivos serão levados juntos para o céu na segunda vinda de Cristo. Eles ficarão no céu durante mil anos. O que eles estarão fazendo?
“Vocês não sabem que OS SANTOS [salvos] HÃO DE JULGAR O MUNDO?… Vocês não sabem que haveremos de JULGAR OS ANJOS?” I Coríntios 6:2, 3
“VI TRONOS EM QUE SE ASSENTARAM AQUELES A QUEM HAVIA SIDO DADA A AUTORIDADE PARA JULGAR… ELES RESSUSCITARAM E REINARAM COM CRISTO DURANTE MIL ANOS”. Apocalipse 20:4
Durante os mil anos, os justos revisarão os casos dos seres humanos ímpios e dos anjos caídos, incluindo seu líder, Satanás. Quão apropriado será para os mártires, os vitoriosos, e os que sofreram pelo evangelho examinar e entender o julgamento dos ímpios feito por Deus.
Deus graciosamente dará aos seres humanos a chance de avaliarem Sua forma de lidar dos ímpios. Poderemos ter muitas perguntas, tais como: “Por que minha tia não está aqui? Ela parecia ser uma ótima pessoa”. Quando analisarmos os registros e julgarmos os mortos “de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros” (verso 12), veremos por nós mesmos que em todas as maneiras de lidar com os seres humanos, Deus tem sido justo e apropriado com todos. Veremos quantas chances foram oferecidas pelo Espírito Santo a cada pessoa, para que eles se voltassem para Deus, e com isso, a justiça de cada sentença se tornará clara para todos.
5. SATANÁS É SOLTO QUANDO TERMINAREM OS MIL ANOS
Ao final dos mil anos, a Bíblia declara:
“Via a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus, preparada como uma noiva adornada para o seu marido”. Apocalipse 21:2
Essa maravilhosa cidade terá sido nosso lar por mil anos. Agora, a Cidade Santa, com Cristo e todos os que foram salvos por Ele dentro dela, descende do céu a terra.
O que Satanás faz ao final dos mil anos?
“Quando terminarem os mil anos, Satanás será solto de sua prisão e sairá para enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra… a fim de reuni-las para a batalha. Seu número é como a areia do mar. As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada”. Apocalipse 20:7-9
Os ímpios são ressuscitados ao final dos mil anos (verso 5). Quando os justos descem dos céus na Cidade Santa, e os ímpios são ressuscitados, Satanás será “solto por um pouco de tempo” (20:3). Ele novamente pode dirigir os ímpios e tem como alvo os justos. Sem perder nenhum tempo, Ele imediatamente começa a organizar os ímpios num vasto exército. Satanás dá a ordem para marcharem contra a cidade. Quando os ímpios tomarem posição ao redor da Nova Jerusalém (verso 9), eles obtém um lampejo do horror de estar perdido – perdido para sempre.
6. A CENA DO JULGAMENTO FINAL
Aqui, pela primeira vez, toda a raça humana se reúne num mesmo local. Jesus à frente dos filhos de Deus redimidos que estão dentro da cidade. Satanás encabeçando a multidão dos ímpios do lado de fora dos muros. Nesse momento crítico, Deus dirige o último momento do julgamento, e os ímpios recebem sua sentença naquele dia.
“Depois vi um grande trono branco e aquele que nele estava assentado… Vi também os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono, e… os mortos foram julgados de acordo com o que tinham feito, segundo o que estava registrado nos livros”. Apocalipse 20:11, 12
Enquanto os ímpios se colocam diante do trono de justiça, a sua vida se desenrola diante deles. Dos registros contidos no céu, Jesus, o justo Juiz, formalmente apresenta toda a história da maneira usada por Ele para lidar com os homens, mulheres e anjos caídos.
Todo o universo observa com intenso interesse. Em pé, diante do trono de Deus, Jesus dá a todos uma visão abrangente de Seu trabalho redentor. Ele mostra que veio para buscar e salvar o perdido. Ele entrou em nosso mundo ao se tornar carne humana, viveu sem pecado apesar das lutas e tentações, fez o sacrifício final na cruz, e serve como nosso Sacerdote no céu. Finalmente, quando Cristo, com pesar, der um passo adiante e pronunciar a sentença daqueles que persistiram em rejeitar Sua graça, cada ser humano no universo reconhecerá a justiça e a necessidade desse ato final de julgamento divino.
“Pois todos compareceremos diante do tribunal de Deus. Porque está escrito: ‘Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, diante de mim todo joelho se dobrará e toda língua confessará que sou Deus’”. Romanos 14:10, 11
“Cristo Jesus… foi obediente até a morte, e morte de cruz!… Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra… e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai”. Filipenses 2:5-11
Desde que apareceu o pecado, o Diabo tem estado a desafiar o caráter de Deus, acusando-O de ser injusto. Naquele momento, todas as perguntas terão sido respondidas, todas as perplexidades terão sido resolvidas. Naquele momento, todo o universo reconhece que Jesus, o Cordeiro de Deus, é digno de nosso amor e adoração. Todo o plano e o propósito de Deus é revelado, e o caráter de Deus é vindicado para sempre!
Não apenas os salvos, mas também os anjos maus e até mesmo o próprio Satanás confessarão que a maneira de Satanás foi errada e que os caminhos de Deus são justos e verdadeiros. Todos irão ver que o mal e o egoísmo levaram apenas à infelicidade e descontentamento, e que não vale a pena continuar com isso.

7. O PECADO CHEGA AO SEU FINAL
Apesar de Satanás e a vasta multidão de pessoas ímpias admitirem que os caminhos de Deus são justos, seus corações não são transformados, seu caráter permanece mau. E, depois que o julgamento é pronunciado:
“As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou. O Diabo, que as enganava, foi lançado no lago de fogo que arde com enxofre… Então a morte e o Hades foram lançados no lago de fogo. O lago de fogo é a segunda morte. Aqueles cujos nomes não foram encontrados no livro da vida foram lançados no lago de fogo”. Apocalipse 20:9-15
Nesse julgamento final, o fogo do Deus eterno destruirá o pecado e aqueles que obstinadamente se apegaram a ele. Satanás e todos os perdidos perecerão nessa “segunda morte”, uma morte eterna da qual não haverá ressurreição. O curso da sua rebelião deixou os ímpios despreparados para a verdadeira felicidade, e eles são destruídos com o Diabo e seus anjos. O fogo celestial purifica completamente a terra das maldições do pecado; e finalmente Deus tem um universo purificado e que nunca mais será manchado pelo mal. A luta épica entre o bem e o mal, entre Cristo e Satanás, finalmente estará terminada, e Cristo reinará. As cortinas se fecharão para o antigo drama do pecado e se abrirão para a glória de um novo mundo com possibilidades ilimitadas.
8. A TERRA SERÁ PURIFICADA E RENOVADA
Das cinzas desse holocausto final e purificador, Deus criará um novo mundo:
“Então vi novos céus e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra tinham passado… Vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia dos céus, da parte de Deus… ‘Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais Ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza,, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou’… ‘Estou fazendo novas todas as coisas!’”. Apocalipse 21:1-5
Restaurada à sua beleza original, a terra se tornará o lar dos redimidos por toda a eternidade. Libertos do egoísmo, da doença, e do sofrimento, teremos o universo inteiro para explorar, relacionamentos maravilhosos para desenvolver, e uma eternidade para nos sentar aos pés de Jesus e ouvir, aprender e desenvolver o amor. (Para uma descrição completa do novo mundo, você pode reler a Lição 9).
Aonde você pretende estar naquele dia? Você já decidiu estar com Cristo dentro da cidade e salvo para sempre? Ou você estará do lado de fora da cidade, sem Cristo e perdido para sempre?
Se você tiver colocado sua vida nas mãos de Jesus, você nunca precisará experimentar o horror indescritível daqueles que estarão do lado de fora da cidade e que perceberão que estarão perdidos para sempre. Não importa como foi a sua vida, se você colocar-se inteiramente nas mãos de Jesus agora mesmo, você pode estar do lado de dentro da cidade com Cristo e os redimidos. Se você ainda não fez isso, entregue seu coração a Jesus nesse momento, e Ele rodeará você com Seu amor e perdão. Essa é sua oportunidade. Esse é o melhor momento para aceitar sua salvação.
Lição 22. Copyright © 2004 The Voice of Prophecy Radio Broadcast
Los Angeles, California, U.S.A

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA