segunda-feira, 14 de maio de 2012

Desenhos para Colorir - Os Dez Mandamentos

Tema: “Os Dez mandamentos ”
1- Objetivo: Ensinar às crianças que mandamentos são leis que devem ser obedecidos!
2- Quebra-Gelo: O que é um mandamento, ou uma lei? Dê exemplos.
3- Versículo para Memorizar: “Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração!” Salmos 119:2
4- Leitura da Bíblia: Êxodo 20:1-17
5- Mensagem: No Monte Sinai, o Senhor Deus deu a Moisés, alguns mandamentos, para ele entregar ao povo de Israel. Porque o povo precisava saber o que eles podiam fazer e o que eles não podiam fazer. Mandamentos são leis, e tem que ser obedecidos, se desobedecermos não seremos abençoados. Moisés ao receber os Dez mandamentos de Deus, desceu do Monte Sinai e falou para o povo tudo o que Deus ordenou para eles. Ele disse assim: Meu povo, eu, o SENHOR, sou o seu Deus. Eu o tirei do Egito, a terra onde você era escravo. Não adore outros deuses; adore somente a mim. Qualquer coisa que você adore, independente do seu nome, é o seu deus. Adorar alguma coisa é tratá-la como a melhor coisa na sua vida, o centro de todos os seus interesses. Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não se ajoelhe diante de ídolos, nem os adore, pois eu, o SENHOR, sou o seu Deus e não tolero outros deuses. Eu castigo aqueles que me odeiam, até os seus bisnetos e trinetos. Porém sou bondoso com aqueles que me amam e obedecem aos meus mandamentos e abençôo os seus descendentes por milhares de gerações. Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o SENHOR, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome. Guarde o sábado, que é um dia santo. Faça todo o seu trabalho durante seis dias da semana; mas o sétimo dia da semana é o dia de descanso, dedicado a mim, o SENHOR, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem os seus filhos, nem as suas filhas, nem os seus escravos, nem as suas escravas, nem os seus animais, nem os estrangeiros que vivem na terra de vocês.
Em seis dias eu, o SENHOR, fiz o céu, a terra, o mar e tudo o que há neles, mas no sétimo dia descansei. Foi por isso que eu, o SENHOR, abençoei o sábado e o separei para ser um dia santo. Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando. Não mate. Não cometa adultério. Não roube. Não dê testemunho falso contra ninguém. Não cobice a casa de outro homem. Não cobice a sua mulher, os seus escravos, o seu gado, os seus jumentos ou qualquer outra coisa que seja dele.
Vamos agora repetir os Dez mandamentos: (Líder, explique as palavras que as crianças não conhecem)
1- Não terás outros deuses. / 2- Não farás para ti imagem. / 3- Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
4- Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. / 5- Honra a teu pai e a tua mãe. / 6- Não matarás. / 7- Não adulterarás. / 8- Não furtarás. / 9- Não dirás falso testemunho. / 10- Não cobiçarás.
6-Aplicação: O Senhor Deus deu 10 mandamentos ao povo de Israel. O que são mandamentos? Mandamentos são leis, são atitudes e comportamentos que devemos ter. Por exemplo, se um carro se aproxima do semáforo, e está vermelho, ele deve parar , porque a lei de trânsito diz que os carros têm que parar ao sinal vermelho. Se o carro passar, estará desobedecendo a lei, e corre o risco de bater em outro carro, ou atropelar uma pessoa, e poderá levar uma multa. Outro exemplo se você está na janela de um apartamento no 10º andar e pula, fatalmente você morrerá, porque essa é uma lei da natureza e que você tem de respeitar, porque o seu corpo não flutua no ar, se você desrespeitar essa lei, vai se machucar, ao cair de lugares altos, ou até morrer. Assim são as leis ou mandamentos de Deus para nós, devemos obedecer cada um deles! Obediência traz bênção!
7- Exercício de fixação: Sugestões: 1-Desenhe ou crie gestos com as crianças para representar cada mandamento. 2- Desenhe tábuas da lei, escreva os Dez Mandamentos, faça uma cópia para cada criança, e distribua. 3- Jogo: Escreva os 10 mandamentos em uma folha, enrole e passe dentro de um anel. Coloque as crianças em círculo, sentadas e vai passando o “rolo” dos mandamentos ao som de um cântico, ao parar a música, a criança que está com o “rolo” tem que falar o 1º mandamento, se acertar continua, se errar sai da roda, e vai assim, sucessivamente, mesmo quando acabar os mandamentos pode começar de novo, até sobrar uma criança apenas, que será a vencedora.
8-Comunhão/ Encerramento:
Texto extraído do site de Miriam Galli

Clique nas imagens para ampliar































0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA