segunda-feira, 21 de maio de 2012

Buscando a Deus No Limite das Forças


“Quando, dentro em mim, desfalecia a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e subiu a Ti a minha oração...” (Jonas 2:7).

Quem nunca experimentou essa sensação de desfalecimento? Talvez no momento de uma prova dolorosa, ou da perda súbita de uma pessoa querida, tenhamos sentido algo como o que é descrito nos termos inspirados dessa oração de Jonas. Não temos mais força, nossa alma desfalece, mas nos lembramos do Senhor. E, de nossa própria fraqueza, sobe uma súplica ao trono da graça.

Será a escuridão, o poder das trevas, que parece envolver-nos com todos os seus efeitos mortais? O espírito, a alma e o corpo ficam abatidos, sem força para resistir.

Mas nos lembramos do Senhor, nossa oração atravessa as espessas nuvens e chega até Ele.

Vencerá a dúvida, a tentação, a perplexidade? Vencerão as inquietações e os temores? Nossa alma não tem mais recursos nem energia, suas capacidades ficam paralisadas. Mas nos lembramos do Senhor e os nossos suspiros sobem até Ele.

Ou será que o esgotamento em que a alma desfalece dentro de nós se deve à fadiga física, porque estamos realmente no limite de nossas forças? Mas nos lembramos de que o SENHOR disse que "faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças" (Is 40:29-31).

Aquilo que o Espírito de Deus descreve em termos tão realistas nesse trecho é a experiência de muitos filhos de Deus, que desejam, de todo o coração, glorificar a Deus e se esforçam por ter uma vida que lhe seja agradável. O Senhor permite que eles sofram essa prova, para lhes revelar o poder da oração.

Se sua alma desfalece, o Senhor não tem desfalecimentos. Ele reina na vida, em seu trono de glória, como poderoso vencedor do inimigo. É o Redentor do espírito, da alma e do corpo de Seus filhos.

Ele nos faz conhecer o poder da ressurreição e dizemos como Jonas, no fim da súplica: "O que eu prometi cumprirei totalmente. A salvação vem do SENHOR" (Jn 2:9, NVI).


- Extraído de H. E. Alexander, Orvalho da Manhã.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA