quarta-feira, 30 de maio de 2012

No Céu, além de Deus, Cristo e os anjos, existe algum ser humano? Onde se encontram Moisés, Elias e Enoque?


Certamente, no Céu há outras pessoas além das mencionadas. Não se deve esquecer que o Espírito Santo também é uma pessoa que está no Céu. Quando Cristo O recebeu, após Seu batismo, "viu os  céus abertos" e o Espírito "desceu sobre Ele" (Mc 1:10).
Cristo prometeu que O enviaria da imediata presença do Pai, aos seres humanos (João 14:26). O Pai também está nos Céus (Mt 5:16, 45 e 48; 6:9) e Cristo mesmo veio do Céu (Jo 3:13 e  3 1; 6:38) e retornou ao Céu  após Sua ressurreição (Hb 9:24). Embora o Espírito Santo esteja no Céu, também "habita" em cada um de nós (Rm 8:9). Nosso corpo é o templo do Espírito Santo (1Co 6:19).

Há também alguns seres humanos no Céu: Moisés, Elias, Enoque e muitos santos que ressurgiram quando Jesus ressuscitou. "Ascenderam com Ele, como troféus de Sua vitória sobre a morte e o sepulcro." — DTN p. 754.

Segundo o relato bíblico, Moisés morreu na terra de Moabe, e Deus o sepultou defronte de Bete-Peor (Dt 34:5 e 6). Mas ele não ficou no sepulcro, pois o Filho de Deus o ressuscitou. Ao aproximar-Se Jesus do lugar do sepulcro de Moisés, a fim de devolver-lhe a vida, Satanás, com seus anjos maus, apressou-se a lutar pela posse do corpo de Moisés.

O Senhor não disputou com Seu  adversário. Apenas lhe disse: "O Senhor te repreenda" (Jd 9).  " Moisés saiu do  túmulo glorificado, e ascendeu com seu Libertador à cidade de Deus." PP, p. 505.

Moisés, portanto, está na cidade de Deus, que descerá do Céu, adereçada como uma esposa ataviada para seu marido (Ap 21:2).
Elias também se encontra no Céu. O segundo livro de Reis declara que Deus quis "elevar a Elias num redemoinho ao Céu" (2Rs 2:1). Um pouco mais adiante afirma: "Elias subiu ao Céu num redemoinho" (2:11).

"Elias, que fora trasladado ao Céu sem ver a morte, representava os que se hão de achar vivos na Terra por ocasião da segunda vinda de Cristo." DTN, p. 408.

Moisés e Elias apresentaram-se a Cristo no Monte da  Transfiguração para falar com Ele (Mt 17:3). Moisés representava os mortos que ressuscitarão quando Cristo vier, e Elias, os vivos que serão trasladados na segunda vinda de Cristo.

Mas o primeiro ser humano que entrou no Céu foi Enoque. Enoque foi trasladado ao Céu quando tinha 365 anos de idade (Gn 5:18-24; 1Cr 1:3; Hb 11:5), porque "andou com Deus" (Gn 5:22).

"Durante três séculos andara com Deus. Dia  após dia almejara uma união mais íntima; cada vez mais estreita se tornara a comunhão  até que Deus o tomou para Si. Estivera no limiar do mundo eterno, havendo apenas um passo entre ele e o país da bem-aventurança; e, agora, abriram-se os portais; o andar com Deus durante tanto tempo praticado em terra continuou, e ele passou pelas portas da santa cidade — o primeiro dentre os homens a entrar  ali." PR, p. 84.
Via IASD em foco

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA