sábado, 19 de maio de 2012

O que significa a palavra "Ebenézer"? Onde aparece na Bíblia?


A palavra hebraica "Ebenézer" literalmente significa "pedra de Ajuda" e aparece três vezes na Bíblia. Veja as referências abaixo: 


Ebenézer é o nome de uma aldeia de Efraim onde os filisteus derrotaram os israelitas. (Dicionário da Bíblia de Almeida): 


“Veio a palavra de Samuel a todo o Israel. Israel saiu à peleja contra os filisteus e se acampou junto a Ebenézer; e os filisteus se acamparam junto a Afeca.” (1 Samuel 4:1 RA). 
“Os filisteus tomaram a arca de Deus e a levaram de Ebenézer a Asdode.” (1 Samuel 5:1 RA). 


Mais tarde os israelitas venceram os filisteus e levantaram uma pedra, a qual chamaram de Ebenézer: 


“Tomou, então, Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e lhe chamou Ebenézer, e disse: Até aqui nos ajudou o SENHOR.” (1 Samuel 7:12 RA). 


Portanto, Ebenézer é também o nome dado a uma pedra memorial erigida por Samuel para marcar o local onde Deus ajudou Israel a derrotar os filisteus ao norte de Jerusalém. (Léxico de Português Hebraico STRONGS). 


É interessante o jogo de palavras e seu significado. 
Primeiramente, os filisteus derrotaram os Israelitas próximo à aldeia de EBENÉZER (Pedra de Ajuda). O Senhor não pode ser "pedra de ajuda" para o seu povo porque estavam agindo sem fé e de forma desobediente. 
Depois de algum tempo, após arrependimento sincero, Deus pode ser uma "pedra de ajuda" para o seu povo, dando-lhes a vitória sobre os inimigos Filisteus. Então Samuel declarou: "até aqui nos ajudou o Senhor". Ou seja, até aqui o Senhor foi nossa "pedra de ajuda". 


Atualmente, a expressão EBENÉZER é mais utilizada entre os cristãos com este último significado "até aqui nos ajudou o Senhor", mas o sentido literal é "pedra de ajuda". 


Espero ter respondido sua pergunta. 


Claudia do Nascimento Correia 
EQUIPE DE CONSELHEIROS BÍBLIAONLINE 

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA