segunda-feira, 28 de maio de 2012

O Que é Justificação Pela Fé?


Portanto, concluímos que somos declarados justos pela fé em Cristo e não pelas coisas boas que fazemos. E será que Deus salva desta maneira somente aos judeus? Não, Deus salva os gentios também do mesmo modo. Deus trata com igualdade a todos os que têm fé; todos mesmo, quer sejam judeus ou gentios são declarados justos se tiverem fé” (Romanos 3:28-30, BLH). 

Agora você chegou à resposta vital que o Cristianismo oferece a todos os que pecaram e não corresponderam às expectativas. Deus providenciou a nossa salvação. 

Ele veio ao mundo na pessoa de Jesus Cristo e sofreu por nós numa sangrenta e terrível cruz. Deus permitiu que Seu único Filho tomasse sobre Si o nosso pecado, de maneira que pudéssemos ser declarados “sem culpa”, portanto justificados.

Ser “justificado” diante de Deus significa que a justiça de Deus foi satisfeita pela morte de Seu Filho, Jesus Cristo, em nosso lugar. Cristo pagou a pena por nosso pecado, e também removeu a culpa que recaía sobre nosso pecado.

Isso significa: Ser declarado “sem culpa” e, portanto, “sem ter que pagar nada em troca”. Este último ponto – a culpa – é um fato importante que muitos cristãos não consideram devidamente (ou nunca entendem realmente).

Ilustrações do Processo

Pode-se ilustrar a Justificação mediante uma intimação de trânsito. Suponha que você tenha de acertar contas com o Departamento de Trânsito por excesso de velocidade. Mas você acaba não pagando a multa, pois verifica que ela foi paga por alguém – possivelmente o bom papaizinho ou um titio muito rico.

Ter sua multa paga por outra pessoa explica, em parte, a Justificação, mas Deus dá um passo mais adiante. Embora a pessoa com a intimação do trânsito tivesse a multa paga, isso não altera o fato de que ela é culpada. Mas assim que o pecador se volta para Deus, mediante Cristo, sua culpa é anulada juntamente com a pena!

Aos olhos de Deus, o cristão está completamente perdoado de todos os seus pecados cometidos no passado. “Deus nos declara agora sem culpa das ofensas que Lhe fizemos, se confiarmos em Jesus Cristo” (Romanos 3:24).

E não somente isso, Ele nos aceita, faz-nos membros da família, por assim dizer – um filho e herdeiro espiritual (João 1:12 e Romanos 8:16). O cristão pode não entender isso completamente, mas pode dizer: “Deus me considera tão justo, como se eu nunca houvera pecado”. 

Uma Palavrinha Fantástica
Como isso acontece e por quê? A próxima palavra-chave nos dá a pista. Somos justificados gratuitamente pela graça de Deus – Seu favor. Sua misericórdia e Seu amor imerecidos. Aqui também, como no caso da Justificação, você só pode tentar ilustrar o que é a graça... [Particularmente, eu, Elizeu C. Lira, tenho um medo danado de pessoas que tentam filosofar em cima do Evangelho; complicar aquilo que, por si mesmo, é simples e claro. Uma vez ouvi uma palestra na AES por um pastor aposentado sobre a graça; ele sentia-se um “oráculo divino” ou um “re-inventor” da roda. Só que até hoje, passados muitos anos, eu realmente não sei o que ele queria dizer ou sequer o que disse...]
O que é graça? É favor imerecido. É Sua, de Deus, “misericórdia e Seu amor imerecidos” estendidos a rebeldes e impenitentes pecadores. Graça é Deus aceitando, em Cristo [na Sua Pessoa, por Seu intermédio, pelos Seus méritos: Seus feitos ou obras de justiça] aquilo que, por si mesmo, é e sempre será inaceitável. Graça é Deus amando aquilo que, por si mesmo, é totalmente desamável. 

O Que Isso Implica?

Receber a graça, é como obter mais dois dias para concluir uma tarefa, embora você, tendo fugido à responsabilidade por seis semanas, tenha deixado esgotar-se o prazo.

Receber a graça, é como receber apenas uma advertência do guarda de trânsito em vez da respectiva multa elevada e da apreensão da sua carteira de motorista.

Receber a graça, é obter mais uma oportunidade, ainda que você não a mereça (você pode, até mesmo, não querê-la!). 

Ainda assim, nenhuma analogia terrena explica cabalmente a graça de Deus. O amor e a misericórdia de Deus, que não merecemos, estão disponíveis a todos os homens – inclusive àqueles que O odeiam.

Quando um homem está verdadeiramente arrependido do seu pecado e confia em Cristo como seu Salvador pessoal, Deus o perdoa gratuitamente e o aceita, não importa o que tenha feito antes. Só Deus pode oferecer tal graça! 

- Texto Extraído e Adaptado do livro “Como Ser Cristão Sem Ser Religioso”.

0 comentários:

Postar um comentário

▲ TOPO DA PÁGINA